Project:Sobre

This page is a translated version of the page Project:About and the translation is 100% complete.
O logotipo do MediaWiki (desde 2021)

Esta wiki é para a documentação, discussão e desenvolvimento do software MediaWiki, o software utilizado pelos sites da Web, tais como a Wikipédia e outros projetos da Fundação Wikimedia sem fins lucrativos, bem como muitas outras wikis pelo mundo afora. A wiki está alojada em servidores gentilmente cedidos pela Fundação Wikimedia.

Todo o conteúdo textual da MediaWiki.org está licenciado sob esta licença da Creative Commons (CC BY-SA) e da Licença de Documentação Livre GNU (GFDL), exceto as páginas que afirmem explicitamente que o seu conteúdo está no domínio público. Consulte Projeto:Direitos de Autor para mais detalhes.

O que é a MediaWiki.org

A MediaWiki.org é para a documentação do software MediaWiki, e software que se integra no mesmo.

A MediaWiki.org tem um único propósito: o motor da wiki do MediaWiki e software associado, tais como extensões e temas. Esta possui documentação para algum software relacionado que é executado externamente, mas que se liga e está relacionado numa instalação do MediaWiki.

  • Manual:Conteúdos irá ser a porta de entrada da documentação de administração de sistemas do MediaWiki.
  • Ajuda:Conteúdos é a porta de entrada para ajuda genérica para utilizadores do MediaWiki (colocada no domínio público, para poder ser facilmente copiada para qualquer instalação do programa e editada conforme necessário, sem necessidade de atribuição da sua autoria).

Este site inclui descrições e tutoriais para o software MediaWiki. Se pretende criar um manual gratuito para outro software, visite o Wikilivros, um projecto associado que é apropriado para esse efeito.

A discussão sobre os projectos da Wikimedia em geral deverão ser conduzidos na Meta-Wiki.

Embora existam páginas em outros idiomas, o inglês é o idioma principal deste site. É necessária a colaboração de todos na sua tradução.

O que a MediaWiki.org não é

MediaWiki.org não é a Wikipédi
Você está atualmente num site da Web chamado MediaWiki.org. A menos que seja um programador de software ou alguém que instala o software de computador, provavelmente acabou aqui acidentalmente. A MediaWiki.org não é a enciclopédia livre Wikipédia. Por favor, leia este artigo se estiver confuso sobre os nomes. A Wikipédia é uma wiki suportada pelo programa informático documentado neste site. Se estiver interessado em contribuir para a enciclopédia livre, dirija-se diretamente aqui.
O MediaWiki não é a Wikimedia Wikitech
A MediaWiki.org não se destinada para a documentação técnica específica da Wikimedia. Por favor, leia este artigo se têm dúvidas acerca de nomes e âmbito. A Wikimedia é um grupo de wikis onde são executados alguns dos softwares documentados neste site. Por favor, consulte esta página wikitech:Main Page.
A MediaWiki.org não é um anfitrião gratuito ou um provedor de serviços de alojamento de sites da Web
Este site não se destina ao armazenamento de conteúdos privados, comerciais ou quaisquer outros que não estejam relacionados com o software MediaWiki. Este também não se destina a ser usado como uma wiki de testes, por exemplo, para testar formatos (para esse efeito, use apenas a página de testes ou visite a nossa wiki de testes) ou para criar conteúdos válidos XHTML para projetos externos.
Não deverá alojar o seu próprio site da Web, uma página principal, um blogue, ou uma wiki na MediaWiki.org. Se está interessado em usar a tecnologia da wiki para um projeto colaborativo sobre qualquer outro assunto, mesmo que seja só uma única página, existem vários sites da Web que fornecem serviços de alojamento de wikis, gratuitos ou pagos. Também pode instalar o software da wiki no seu servidor; consulte Wikilivros Ciência da Wiki para informação sobre com o fazer.
Evidentemente, os utilizadores podem ter as suas páginas pessoais, mas estas são usadas para a informação relevante ao seu trabalho na MediaWiki.org. Se pretende criar uma página da Web pessoal que não esteja relacionada com o MediaWiki, por favor, use um dos muitos fornecedores de alojamento de páginas da Web gratuito na Internet ou procure um blogue apropriado às suas necessidades. Publicidade, especialmente as hiperligações externas, poderão ser removidas da página de um utilizador quando este não tem qualquer participação relevante relacionada com o MediaWiki.
A MediaWiki.org não é um repositório de hiperligações (links), imagens ou ficheiros de multimédia
Este site não é nem um espelho nem um repositório de hiperligações, imagens ou arquivos de multimídia. Por favor, envie apenas arquivos que são úteis à MediaWiki.org e forneça a informação completa sobre a sua fonte e uma licença; todo o resto será apagado. Leia as instruções de envio com atenção e considere a possibilidade de enviar os arquivos de multimídia na Wikimedia Commons, onde estes poderão ser associados com todos os projetos da Wikimedia.
Todo os conteúdos adicionados à MediaWiki.org poderão ter que ser implacavelmente editados e redistribuídos conforme o necessário. Ao submeter qualquer conteúdo, está a concordar em publicá-los nos termos da licença Creative Commons Attribution/Share-Alike License (CC BY-SA) ou, se assim for explicitamente afirmado, no 'Domínio Público'.
A MediaWiki.org não é um veículo de publicidade
Este site não é um veículo de promoção comercial ou publicitária, de propaganda ou militância - excepto para o próprio MediaWiki e para os projectos Wikimedia associados.
A MediaWiki.org não é uma coleção indiscriminada de informação
Este site não é uma colecção indiscriminada de itens relacionados com cada projeto, utilizando o software MediaWiki. Os artigos que lida com outros problemas de software, ou problemas com wikis individuais, não são apropriadas para este site. Por favor, tente concentrar-se na tarefa de criação de conteúdos sobre o próprio software MediaWiki.
A MediaWiki.org não é um fórum ou uma sala de conversação
Não utilize (inapropriadamente) este site, especialmente as páginas do usuário e as páginas de discussão, como um fórum, fórum de discussão ou sala de conversação. Nós temos um canal IRC no $freenode para esse efeito: #mediawiki connect.
Consulte também os canais comunicações recomendados.

História da MediaWiki.org

A primeira edição da presente wiki neste site ocorreu em agosto de 2004. Todo o conteúdo ainda é e permanecerá, claro, trabalho em progresso. Para saber mais sobre a história do software, consulte a história do MediaWiki.

Contactos

Por favor, veja a página Comunicação .

Consulte também

  • Introdução — introdução de múltiplas páginas do MediaWiki com caixa de navegação