Help:Páginas de discussão

This page is a translated version of the page Help:Talk pages and the translation is 65% complete.
Outdated translations are marked like this.
PD Nota: Ao editar esta página, você concorda em publicar a sua contribuição no âmbito da licença CC0. Veja as páginas de ajuda do domínio público para mais informações. PD

Toda página wiki tem uma página de discussão associada, que pode ser usada para que você possa se comunicar com outros usuários. Você pode acessar as páginas de discussão clicando na aba "discussão" no topo da página. Edite a página normalmente e adicione seu comentário. Na verdade, uma página de discussão é muito semelhante a qualquer outra página wiki, mas está no espaço nominal "Talk" para a mantê-la separada das páginas no namespace "(Principal)" (consulte Help:Espaços nominais ). Tal como qualquer página wiki, você pode editá-la, criar links para ela e ver o histórico de edições.

For new beginners, talk pages may be confusing. Fortunately, some extensions are used to enhance talk pages. The DiscussionTools extension can make it easier to create and reply talk pages, and automatically sign your comments. StructuredDiscussions is another extension, which uses structured talk pages instead of ordinary talk pages.

Convenções da edição nas páginas de discussão

Default configuration for Wikimedia wikis

 
Screenshot of the default talk pages experience

Wikimedia wikis use discussion tools as a default feature for talk pages. This tool allows users to start topic and respond to comments in both visual and wikitext editing modes.

Add a new topic by clicking on "⧼vector-2022-action-addsection⧽". If the talk page is empty, a "Iniciar uma discussão" button invites you to create a topic.

Reply to a comment by clicking on "Responder" after the comment.

When adding a new topic, or responding to a given message, you can switch between "visual" and "wikitext" modes.

This tool automatically signs your messages.

You can also edit the wikitext of the page, as described below.

When using wikitext on talk pages

Comunicar-se numa página wiki em formato livre parecerá estranho de início. Ajudará se todos seguirem algumas convenções de edição simples:

  • Sempre assine seus comentários. Use quatro tis "~~~~" na sintaxe wiki (ou o botão da assinatura  , na barra de ferramentas acima da caixa de edição). Para mais informações, consulte Help:Assinaturas .
  • Inicie um novo tópico com um ==cabeçalho nível 2== no final da página (ou use o separador "+").
  • Indente as respostas com dois pontos (:) no início da linha.

Exemplo

Aqui está um exemplo de diálogo, que segue as convenções das páginas de discussão:

Texto wiki Página de discussão renderizada
== <code><nowiki>== Sopa == </nowiki></code><br /> ==

<code><nowiki>Como está a sopa? --[[User:Example|Bob]] 18:07, 26 August 1991 (UTC)</nowiki></code><br />

<code><nowiki>: Está otima!! --[[User:Example|Simon]] 11:21, 28 August 1991 (UTC)</nowiki></code><br />

<code><nowiki>:: Eu mesmo fiz! -- [[User:Example|Bob]] 14:11, 3 September 1991 (UTC)</nowiki></code><br />

<code><nowiki>Eu acho que a discussão da sopa deve ser movida para [[Talk:Soup]].. -- [[User:Example|Lisa]] 21:55, 3 September 1991 (UTC)</nowiki></code><br />
Sopa[edit]

Como está a sopa? --Bob 18:07, 26 August 1991 (UTC)[reply]

Está ótima!! --Simon 11:21, 28 August 1991 (UTC)[reply]
Eu mesmo fiz! -- Bob 14:11, 3 September 1991 (UTC)[reply]

Eu acho que a discussão da sopa deve ser movida para Talk:Soup.. -- Lisa 21:55, 3 September 1991 (UTC)[reply]


Convenções alternativas

Estamos cientes de que esta convenção mais difundida é problemática por muitos motivos:

  • Ele gera uma estrutura HTML inválida pela apropriação da sintaxe da lista de definições;
  • É frágil contra inserções de tabela;
  • Não há parágrafos reais.

Sabe-se que algumas wikis usam * para o problema 1. Siga as regras locais.

Para evitar quebrar a formatação complexa, copie o que o comentário ao qual você está respondendo usa para indentar e adicione : ou * ao final.

