Open main menu

Help:Extensão:Translate/Administração de tradução de páginas

This page is a translated version of the page Help:Extension:Translate/Page translation administration and the translation is 79% complete.
Outdated translations are marked like this.
Other languages:
Bahasa Indonesia • ‎Deutsch • ‎English • ‎Esperanto • ‎Kiswahili • ‎Lëtzebuergesch • ‎Zazaki • ‎català • ‎dansk • ‎español • ‎français • ‎italiano • ‎lietuvių • ‎polski • ‎português • ‎português do Brasil • ‎slovenčina • ‎svenska • ‎čeština • ‎беларуская (тарашкевіца)‎ • ‎македонски • ‎русский • ‎українська • ‎العربية • ‎فارسی • ‎मराठी • ‎हिन्दी • ‎বাংলা • ‎中文 • ‎日本語 • ‎한국어

O que. O recurso tradução de página permite a tradução controlada de páginas wiki para outras línguas. Isso significa que o conteúdo de cada tradução será, geralmente, igual a página de origem. Isto é o oposto de, por exemplo, a versão em idioma diferente de artigos em diferentes Wikipedias, que são totalmente independentes umas das outras. Supõe-se que apenas as páginas são traduzidas de uma língua principal para outros idiomas, mas os tradutores podem tirar proveito de traduções em outras línguas também, se elas existirem.

Por que. Sem qualquer ajuda, traduzir mais do que algumas páginas para outros idiomas torna-se uma perda de tempo na melhor das hipóteses, uma bagunça insustentável, na pior. Com o recurso de tradução de páginas você pode evitar a confusão e trazer estrutura para o processo de tradução. A ideia central é que o texto de origem seja segmentado em unidades menores, cada uma das quais vai ser traduzida individualmente. Quando o texto de origem é segmentado em unidades, todas as alterações podem ser isoladas e tradutores só precisam atualizar as traduções de unidades que tiveram alterações no texto-fonte. Isso também permite que tradutores trabalhem em unidades de tamanho gerenciável e compartilhem o trabalho entre vários tradutores ou continuem a tradução em sessões posteriores, porque não precisam fazer tudo de uma vez.

Quem. Esta página desenvolve o tutorial de tradução de páginas proporcionando uma análise mais profunda sobre a forma como o sistema funciona, e sugere que as melhores práticas para uma ampla variedade de casos. Esta página destina-se a administradores de tradução de páginas e, em geral para todos que editam o texto de origem de páginas traduzíveis, mesmo que eles não tenham o acesso aos recursos administrativos de aprovação de mudanças para a tradução.

To apply for extended rights as a translation administrator, go to Project:Requests.

Vida de uma página traduzível

Papéis. Várias pessoas estão envolvidas no processo de escrita e tradução de uma página wiki: o escritor cria uma página inicial, alguém corrige erros de ortografia, um administrador de página de tradução marca a página para a tradução, os tradutores traduzem, alguém faz alterações na página, um administrador de tradução marca essas alterações para tradução e tradutores atualizam as traduções. Esses papéis podem se sobrepor mais ou menos, mas a responsabilidade final de uma tradução livre de problemas é deixado para o administrador de tradução. O administrador decide quando a página está pronta para a tradução pela primeira vez, garante que a segmentação sirva a um propósito e aprova (ou corrige) as mudanças.

Preparação. Para ter algo traduzido você tem que escrever primeiro. Se você já fez a tradução sem a extensão Translate, veja abaixo a seção sobre migração de traduções. Se você quer um monte de tradução e rapidamente, é fundamental para o texto de origem estar em boa forma. Antes de marcar a página para tradução, peça a alguém para corrigi-la e se possível peça a um especialista em linguagem para tornar o texto mais claro e conciso. Vocabulário complicado e frases de difícil compreensão são um empecilho para muitas traduções voluntárias. Marcações demais podem causar problemas para os tradutores, mas como administrador de tradução, você pode evitar esses problemas, veja abaixo a seção sobre manipulação de marcação. Naturalmente as alterações feitas no texto fonte de tradução forçam a atualização de todas as traduções existentes, por isso é melhor esperar até que o conteúdo da página tenha se estabilizado. Por outro lado, as mudanças acontecem, e o sistema as processa da melhor maneira, então confira a seção sobre como lidar com as mudanças abaixo.

