Crescimento/Comunidades/Como interagir com iniciantes

This page is a translated version of the page Growth/Communities/How to interact with newcomers and the translation is 90% complete.
Outdated translations are marked like this.

O seguinte guia foi criado para ajudar usuários de wikis da Wikimedia experientes a interagir com novos usuários, especialmente em centrais de ajuda ou página de Perguntas e Respostas. Também é relevante para interações entre usuários, como durante uma tutoria.

O documento reúne melhores práticas a partir de vários websites (wikis da Wikimedia, outros websites de Perguntas e Respostas...) e reflexões de usuários experientes da Wikimedia que interagem com iniciantes. Pode aprender mais sobre estas conclusões no Phabricator.

Guia

Como ter interações bem sucedidas

  • Seja sempre amigável, educado, e paciente mesmo que o iniciante se esqueça disso.
  • Comece a sua resposta com algo como "Olá e bem-vindo(a)!"
  • Certifique-se que percebeu a questão colocada. Não tente adivinhar qual é o problema. Pode ser necessário pedir esclarecimentos que o poderão ajudar a fornecer uma resposta mais exata. "O que estava a tentar fazer?" é uma pergunta excelente para fazer quando não se percebe uma questão.
  • Verifique qual o método de edição que o iniciante usou (wikitexto de 2010, editor móvel, wikitexto de 2017, etc.), e dê uma resposta aplicável a esse método. Pedir para usar um método que o utilizador não conhece pode ser complicado.
  • Conheça os seus limites: por vezes não sabe como responder, especialmente em áreas técnicas ou fora dos seus temas preferidos. Sinta-se à vontade de pedir ajuda a outros utilizadores mais experientes em certas áreas. Se a mensagem for colocada na sua página de discussão de usuário e precisar de tempo para escrever uma resposta, escreva uma mensagem curta a dizer que irá responder mais tarde.
  • Seja honesto: se o pedido não é realista ou possível de ser feito na sua wiki, ou de maneira geral fora do âmbito, diga isso mesmo e explique porquê. Por exemplo, pode não ser produtivo para o iniciante trabalhar num conteúdo que será apagado passados poucos dias. Contudo, explicar porque é que o conteúdo pode ser apagado pode ajudar o iniciante a evitar problemas futuros. Convide o iniciante a trabalhar noutra coisa.
  • Iniciantes podem estar zangados ou frustrados por uma série de razões. As suas queixas muito provavelmente não são contra si. Mantenha a calma e tente perceber a sua situação.
  • Se ficar claro que a discussão não vai a lado nenhum, feche-a educadamente.
  • Divirta-se! Não aborde a ajuda a iniciantes como um fardo. Se não tiver tempo para acompanhar um pedido ou não tiver disposição, então deixe outro usuário lidar com o pedido. You can pause mentorship anytime.
  • Vigie às páginas de discussão de outros tutores. Notifique outros tutores se planeia ficar offline, para que possam cuidar da sua página enquanto estiver longe das wikis.

Como criar boas respostas

Explique
Não aponte para a documentação primeiro, explique o processo. Uma resposta é melhor do que fazer uma ligação para uma resposta, mesmo que seja apenas uma frase seguida por uma ligação. Cite informações importantes de outras páginas vinculadas. Evita forçar as pessoas a ler muitas páginas longas.
Exemplo: "Para adicionar uma imagem, você precisa de a enviar para um site diferente chamado Wikimedia Commons. Em seguida, você poderá inseri-la em seu artigo. É um pouco confuso, então leia este link com atenção".
Explique os próximos passos
Deixe respostas que digam à pessoa o que fazer em seguida. Não responda apenas à pergunta específica.
Personalize
Não responda com frases gerais, faça perguntas esclarecedoras. Cada usuário pode ter seu próprio problema, diferente dos similares. Forneça exemplos. Each user may have their own problem, which is different from similar ones. Provide examples.
Mantenha as coisas simples
Evite jargões e siglas. Pode introduzi-las progressivamente, fazendo ligações a elas. Evite sobrecarregar o iniciante com informação não relacionada à pergunta.
Seja guia
Por exemplo, se alguém perguntar como adicionar uma imagem a um novo artigo, mas a ação que essa pessoa deve fazer primeiro é adicionar fontes, diga-lhes para adicionar fontes primeiro (e como). Além disso, prometa que explicará como adicionar uma imagem mais tarde.
Crie uma conversa
Faça uma pergunta ao iniciante para tentar envolvê-lo num diálogo.
Por exemplo, se eles perguntarem: "É possível escrever um novo artigo na Wikipedia?", pode responder: "Sim, pode criar um novo artigo. No entanto, esse é um dos tipos de edição mais difíceis na Wikipédia. Sobre o que deseja escrever? Talvez haja algumas tarefas mais fáceis que possa tentar relacionadas aos seus interesses, e então aprenderá as habilidades necessárias para escrever o artigo."