Editando discussões

Ter conversas em uma página wiki de formato livre pode parecer estranho inicialmente. Tem algumas vantagens em relação ao formato rígido convencional de um fórum, mas pode ficar um pouco bagunçado. Tal como em outras páginas wiki, qualquer pessoa pode ajudar estruturando os diálogos de forma a respeitarem as convenções, por exemplo, adicionando assinaturas e cabeçalhos onde necessário.

Existe claramente a oportunidade de editar os comentários de outras pessoas. Geralmente é considerada má educação modificar a redação de outras pessoas (é melhor simplesmente adicionar seus próprios comentários, com suas correções). Mas pode ser aceitável:

Alterar os cabeçalhos das discussões
Alterar a redação ou adicionar palavras ao cabeçalho, para melhor descrever o tópico em discussão. Note que bons cabeçalhos descritivos tornam-se importantes quando muitas discussões começam a encher a página.
Mover tópicos para uma página diferente
Se uma discussão for colocada no lugar errado da wiki, e seria melhor associada a uma página de discussão diferente, então você pode simplesmente mover a discussão cortando-e-colando. Isto pode tornar-se confuso para as pessoas que estão postando, mas pode ser importante para manter as coisas organizadas. Você pode deixar a discussão no lugar errado por alguns dias/semanas antes de organizá-la. Pode deixar lá um link, explicando que uma discussão foi movida, ou, fazer um link para o resumo das edições.
If discussions are put in the wrong place on the wiki, and are better associated with different talk pages, then you could just move the discussion by cut & paste.

This is potentially confusing, for the people posting, but it can be important for keeping things tidy. You could leave the discussion in the wrong place for a few days/weeks of grace before tidying it. You could leave a link behind explaining that a discussion was moved, or if not, you should link within the edit summary.

Eliminar tópicos de discussão quando se tornarem desatualizados
Muitas vezes os comentários podem ser deixados em páginas de discussão muito tempo depois do assunto ter perdido sua relevância. Geralmente é uma boa ideia comentar dizendo "acho que isto está resolvido", mas, mais cedo ou mais tarde chegará o momento de eliminar as antigas discussões (elas serão, é claro, preservadas do histórico de edição)
Dividir um tópico de discussão em vários
Pode ser apropriado fazer isso se alguém levantar diversos pontos que necessitam ser respondidos separadamente. No entanto, você deve sempre respeitar as palavras dos outros. A mensagem deles continuará a ter sentido se você dividi-la?

Construção de artigos - Discussão de artigos

Normalmente, é melhor manter o foco na tarefa de construir um artigo da wiki e usar as páginas de discussão apenas para apoiar esse processo. O tópico da conversa geralmente deve girar em torno do que precisa ser feito para tornar o artigo associado melhor. Lembre-se de que editar o próprio artigo costuma ser um meio mais eficaz de comunicação. Pode ser mais difícil, exigindo que você equilibre suas opiniões com as dos outros, mas também pode ser mais recompensador. É assim que a comunidade de editores da wiki fará progresso. Frequentemente, será mais natural se envolver em um debate acalorado em uma página de discussão (ou mesmo em qualquer outro canal de contato), mas, na verdade, o próprio artigo da wiki pode oferecer um meio poderoso de alcançar um meio-termo. Pense em como retratar os dois lados do argumento (por exemplo, listando vantagens e desvantagens) e você verá que o debate se evaporou.

Páginas de discussão dos usuários

Uma "página User talk" é uma página de discussão associada à "página User" de um usuário (consulte Help:Página de usuário ). É aqui que você deve deixar mensagens destinadas a um usuário wiki em particular.

Estas páginas podem funcionar como um tipo de sistema de mensagens. Os usuários recebem a seguinte notificação quando novas mensagens foram deixadas em suas páginas de discussão:

Esta notificação permanecerá visível em todas as páginas visitadas pelo usuário até que ele visite a sua página de discussão.

Eles podem ser notificados por e-mail também, embora nem sempre possa-se confiar nisso (já que a funcionalidade de notificação por e-mail deve ser ativada fornecendo-se um endereço de e-mail válido e clicando no link de confirmação). Se você não receber uma resposta à sua mensagem na página de discussão do usuário, tente procurar outros detalhes de contato que ele possa ter deixado em sua página de usuário.

Note que as mensagens não são privadas, e outros podem juntar-se à discussão.