Marcação. Quando o texto está, de outra forma, pronto para a tradução, qualquer um pode marcar as partes traduzíveis envolvendo-as entre as tags <translate> e adicionando a barra <languages /> no topo da página. Esta última acrescenta uma lista de todas as traduções da página, com as porcentagens de sua conclusão e atualização. Não há nenhuma outra indicação de que as traduções existem. Veja abaixo como fazer esta marcação. O sistema irá detectar quando as tags são colocadas na página traduzível, e a página terá um link para marcá-la para tradução. Ele também irá notificar e evitar o salvamento se você, por exemplo, esqueceu de adicionar uma tag de fechamento. A página traduzida também será listada na página especial Special:PageTranslation como "pronto para marcar".

Marcação para tradução. Após a marcação, um administrador de tradução marca a página para tradução. A interface é explicada neste exemplo de tradução de página. A responsabilidade do administrador de tradução é certificar-se que a segmentação faz sentido e que a marcação foi correta. A página pode ser marcada de novo se ela foi alterada nesse meio tempo. Veja abaixo como fazer alterações que causam o mínimo de interrupções. A marcação da página começa um processo de fundo que usa a fila de tarefas do MediaWiki. Este processo passa por cada página de tradução e regenera-a: mudanças na predefinição de tradução de página será refletida e traduções desatualizadas será substituído temporariamente com o texto original. Pelo contrário, a interface de tradução é atualizada imediatamente.

Alterações. Os usuários podem continuar a fazer alterações no código fonte da página traduzível. As mudanças serão visíveis para usuários que estão visualizando a página no idioma de origem, mas traduções são feitas contra as unidades de tradução extraídas da última versão da página traduzível que foi marcada para tradução: as páginas de tradução são relatadas como 100% atualizadas, se todas as unidades de tradução foram traduzidas, mesmo que a página de origem tenha novas alterações. Você pode facilmente ver se há alterações não marcadas ao visualizar a página traduzida no idioma de origem: há um aviso na parte superior que diz que você pode traduzir esta página e também links para as alterações, se houver algum.

Invalidation. If changes are made to the translatable page source, the translation administrator will be given the option to "Do not invalidate translations" for each section. If a section is invalidated, then the translated languages will get a pink background color for those sections, and a clock icon will be shown to translators in the translation interface. If a section is not invalidated, then no changes will be visible to readers of the translated pages, and translators will have to examine the section within the translation interface in order to see the changes.

Idioma de origem. Há também uma página de tradução com o código de idioma do idioma de origem: ele não contém as tags extras e outras marcações relacionadas à tradução da página que são utilizadas no código fonte da página traduzível. Esta página não está ligada a partir da interface, mas é útil, por exemplo, quando você quer transcluir a página (normalmente para predefinições traduzíveis) ou exportá-la. For example, the page you're on is available without markups at Help:Extension:Translate/Page translation administration/en.

Changing the source language. The extension will normally assume that the translatable source page is in the wiki's default language. Administrators can change a specific page's language setting, using the Special:PageLanguage page, so that it can be used as a source page for translation. See Page content language for details.

Pedidos de tradução fechados. Algumas páginas traduzíveis têm um conteúdo que só é interessante por um determinado período de tempo. Por exemplo, os anúncios e atualizações de status regulares, como os Wikimedia destaques mensais. Você pode manter as páginas em torno de traduções, mas escondê-las a partir da interface de tradução. Isso não impede outras traduções para as páginas, mas reduz muito a chance de que um usuário inicie acidentalmente a tradução da página. O desencorajamento e sua reversão são feitas a partir da página especial Special:PageTranslation.

