Editor Visual/Portal/Por quê

This page is a translated version of the page VisualEditor/Portal/Why and the translation is 100% complete.
Taxa de retenção de usuários novos versus ativos na Wikipédia em Inglês

Os números

O gráfico acima mostra a taxa de retenção de novos editores ao longo do tempo, e o número de pessoas que editaram ativamente. Como pode ver, não tem sido positivo. A Wikipédia está no meio de uma crise em relação ao número de editores. Estamos afastando muitos novos editores, e estamos perdendo o âmago de um projeto colaborativo: os contribuidores.

O que isto significa é que simplesmente não teremos as pessoas para fazer o trabalho que precisa ser feito. As tarefas acumulam-se, com menos pessoas para lidar com a montanha de tarefas nas páginas novas ou com a manutenção de biografias de pessoas vivas.

As promoções de artigos ao nível de Destacado e Bom estagnam como resultado de não haver pessoas suficientes não só para escrever os artigos, mas também rever e mantê-los. Todos têm uma história de uma área onde trabalham em que simplesmente não há pessoas suficientes para realizar o trabalho.

As razões

Temos um problema, e há muitas razões para tal. Algumas pessoas vão embora porque não querem contribuir construtivamente, o que não tem problema. Outros vão embora porque acham a comunidade muito hostil, ou porque não conseguem perceber onde podem encontrar ajuda.

Em último caso, muitas pessoas abandonam porque editar é muito complexo. Em 2001, quando a Wikipédia foi fundada, muitos dos grandes sites esperavam que os usuários escrevessem em vários tipos de código, e nós eramos um deles. Escrever com sintaxes de código era uma habilidade comum em pessoas que trabalhavam na internet, seja em BBCode, wikimarkup ou até mesmo HTML puro.

O problema é que estamos em 2013, e somos, se não o único grande site que ainda usa este tipo de sintaxe, definitivamente o único que usa sintaxe desta complexidade.

Deixando para trás sintaxes complexas

Em 2013, as pessoas não esperam ter que aprender sintaxe para escrever qualquer coisa num site. Elas ficam surpreendidas quando chegam aqui e a maioria não fica entusiasmada com a experiência. (Certificamo-nos disto após um teste que conduzimos antes do lançamento do EV.)

Muitos usuários novos não começam fazendo grandes alterações; eles começam tentando fazer pequenas edições e ainda precisam aprender a sintaxe wiki só para ler o painel de edição. Eles ficam intimidados e vão embora, como demonstram nossos testes.

A necessidade de um jeito melhor de editar é algo que a comunidade reconheceu diversas vezes desde 2004.Estamos construindo o editor visual em resposta a isso, porque as pessoas pediram por isso e, mais importante, porque as pessoas precisam disso.

O código wiki ainda intimida novos usuários, e o nível de intimidação só vai crescer conforme outros sites evoluem. Estamos desenvolvendo isso porque, se não o fizermos, este gráfico vai mostrar dados muito piores nos próximos cinco anos.

Não temos a expectativa de que todos usarão (a possibilidade de editar código-fonte ainda estará disponível) e não esperamos que todos estejam convencidos da necessidade. Mas estamos determinados a fazer um bom trabalho, e determinados a demonstrar o impacto que esse software pode ter.