Como contribuir

This page is a translated version of the page How to contribute and the translation is 100% complete.


O conteúdo de todos os projetos da Wikimedia é liberado sob licenças gratuitas. Escreva código para acessar, remixar e aumentar esse imenso conjunto de conhecimento gratuito. Siga o tutorial para começar com a API, disponível em todos as wikis do MediaWiki e outras APIs para conteúdo e Wikidata. Outras fontes de dados abertas, incluindo XML e SQL dumps, também estão disponíveis.
O nosso código é gratuito e aberto. Escolha um projeto, forneça uma correção e corrija uma funcionalidade!

Os projetos Wikimedia usam uma variedade de linguagens como PHP e JavaScript em MediaWiki e suas extensões, Lua (em Modelos), CSS/LESS (em skins etc.), Objective-C, Swing e Java (em Aplicativos móveis e Kiwix), Python (em Pywikibot), C++ (em Huggle), ou C# (em AWB). Crie bots para processar conteúdo e hospedar suas ferramentas no Toolforge. Hackear em aplicativos móveis ou em aplicativos de desktop. Ou ajude a Site Reliability Engineering a manter a configuração do servidor.

Saiba mais em New Developers/Introduction to the Wikimedia Technical Ecosystem .
Testando
Ajude a melhorar a qualidade de nossos projetos através de testes PHPUnit, teste de navegador automatizado via Selenium, e Integração Contínua. Reporte seu primeiro bug ou ajude com os relatórios de bug existentes.
Como um embaixador técnico, ajude outros colegas de Wikimedia com questões técnicas, noticie os Tech news para informar usuários sobre o que irá afetá-los, e se junte à lista de e-mail dos embaixadores para agir como elo entre os desenvolvedores e a sua wiki local.
Os usuários fluentes em inglês são encorajados a ajudar a melhorar a documentação do MediaWiki, outras páginas essenciais de ajuda e, na verdade, qualquer página desta wiki.
Se você é fluente em uma língua que não seja o inglês, você pode juntar-se a nós traduzindo este site e o software MediaWiki.
Ajude usuários e desenvolvedores procurando por respostas na central de suporte ou na comunicação da MediaWiki e em canais de mídia social.
Ajude os princípios de concessão da Wikimedia nos projetos que procuram a opinião dos usuários.
Encontre-se com outros membros da comunidade virtualmente ou em pessoa.
Instruções e orientações para as tecnologias MediaWiki e Wikimedia

Mais informações úteis

Comunicação

  • Há várias maneiras pelas quais você pode entrar em contato com a comunidade da Wikimedia.
  • Você pode também seguir e compartilhar as notícias da Wikimedia através das suas redes sociais
  • Você também pode se inscrever ao Tech News para receber informes semanais em sua página de discussão de usuário sobre mudanças recentes de software, sem jargão técnico.

Editando e discutindo na MediaWiki

Se você nunca usou o MediaWiki antes: