Como contribuir

This page is a translated version of the page How to contribute and the translation is 98% complete.


O conteúdo de todos os projetos Wikimedia é disponibilizado ao abrigo de licenças livres. Escreva código para aceder, combinar e aumentar esta reserva imensa de conhecimento livre. Siga o guia prático para aprender a usar a API, disponível em todas as wikis MediaWiki, e outras API para conteúdo ou dados WikiData. Também estão disponíveis outras fontes de dados abertas, incluindo cópias em formato XML e SQL. Escreva código para aceder, remisturar e aumentar este imenso conjunto de conhecimento gratuito. Siga o tutorial para começar com a API, disponível em todas as wikis do MediaWiki, e outras APIs para conteúdo e Wikidados. Também estão disponíveis outras fontes de dados abertas, incluindo dumps XML e SQL.
Todo o nosso código é gratuito e aberto. Escolha um projeto, forneça uma correção e complete uma tarefa!

Os projetos Wikimedia usam várias linguagens, como PHP e JavaScript no MediaWiki e nas suas extensões, Lua (em predefinições), CSS/LESS (nos temas, etc.), Objective-C, Swing e Java (nas aplicações móveis e Kiwix), Python (no Pywikibot), C++ (no Huggle), ou C# (em AWB). Crie robôs para processar o conteúdo e hospede suas ferramentas em Toolforge. Hackear em aplicativos móveis ou em aplicações de desktop. Ou ajude a Site Reliability Engineering a manter a configuração do servidor.

Learn more at New Developers/Introduction to the Wikimedia Technical Ecosystem .
Testando
Ajude a melhorar a qualidade de nossos projetos através de testes PHPUnit, teste de navegador automatizado via Selenium, e Integração Contínua. Reporte seu primeiro bug ou ajude com os relatórios de bug existentes.
Na função de embaixador técnico, ajude outros utilizadores da Wikimedia em questões técnicas, difunda as Novidades Técnicas para manter os utilizadores informados sobre o que poderá afetá-los e junte-se ao grupo dos embaixadores e à lista de distribuição para agir como elo de ligação entre os programadores e a sua wiki local.
Os utilizadores fluentes em inglês podem melhorar a documentação do MediaWiki, outras páginas de apoio essenciais e, de facto, qualquer página deste site da Web.
Se é fluente noutro idioma que não o português, participe traduzindo este site da Web e o software MediaWiki.
Ajude os utilizadores e os programadores a procurar por respostas na assistência técnica ou na comunicação do MediaWiki e nos canais das redes sociais.
Ajude a aplicar os princípios de desenho da Wikimedia nos projetos que procuram a opinião dos utilizadores.
Encontre-se com outros membros da comunidade virtualmente ou em pessoa.
Instruções e guias para as tecnologias de MediaWiki e Wikimedia

Mais informação útil

Comunicação

  • Há várias formas de entrar em contacto com a comunidade da Wikimedia.
  • Também pode seguir e partilhar notícias sobre a Wikimedia nas suas redes sociais.
  • Também pode subscrever as Notícias Técnicas para receber resumos semanais na sua página de discussão de utilizador sobre as mudanças recentes do software, sem jargão técnico.

Editar e debater a MediaWiki

Se você nunca usou o MediaWiki antes: