Help:Redirecionamentos

This page is a translated version of the page Help:Redirects and the translation is 76% complete.
PD Nota: Ao editar esta página, você concorda em publicar a sua contribuição no âmbito da licença CC0. Veja as páginas de ajuda do domínio público para mais informações. PD

Redirecionamentos são usados ​​para encaminhar os usuários a partir do nome de uma página para outra. Eles podem ser úteis se um determinado artigo é referido por vários nomes, ou tem pontuação alternativa, de capitalização ou de ortografia.

Tipos de redirecionamentos

Existem dois tipos de redirecionamento:

  • Redirecionamento de disco rígido: os leitores navegados para a página de redirecionamento são levados diretamente para a página de destino (geralmente outras páginas do mesmo wiki). Apenas o redirecionamento físico é descrito neste artigo atual.
  • Redirecionamento suave: os leitores são deixados na página de redirecionamento, mas têm a opção de clicar no link para a página de destino. Normalmente, isso é feito por meio de uma predefinição; veja o artigo correspondente em Meta.
Em wikis com $wgDisableHardRedirects habilitado (como a maioria dos projetos públicos da Wikimedia), não é possível criar um redirecionamento físico para páginas especiais (por exemplo, Special:MyLanguage) ou páginas localizadas em outro wiki; eles serão automaticamente "suavizados".

Appearance

For hard redirects, you immediately get the target page. However, it shows a small notice after the top title to indicate you arrived here indirectly.

Help:Redirects
De MediaWiki
(Redirecionado de Help:Redirect)

Criando um redirecionamento

When a page is moved, a redirect from the old to the new pagename is automatically created.

Usários com o privilégio "suppressredirect" podem mover uma página, sem a criação de um redirecionamento. Por padrão, esse direito é atribuído a sysops e bots.

Você pode começar uma nova página com o nome que você deseja direcionar (consulte Help:Iniciando uma nova página ). Você também pode usar uma página existente que você está tornando inativa como uma página, vá até a página e usando a aba "editar" no topo. Em ambos os casos, você estará inserindo o código a seguir na primeira posição do texto da janela de edição da página:

#REDIRECT [[nome da página]]

onde nome da página é o nome da página de destino. A palavra "redirect" não diferencia maiúsculas de minúsculas, mas não deve haver espaço antes do símbolo "#". Qualquer texto antes do código irá desativar o código e impedir um redirecionamento. Qualquer texto ou código de conteúdo regular após o código de redirecionamento será ignorado (e deve ser excluído de uma página já existente). No entanto, para colocar ou manter o nome da página atual listado em uma categoria, a marca habitual para essa categoria é introduzido ou mantido em uma linha após a entrada do código de redirecionamento.

Os redirecionamentos podem ser nomes de página simples ou especificados usando um espaço nominal. Eles podem ser sufixados com um nome de seção se você tiver a âncora correspondente definida na página de destino.[1]

Exemplos de redirecionamentos operacionais válidos:

  • #REDIRECT[[Help:Magic_words#Page_names]]
  • #redirect [[Help:Magic_words#URL_encoded_page_names]]
  • #Redirect [[Manual:$wgConf]]
  • #REDIRECT [[MediaWiki/fr]] a página traduzida é imposta

Você deve visualizar (usando o botão abaixo da janela Editar, ou use Alt+P) para verificar se você digitou o nome correto da página de destino.

Quando o redirecionamento é válido (e operacional), você verá no texto visualizado o nome do alvo que você forneceu, seguindo um ícone de 'próxima linha' (imagem) por exemplo como segue:

 Help:Magic words#URL encoded page names

Isso é o que você deve obter.

Quando o "redirecionamento não é válido", a texto pré-visualizado parece um item de lista numerada com a página de destino em azul: (este também será o conteúdo da página de redirecionamento se guardar como está):

1. REDIRECT  nome da página

Se o nome da página que você digitou não é uma página válida, ele irá mostrar em vermelho. Até que haja uma página de destino válido, você não deve fazer o redirecionamento.

Limitations

A redirect target cannot depend on a variable, template, or parser function. If that is the case, the browser will not be automatically redirected on visiting the page.

