Wikimedia Research/Design Research/Research Participant Program/pt

Outros idiomas: Bahasa Indonesia • ‎Deutsch • ‎‎English • ‎Türkçe • ‎español • ‎français • português • Kiswahili • ‎русский • ‎українська • ‎العربية • ‎فارسی • ‎हिन्दी • ‎বাংলা • ‎‎தமிழ்ไทย • ‎中文 • ‎日本語 • ‎

Participando da pesquisa para a Wikimedia Foundation edit

Na Wikimedia Foundation, estamos comprometidos em tornar a Wikipedia e os outros projetos da Wikimedia tão útil e acessível quanto possível, para o máximo possível de pessoas. A pesquisa detalhada e séria sobre as necessidades e experiências de nossos atuais e futuros usuários nos ajuda a garantir que o design do produto atinja seu objetivo. É por isso que nós contamos com perspectivas diversas em nossa pesquisa. Nós percebemos que há barreiras quanto à participação na nossa pesquisa para alguns, e nós valorizamos o tempo, esforço e descobertas que essas pessoas dão para o nosso processo de pesquisa. Respeitando as melhores práticas para pesquisa, para diminuir as barreiras referentes à participação e à recompensa pelo tempo e quantidade de dados de internet usados, estamos comprometidos a oferecer uma gratificação para nossos participantes.

Qualificação para a pesquisa incentivada edit

Os participantes da pesquisa são recrutados diretamente da nossa base de usuários e comunidades da Wikimedia. Geralmente, procuramos usuários que possuam características específicas, como atividade do usuário, tipo de usuário, línguas nativas, papel em um projeto da Wiki, associação com a comunidade, dispositivos usados para leitura ou edição, etc. Há uma série de canais que usamos para encontrar participantes para as pesquisas que devem corresponder aos critérios para o estudo. Para encontrar os tipos certos de participantes, podemos pedir representante de uma comunidade, entrar em contato com editores em suas páginas de discussão ou postar uma mensagem de recrutamento na Esplanada ou em alguma página semelhante. Frequentemente, pedimos aos usuários interessados que enviem uma pesquisa de triagem para garantir que o usuário é uma boa opção para o estudo de pesquisa em questão. Também enviaremos uma declaração de privacidade que explica como a Wikimedia Foundation planeja usar e armazenar as informações pessoais que os participantes fornecem na pesquisa de triagem e durante a sessão de pesquisa. Nosso time irá entrar em contato com os usuários escolhidos, fornecendo informação sobre a participação no estudo, incluindo informações sobre a gratificação oferecida pela participação. Para aqueles selecionados para participar, também enviaremos um formulário de consentimento para que eles assinem, explicando as atividades de pesquisa e concedendo à WMF uso limitado dos dados e descobertas obtidos na sessão. Após o término das atividades de pesquisa, nossa equipe de pesquisa distribuirá as gratificações ao participante.

Nossa equipe contrata frequentemente parceiros de pesquisa locais para a população de interesse. Esses parceiros de pesquisa "terceirizados" podem estar envolvidos em qualquer etapa da pesquisa descrita acima. Todos eles assinaram um acordo de não-divulgação, o que significa que estão proibidos de compartilhar informações ou dados fora do projeto aos quais foram contratados. Os parceiros de pesquisa podem contatar os participantes, conduzir as sessões de pesquisa, e também podem oferecer as gratificações.

Atividades não-incentivadas edit

As gratificações ou compensações só são oferecidas quando explicitamente declarado pela equipe de pesquisa durante o período de recrutamento. As atividades disponíveis com gratificações começam somente após qualquer pesquisa de triagem relevante e após a conclusão das atividades de convocação. Nós não oferecemos gratificações ou compensações por quaisquer outras conversas ou atividades que não estejam descritas acima. Alguns exemplos de atividades que não são compensadas são trocas de e-mail ou páginas de discussões, pesquisas (a menos que as gratificações sejam oferecidas explicitamente), comentários ou feedback sobre recursos ou programas fora de uma sessão de pesquisa, pesquisas de triagem etc.

Alocação das gratificações edit

Nossa equipe de pesquisa trabalhará com os participantes para determinar a distribuição da gratificação antes do início das atividades de pesquisa. Aceitar a gratificação é algo opcional, e os participantes também têm a opção de doar sua gratuidade para uma seção da Wikimedia ou uma organização sem fins lucrativos, se eles preferirem.

Os valores das gratificações são determinados para cada projeto pela equipe de pesquisa com base nos requisitos da pesquisa. Para alguns projetos, oferecemos um índice baixo, independentemente da localização do participante. Para outros projetos, oferecemos um índice com base na localização. Começamos com um índice de custo de vida básico com base na localização dos participantes. Ajustamos esse índice de acordo com a duração da sessão de pesquisa, quaisquer habilidades requisitadas, e a quantidade de dados de internet usados durante a sessão. Sempre que possível, consultamos parceiros na região onde os participantes possam estar para ajudar a nos informar sobre os padrões locais.

No momento, nós só podemos emitir gratificações através dos seguintes serviços: Ethn.io, Tremendous.com, e Paypal.com. Os Termos de Serviço dessas empresas estão publicados em seus respectivos sites na web, e a aceitação da gratificação significa que o participante está de acordo com todos os termos. Devido à cobertura limitada desses serviços, não podemos oferecer gratificações para aqueles localizados fora das regiões cobertas, embora estejamos trabalhando ativamente para aumentar a cobertura. Às vezes o Paypal pode ser o único serviço operando em alguns países. Nesse caso, o participante receberá os pagamentos através do Paypal, o que requer uma conta Paypal.

Participe edit

Se você gostaria de fazer do nosso grupo de participantes da pesquisa, por favor, cadastre-se aqui. Pode ser que você seja contatado periodicamente com oportunidades para fazer parte de nossos projetos de pesquisa. Por favor, leia o nosso aviso de privacidade. Você pode deixar o grupo de participantes a qualquer momento nos enviando este formulário.

Contato edit

Se você tiver alguma pergunta sobre o nosso programa de incentivo à pesquisa, por favor, entre em contato através do e-mail desresadmin@wikimedia.org.