Ping
Certifique-se que o iniciante está ciente da resposta, por qualquer método. Por exemplo, nas páginas de discussão em wikitexto, mencione o usuário quando você responder.
At the moment, due to the technical implementation of talk pages, newcomers do not see when somebody answered their question. You also can switch on failed and successful mention notifications to check if you mention has been correctly sent.
Explique como responder
Muitos iniciantes não entendem como usar as páginas de discussão. Por isso, pode incluir algo como: 'Para responder à minha mensagem, clique em "editar código-fonte" e escreva a sua mensagem abaixo da minha. Depois publique a página.' Ainda não precisam entender identação ou assinaturas. Pode ensinar isso na sua próxima resposta, talvez usando uma predefinição.
Acompanhamento
Se possível, acompanhe a solicitação consultando-a mais tarde: o iniciante pode perguntar sobre outra coisa ou precisar de mais esclarecimentos. Iniciantes podem responder de maneira inesperada: podem não entender como responder, como assinar ou como fazer ping a um usuário.
Ao explicar algo, pergunte ao iniciante se a sua resposta os ajudou. O iniciante sentir-se-á mais bem-vindo e você receberá algumas informações para melhorar a sua experiência. Se a conversa terminar, lembre ao iniciante que você ainda está disponível, se necessário.
Escreva a sua resposta
Diga olá!
Se possível, responda em um prazo razoável. Os iniciantes podem não fazer login com frequência ou não ter as notificações por email ativadas. Podem não estar acostumados a uma comunidade como a Wikimedia, onde as discussões às vezes podem envolver usuários de vários fusos horários. Ocasionalmente, volte ao fórum para quaisquer perguntas que não foram respondidas por 24 horas.
Preste atenção ao modo como responde; verifique a sua ortografia.

Explico, ou faço a mudança eu mesmo?

Um dos objetivos é ajudar os iniciantes que tem dificuldade com a interface ou marcação. Às vezes, pode ser mais fácil fazer edições muito complicadas, em vez de explicar como fazê-la. Esse é o caso de processos com várias etapas e sintaxe wiki complexa. Seja honesto e diga ao recém-chegado que é uma edição complicada "mesmo para um usuário experiente". Mas explique as etapas pelas quais você passou para que possam aprender e reproduzi-las posteriormente.

Faça sua escolha com base na sua própria experiência e em discussões com outros ajudantes. Mas muitas vezes é mais gratificante para um iniciante entender o que fazer e aplicá-lo, em vez de fazê-lo por eles. O ensino é menos eficiente a curto prazo, mas aumenta a retenção de editores a longo prazo.

Conte com outros membros da comunidade

A operação de um fórum de ajuda dedicado é um projeto coletivo. Depende de uma ampla gama de ajudantes. Todos têm pontos fortes e fracos, além de uma quantidade finita de tempo e energia disponível.

Coordene com outros ajudantes para compartilhar sua experiência e melhores práticas. Esteja aberto a conselhos de outros ajudantes quando eles o oferecerem.

Cuide das outras pessoas que responderem a você. Agradeça e guie as pessoas que tentam ajudar. Agradeça às pessoas que ajudam muito.

Não se esqueça de manter a comunidade informada dos seus esforços; ajudará a recrutar novos ajudantes.

Exemplos

Aqui estão alguns exemplos hipotéticos baseados em respostas comuns encontradas em várias Wikipédias.

Como posso adicionar uma imagem que tenho no meu computador a um artigo?

 N Evite
Veja na página de ajuda onde você será guiado.
  Prefira
Olá! Qualquer pessoa pode reutilizar a Wikipédia. Nós respeitamos as leis de direitos de autor, portanto nem todas as imagens são aceites na Wikipédia. Depende do tópico e também de quem criou essa imagem. Qual é o artigo que você deseja ilustrar? É o autor da imagem que deseja usar? Caso contrário, outra pessoa tem os direitos de autor dessa imagem?

Meu artigo foi excluído e isso é escandaloso!

 N Evite
A culpa é sua: você devia ter lido as páginas de ajuda primeiro. Agora já sabe que não pode fazer tudo o que deseja na Wikipédia, principalmente tentar promover o tópico que escolheu.
  Prefira
Olá e desculpe pela má experiência que teve. Com base nas informações disponíveis, parece que o seu artigo não incluiu nenhuma fonte. Os artigos da Wikipédia são baseados em fontes publicadas, para que os leitores possam verificar as informações. Esse é o problema mais importante no seu artigo. Pesquisei fontes publicadas sobre o seu tópico, mas não encontrei nenhuma. Tem fontes que possam ser usadas? Se não houver tais fontes disponíveis, pode ser que seja muito cedo para a Wikipédia ter um artigo sobre esse assunto.