Priorizando idiomas. Você também pode definir uma lista de idiomas que você especificamente quer traduções incluídas; deixar a lista de idiomas vazia é interpretado como todos os idiomas permitidos. A página irá se comportar como uma página desencorajadora (ver parágrafo anterior) para os idiomas que não estão na lista de prioridades e, ao traduzir para eles, tradutores receberão um aviso prévio. Você também pode evitar a tradução em outros idiomas, dizer se as traduções são realmente utilizadas em outros lugares e você não será capaz de usá-las, mas em alguns idiomas.

Agrupamento. É possível agrupar páginas relacionadas. Esses grupos funcionam como todos os outros grupos de mensagens. Eles têm as suas próprias estatísticas e contêm todas as mensagens dos subgrupos: neste caso, páginas traduzíveis. Esta funcionalidade está atualmente na página especial Special:AggregateGroups. Grupos de mensagens agregados estão recolhidos por padrão em Special:LanguageStats no seletor de grupo de Special:Translate.

Movimentação. Você pode mover páginas traduzíveis como faria com qualquer outra página. Ao mover, você pode escolher se você deseja mover qualquer subpáginas não traduzíveis também. O movimento utiliza uma tarefa de fundo para mover as muitas páginas relacionadas. Enquanto o movimento está em andamento, não é possível traduzir a página. A conclusão é anotada no registro da página de tradução.

Exclusão. Como a movimentação, a exclusão é acessada a partir do local normal. Você pode excluir toda a página traduzível, ou apenas uma tradução da mesma. Para excluir uma tradução, vá para a página de tradução e, em seguida, acesse excluir. Como na movimentação, um processo em segundo plano vai apagar as páginas ao longo do tempo. A exclusão também vai apagar as páginas de unidades de tradução relacionadas. A conclusão é anotada no registro da página de tradução. A exclusão exige as permissões "delete" e "pagetranslation", mas as páginas de unidades de tradução indivíduais podem sempre ser apagadas com a opção padrão "delete".

Reversão. Da mesma forma, reverter edições incorretas funciona como de costume (inclusive o botão de reversão): você só tem que editar a unidade de tradução afetada e a página de tradução será atualizada. Para encontrar a edição para a unidade de tradução a partir da edição da página de tradução, basta clicar no link "contribs" para o editor e procurar por uma edição em um momento similar.

Proteção. É possível proteger a página traduzível. Páginas de tradução não podem ser protegidas, nem a proteção da página traduzível se estender a elas. Para evitar mais alterações em traduções, você deve adicionar o idioma de origem como apenas idioma prioritário e desabilitar as traduções para outros idiomas, consulte priorizando idiomas acima. Juntas, essas duas ações efetivamente previnem alterações, tanto a página de origem quanto as páginas de tradução com suas páginas de unidades de tradução. É possível proteger unidades de páginas de tradução individuais, embora não seja aconselhável.

Remoção de tradução. Também é possível desmarcar uma página para tradução. Primeiro você precisa remover todas as tags <translate> a partir da página. Então você pode usar a página especial Special:PageTranslation ou seguir o link no topo da página traduzível para removê-la da tradução. Isto irá remover qualquer estrutura relacionada com a página de tradução, mas deixa todas as páginas existentes no lugar, livremente editáveis. Esta ação não é recomendada.

Anatomia de uma página traduzível

A tradução de uma página traduzível irá produzir muitas páginas, que em conjunto compõem a página traduzível no sentido mais amplo: o título é determinado pelo título da Página traduzível:

  • Page (a página de origem)
  • Page/<código de idioma> (as páginas de tradução, além de uma cópia da página de origem, sem marcação)
  • Translations:Page/<translation unit identifier>/<código de idioma> (todas as páginas de unidades de tradução)

Além disso, há a predefinição da página de tradução e as fontes de unidades de tradução, extraídas da página de origem e armazenadas no banco de dados. O sistema mantém o controle de quais versões da página de origem contêm tags de tradução e de qual versão delas foi marcada para tradução.