Exemplo de redirecionamento não permitido (não operacional):

Redirecionamento de página JavaScript

Para evitar que a funcionalidade JavaScript seja interrompida, todas as páginas JavaScript têm uma sintaxe de redirecionamento diferente das páginas normais. Essa sintaxe permite a execução adequada da página pelo mecanismo JavaScript do navegador, além de ser reconhecida pelo MediaWiki como um redirecionamento. Para criar uma página JavaScript de redirecionamento, o formato que deve ser usado é o seguinte:

/* #REDIRECT */mw.loader.load( "{{fullurl:Target.js|action=raw&ctype=text/javascript}}" );

Onde Target.js é o nome da página de destino.

Visualizando um redirecionamento

Depois de fazer um redirecionamento para uma página, você não pode mais chegar a essa página usando seu nome ou por qualquer link usando esse nome. No entanto, perto do topo da página de destino, um aviso de que você foi encaminhado aparece, com o nome da página de origem como um link ativo para ele. Clique nele para voltar para a página redirecionada, mostrando o grande símbolo de seta dobrada e o destino para o redirecionamento. This adds &redirect=no URL parameter.

Help:Redirection
De MediaWiki
Página de redirecionamento

  Help:Redirect

Ao fazer isso, você pode fazer todas as coisas que qualquer página wiki permitir. Você pode ir para a página de discussão associada para discutir o redirecionamento. Você pode visualizar o histórico da página, incluindo um registro do redirecionamento. Você pode editar a página, se o redirecionamento estiver errado, e você pode reverter para uma versão mais antiga para remover o redirecionamento.

Eliminando um redirecionamento

Geralmente não há necessidade de excluir redirecionamentos. Eles não ocupam uma quantidade significativa de espaço de dados. Se um nome de página é vagamente significativo, não há mal nenhum, e alguns benefícios, em tê-lo como um redirecionamento para a página mais relevante ou atual.

If want to move a page over a redirect that has only one edit in its history and targeted to the old page name, there is no need to delete the redirect: it is overwritten. If the redirect has more than one history entry, or the redirect target is somewhere else, then it can only be deleted-and-moved by an administrator.

Se você necessita mesmo de eliminar um redirecionamento (por exemplo, quando o nome da página é ofensivo, ou pretende desencorajar os usuários de se referirem a um conceito usando esse nome), então acesse simplesmente a página como descrito acima e siga o procedimento em Help:Eliminação e recuperação .

Problematical redirects

Redirecionamentos duplos

Um duplo redirecionamento é um redirecionamento para uma página que é, por si só, um redirecionamento, e não vai funcionar.[2] Em vez disso, as pessoas visualizarão a próxima página de redirecionamento. Esta é uma restrição deliberada, em parte para evitar loops infinitos, e em parte para manter as coisas mais simples.

No entanto, você pode procurar por redirecionamentos duplos e eliminá-los, alterando-os para um passo de redirecionamento, em vez disso. Você provavelmente necessitará fazer isso após uma significativa movimentação de páginas. Use a caixa de ferramentas "afluentes" para encontrar redirecionamentos duplos para uma determinada página, ou usar Special:DoubleRedirects para encontrá-los por toda a wiki.

Existe uma opção, $wgFixDoubleRedirects , para corrigir automaticamente os redirecionamentos duplos com uma fila de tarefas. No entanto, isso tende a agravar o vandalismo de movimentação de páginas, por isso ela é desabilitada por padrão. A palavra mágica __STATICREDIRECT__ pode ser usada para ignorar a correção de duplo redirecionamento em uma determinada página.

Broken redirects

If the target page does not exist, the redirect is broken: redirection will not occur. You may find all broken redirects at Special:BrokenRedirects.

Um redirecionamento para uma página no namespace Categoria

Para redirecionar para uma página de categoria e evitar o redirecionamento que aparece nesta categoria, preceder a palavra "categoria" com dois pontos, caso contrário, a página de redirecionamento também será categorizada para a própria categoria:

#REDIRECT [[:Category:Glossary]]

Transcluding a redirect

When a page called for inclusion is a redirect page, the redirect target is included instead, with the same parameters, without any redirect message. A double redirect does not work.

This allows to create several names for the same template.

Links to redirect

An internal link to a redirect page has CSS class mw-redirect. This can be useful to make them stand out, for clean-up work involving bypassing redirects.

Ver também

Referências

  1. From 2006 development, after 2004 bug report.
  2. Isso pode ser controlado por $wgMaxRedirects .