Sempre que uma página de unidade de tradução é atualizada, o sistema também gerará a página de tradução correspondente. Isto resultará em duas edições. A edição da página de unidade de tradução está oculta por padrão nas mudanças recentes e pode ser mostrada ao escolher Mostrar traduções do filtro de tradução. Qualquer ação que não seja a edição (como a exclusão e a movimentação) das páginas de unidade de tradução não acionará a regeneração da página de tradução correspondente.

Se você precisa da cópia da página de origem, sem marcação, por exemplo, para ser colado em outra wiki sem a extensão Translate,

  • identifique o código do idioma de origem (para o inglês, en) e visite Page/<language code>;
  • clique no botão "Ver histórico" para chegar a um endereço como este e substitua action=history por action=raw na barra de endereços, pressione enter:

o texto será exibido ou salvo.

Segmentação

Princípios gerais:

  1. Todo o texto destinado à tradução deve ser colocado entre marcadores <translate>. Pode haver vários pares de marcadores em uma página.
  2. Tudo que estiver fora dessas tags não será alterado em qualquer página de tradução. Este texto estático, juntamente com os espaços reservados que marcam o lugar onde a tradução de cada unidade de tradução será substituída, é chamado de modelo de página de tradução.
  3. Muita marcação no texto tornará mais difícil o trabalho dos tradutores. Use uma colocação mais criteriosa das tags <translate> quando há muita marcação.
  4. O texto dentro das tags <translate> é dividida em unidades de tradução em que há uma ou mais linhas em branco entre elas (duas ou mais novas linhas).

Restrições. O recurso de página de tradução coloca algumas restrições sobre o texto. Não deve haver qualquer marcação que se estenda por mais de duas ou mais unidades de tradução. Em outras palavras, cada parágrafo deve ser auto-suficiente. Atualmente, isso não é aplicado no software, mas a violação invalidará a renderização da página, a gravidade, dependendo se o próprio MediaWiki é capaz de corrigir a saída HTML resultante ou não.

Ordem de análise. Cuidado, as tags <translate> funcionam de forma diferente de outras tags, porque elas não passam pelo analisador. Isso não deve causar problemas, geralmente, mas pode ocorrer, se você está tentando algo extravagante. Em mais detalhes, eles são analisados ​​antes de quaisquer outras tags ou como <pre> <source>, com a excepção de <nowiki> que é reconhecida pela extensão Translate em algumas circunstâncias (por exemplo, na renderização de uma página), mas não em outras (como na geração de listas em Special:PageTranslation de páginas que contêm <translate>). Se você quer ter a expressão literal "<translate>" no texto de origem, você deve fazer algo como "&lt;translate>".

Colocação de tags. Se possível, tente colocar as tags em suas próprias linhas, sem linhas vazias entre o conteúdo e as tags. Às vezes isso não é possível, por exemplo, se você quiser traduzir algum conteúdo cercado pela marcação, mas não a própria marcação. Isso é bom também, por exemplo:

{{Template|1=<translate>Some localised parameter</translate>}}

Para fazer este trabalho, a extensão tem um manuseio simples de espaços em branco: o espaço em branco é preservado, exceto se uma tag <(/)translate> de abertura ou fechamento é a única coisa em uma linha. Nesse caso, a nova linha após a tag de abertura ou antes da tag de fechamento é suprimida. Isso significa que elas não causam espaço extra na versão processada da página.

Variáveis. É possível usar variáveis semelhantes às variáveis de uma predefinição. A sintaxe para isso é <tvar|name>conteúdo</>. Para os tradutores, estas aparecerão apenas como $name, e em páginas de tradução serão automaticamente substituídas pelo valor definido na página traduzível (assim elas são "constantes" globais em todas as suas páginas de tradução). As variáveis podem ser utilizadas para ocultar o conteúdo intraduzível no meio de uma unidade de tradução. Ela também funciona para coisas como números que precisam ser atualizados com freqüência. Você pode atualizar o número em todas as traduções, alterando o número no código fonte da página traduzível e re-marcação da página. Você não precisa invalidar traduções, porque o número não é parte das páginas de unidades de tradução.

Comma-separated values. For content such as Graph data, that needs to be parsed by the software as comma-separated values, you should separate the translation units between each comma, so that the translating editors don't use localized commas which will confuse the software.

Exemplos de marcação

Abaixo estão listadas algumas alternativas e maneiras sugeridas de lidar com diferentes tipos de marcação wiki.

Categorias Categorias podem ser adicionadas de duas maneiras: no modelo da página de tradução ou em uma das unidades de tradução. Se você tem as categorias no modelo da página de tradução, todas as traduções acabarão na mesma categoria. Se você tiver as categorias em unidades de tradução, você deve mostrar aos usuários um esquema de nomenclatura. À direita, mostramos dois esquemas possíveis que são independentes dos meios técnicos para adotá-las.

Tradução pela adição do sufixo de idioma: Category:Cars/fi (recomendado)

[...]
</translate>

[[Category:MediaWiki{{#translation:}}]]
  • Category page name not translated (just like the page names).
  • Uma categoria para cada linguagem.
  • A tradução da página podia ser utilizada para a própria categoria: as categorias seriam ligadas entre si e os cabeçalhos seriam traduzidos (mas não o nome da categoria em links e afins).

Sem tradução: Category:Cars

  • Todas as traduções na mesma categoria (bom, se for em apenas alguns idiomas, e ruim se for em muitos).
  • Nome da categoria não traduzido (pode ser colocado como está no modelo de tradução).
Cabeçalhos Os cabeçalhos podem, em princípio, ser vinculados ao parágrafo seguinte, mas é melhor deixa-los separados. Desta forma, alguém pode traduzir rapidamente o índice antes de ir para o conteúdo. Ao codificar os cabeçalhos, é importante incluir a marcação de cabeçalho dentro das tags, ou o MediaWiki deixará de identificá-los corretamente, por exemplo, ao tentar editar uma seção específica da página de origem. A marcação também dá imediatamente aos tradutores um contexto: eles estão traduzindo um cabeçalho.

Errado:

== <translate>Culture</translate> ==

Errado:

<translate>== Culture ==</translate>

Segmentação sugerida:

<translate>
== Culture ==

Lorem ipsum dolor.
</translate>
Imagens Imagens que contenham conteúdo específico do idioma como texto deve incluir a sintaxe de imagem completa em uma unidade. Outras imagens só podem marcar a descrição com sugestão opcional na documentação de mensagens da página depois de terem sido marcadas.
<translate>
[[File:Europe.png|thumb|right|Map of Europe with capital cities]]
</translate>
[[File:Ball.png|50px|<translate>Ball icon</translate>]]
Ligações Os links podem ser incluídos no parágrafo em que eles estão inseridos. Isto permite alterar o rótulo do link, mas também alteram o destino do link para uma versão localizada, se houver.

Se a página de destino é (ou deveria ser) também traduzível, você deve ligar para ele, antecedendo Special:MyLanguage/ ao seu título. Apenas o rótulo do link terá de ser traduzido, porque este redireciona automaticamente os usuários para a página de tradução em seu próprio idioma da interface, como selecionado por exemplo através da página especial UniversalLanguageSelector. No entanto, para conseguir um comportamento constante a sintaxe deve ser utilizada para todas os links.

Como os cabeçalhos são traduzidos, você não pode contar com os IDs gerados automaticamente para cabeçalhos. Você pode adicionar suas próprias âncoras. Para tê-los fora do modelo de tradução, você precisa quebrar a página em vários pares de tags <translate> em torno de cada cabeçalho para o qual você queira ter uma âncora.

Links internos:

<translate>
Helsinki is capital of [[Finland (country)|Finland]].
</translate>

Links para páginas traduzíveis:

<translate>
It has marvelous beaches with a lot of [[Special:MyLanguage/Seagull|seagulls]].
</translate>

Links externos:

<translate>
PHP ([http://php.net website]) is a programming language.
</translate>

Links dentro de uma página:

<span id=culture></span>
<translate>
== Culture ==

Lorem ipsum dolor.

...

For more about food, see [[#culture|section about culture]].
</translate>
Listas As listas podem ficar muito grandes, então você pode querer dividi-las em várias partes com, por exemplo, cinco itens ou menos em cada um, como se segue. Faça isso apenas se os itens são suficientemente independentes para serem traduzidos separadamente em todos os idiomas, não crie "mensagens de lego": por exemplo, você deve evitar dividir uma única frase em várias unidades, ou para separar partes dependentes logicamente que podem afetar entre si (em relação à pontuação ou ao estilo da lista, por exemplo). Para dividir uma lista, use as tags <translate>. Não insira novas linhas ou isso vai quebrar a saída HTML.
<translate>
* General principles
* Headings
* Images
* Tables
* Categories
</translate>
<translate>
* Links
* Templates
</translate>
Números Com os números e outros elementos não linguísticos você pode querer remover o número da tradução e torná-lo uma variável. Isto traz vários benefícios:
  • Você pode atualizar o número sem invalidar traduções.
  • A memória de tradução pode funcionar melhor quando o número alterado é ignorado.
<translate>
Income this month <code><tvar|income>{{FORMATNUM:3567800}}</></code> EUR
</translate>

Observe que isso impede que os tradutores de localizarem o número, fazendo a conversão de moeda. A chamada do código FORMATNUM garante que o número seja formatado corretamente no idioma-alvo.

Predefinições As predefinições têm funções e objetivos diferentes, por isso a melhor solução depende do que a predefinição se destina. Se a predefinição não é uma parte do mais longo parágrafo, deve ser deixada de fora, a menos que ela tenha parâmetros que precisam ser traduzidos. Se a predefinição não tem conteúdo lingüístico em si, você não precisa fazer nada para a própria predefinição. Para um exemplo de predefinições traduzidas com a tradução de páginas, consulte Template:Extension-Translate. Para usar esta predefinição, você precisa ter um outra predefinição semelhante à {{Translatable navigation template}}, porque você não pode incluir mais a predefinição por {{TemplateName}}. Isso ainda não é fornecido pela própria extensão Translate, mas isso está nos planos.

Outra maneira é usar a tradução desestruturada de elementos para traduzir a predefinição, mas, em seguida, o idioma da predefinição seguirá o idioma da interface do usuário, e não o idioma da página que ele está vendo.

Mudando o texto fonte

Princípios gerais:

  • Evite mudanças
  • Faça as alterações tão isoladas quanto possível
  • Não adicione marcadores de unidades de tradução por conta

Marcadores de unidade. Quando a página é marcada para tradução, o sistema irá atualizar o código fonte da página traduzível e adicionará identificadores únicos para cada unidade de tradução. Veja o exemplo abaixo. Estes marcadores são cruciais para o sistema, que os utiliza para acompanhar as mudanças para cada unidade de tradução. Você nunca deve adicionar marcadores de unidade por conta própria. Os marcadores estão sempre na linha antes da unidade; ou, se inicia com um cabeçalho, após o primeiro cabeçalho na mesma linha. O posicionamento diferente para cabeçalhos é necessário para manter a edição de seção funcionando como esperado.

<translate>
== Birds == <!--T:1-->
Birds are animals which....

<!--T:2-->
Birds can fly and...
</translate>

Alterando o texto da unidade. Alterações são a operação mais comum para as unidades de tradução. Você pode corrigir erros de ortografia, gramática correta ou fazer outras alterações na unidade. Quando voltar a marcar a página para tradução, você vai ver a diferença no texto da unidade. A mesma diferença também é mostrada para tradutores quando eles atualizarem suas traduções. Para correções de ortografia simples e outros casos em que você não quer que as traduções existentes sejam removidas das páginas de tradução, você pode evitar invalida-las: os tradutores ainda verão a diferença mesmo se eles nunca atualizarem a tradução, por qualquer motivo.

Adicionando texto novo. Você pode adicionar livremente texto novo dentro das tags <translate>. Certifique-se de que há uma linha em branco entre as unidades adjacentes, de modo que o sistema irá vê-lo como uma nova unidade. Você também pode adicionar tags <translate> ao redor do novo texto, se ele não está dentro de tags existentes. Mais uma vez, não adicione marcadores de unidade manualmente, o sistema irá fazê-lo.

Excluindo texto. Você pode excluir unidades inteiras. Se você fizer isso, remova também o marcador de unidade.

Divisão de unidades. É possível dividir unidades existentes através da adição de uma linha vazia no meio de uma unidade, ou pela colocação de tags <translate>, de modo que separem a unidade. Você pode manter o marcador de unidade com a primeira unidade ou removê-lo por completo. No primeiro caso, os tradutores consultam o texto antigo ao atualizar a tradução antiga. Se você removeu o marcador de unidade, ambas as unidades se comportarão como se nenhuma tradução já existisse, depois que a página for remarcada para tradução.

Estado original Mantendo o marcador Removendo o marcador
<!--T:1-->
Cat purrs. Dog barks.
<!--T:1-->
Cat purrs.

<!--T:2--> (Adicionado após a remarcação)
Dog barks.
<!--T:2--> (Adicionado após a remarcação)
Cat purrs.

<!--T:3--> (Adicionado após a remarcação)
Dog barks.
Kissa kehrää. Koira haukkuu. Kissa kehrää. Koira haukkuu.

Dog barks.

Cat purrs.

Dog barks.

Mesclando unidades. Se você mesclar unidades, você tem que remover pelo menos um marcador de unidade.

Movimentando unidades. Você pode movimentar de unidades para qualquer posição sem invalidar traduções: basta mover o marcador de unidade juntamente com o resto da unidade.

Antes de marcar a nova versão da página para tradução, assegure-se que as melhores práticas sejam seguidas, especialmente que os tradutores obtenham uma nova unidade de tradução, se o conteúdo foi alterado. Também certifique-se de que não há mudanças desnecessárias para evitar o desperdício de tempo dos tradutores. Se a página de origem está recebendo muitas mudanças, pode valer a pena esperar que ela se estabilize, e mandar o trabalho para os tradutores só depois disso.

Unidades de tradução não utilizadas não são excluídas automaticamente, mas isso não deve causar problemas.

Migrando para a tradução de páginas

Se você tem traduzido páginas antes de utilizar o sistema de tradução da página, você pode querer migrar as páginas para o novo sistema, pelo menos as que você espera ter novas traduções e quer estatísticas. Você provavelmente vai ter predefinições existentes para a mudança de idioma e talvez diferentes convenções de nomenclatura de páginas.

Você pode iniciar a migração pela limpeza, etiquetagem e marcação da página fonte. Você pode manter as predefinições de mudança de idioma existentes, enquanto você migra as traduções antigas. Se as suas páginas seguem as convenções de nomenclatura de subpáginas de código de idioma, elas serão substituídas pelo texto de origem depois de marcar a página de origem para a tradução, mas você ainda será capaz de acessar traduções a partir do histórico.

Essa tarefa do manual foi parcialmente automatizada pela página especial Special:PageMigration, que mostra as unidades de origem e de destino, uma ao lado da outra e permite ao usuário ajustar as unidades, fornecendo um conjunto de características mencionadas no final desta página.

Como usar?

 
Imagem mostrando um exemplo do uso de Special:PageMigration para "Help:Páginas especiais" como nome da página e "fr" como código de linguagem.
  1. Vá para Special:PageMigration
  2. Digite o título da página e o código de idioma. Por exemplo, "Help:Special pages" e "pt-br"
  3. O texto original, que foi dividido em unidades pela extensão Translate e as traduções importadas serão mostrados um ao lado do outro com um certo alinhamento inicial.
  4. Use as ações disponíveis para cada unidade, para fazer manualmente o alinhamento restante
  5. Com as unidades traduzidas editáveis, faça as melhorias manuais exigidas (para ​​adicionar variáveis de tradução, corrigir links e marcações, etc)
  6. Clique no botão "Salvar". Esta ação criará páginas no namespace Translations do formulário Translations:Page/<identificador de unidade de tradução>/<código de idioma>. As traduções antigas foram importadas pela Translate.
  7. Caso contrário, se desejar abortar a importação, clique no botão 'Cancelar'.

Ações disponíveis

Cada linha que consiste em unidade de origem e de destino tem um conjunto de ícones de ações. Eles são usados ​​como segue:

  1. Adicionar: Ao clicar neste ícone, é adicionada uma nova unidade vazia abaixo da atual. Use esse recurso se você quer dividir a unidade atual e precisa de uma unidade abaixo.
  2. Trocar: Ao clicar neste ícone é trocado o conteúdo da unidade atual com a unidade abaixo dela. Você pode usar esse recurso quando as unidades se alinharem de forma inadequada devido a uma diferente ordenação das seções. Ou quando você precisa arrastar uma unidade abaixo ou acima. Em ambos os casos, lembre-se que ele troca com a unidade abaixo e não cria quaisquer unidades adicionais.
  3. Excluir: Ao clicar neste ícone é removido completamente a unidade alvo correspondente da página e muda as unidades alvo restantes em uma unidade para cima. Use-a para remover conteúdo indesejado, como código ou importados traduções que estão presentes completamente no idioma de origem.   Nota: esta ação é irreversível (na sessão atual).

Solução de problemas

  1. Se você marcar uma página para tradução e ir imediatamente para a página especial e tentar importar traduções, você pode receber uma mensagem de erro como "<page-name>/<language-code> não contém traduções antigas.". Isto porque o FuzzyBot não fundiu as mensagens da página antiga ainda: a ferramenta não vai encontrar uma edição do FuzzyBot na página de tradução. Neste caso, basta esperar que o FuzzyBot faça seu trabalho. Assim que uma edição é visualizada, você pode prosseguir com as importações.
  2. Por favor, aguarde algum tempo depois de apertar o botão "Salvar". Enquanto o preenchimento do botão estiver cinza, há um processo de importação de unidades não vazias em andamento. Uma vez que o botão estiver colorido novamente, a importação está concluída.

Dicas

  1. A migração será mais fácil se você primeiro (antes de marcar para tradução) verificar se as traduções existentes são semelhantes aos do texto original em Inglês, e editar manualmente a estrutura de páginas: quebrar parágrafos e listas, adicionar cabeçalhos em falta (mesmo se estiverem vazios).
  2. Será útil verificar o resultado na interface de tradução principal - algumas das unidades podem ser imediatamente marcadas como obsoletas por causa de erros de marcação ou se nem todas as variáveis ​​de tradução foram adicionadas.
  3. A tradução do título da página terá de ser adicionada manualmente. Se você não sabe muito bem o idioma da página importada, você pode tentar encontrar a tradução do título da página no ícone "links here" ou, algumas vezes, em redirecionamentos.
      Nota: Por favor, não traduza o namespace, mantenha-o sem tradução.