Help:Redirecionamentos

This page is a translated version of the page Help:Redirects and the translation is 100% complete.

Other languages:
català • ‎Deutsch • ‎Ελληνικά • ‎English • ‎British English • ‎español • ‎suomi • ‎français • ‎עברית • ‎Bahasa Indonesia • ‎italiano • ‎日本語 • ‎한국어 • ‎मैथिली • ‎polski • ‎پښتو • ‎português • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎slovenčina • ‎српски / srpski • ‎українська • ‎中文
PD Nota: Ao editar esta página, concorda em publicar a sua contribuição no âmbito da licença CC0. Veja as páginas de ajuda do domínio público para mais informação.
PD

Os redirecionamentos são usados para encaminhar utilizadores de uma página para outra. Podem ser úteis quando uma página em particular tem vários nomes alternativos, pontuação opcional, ou diferentes formas de soletrar e usar maiúsculas.

Criar um redirecionamento

Pode criar uma página nova com o nome a partir de onde pretende fazer o redirecionamento (veja Help:Começar uma página nova). Pode também usar uma página existente cujo conteúdo pretenda desativar, usando o separador «editar» no topo da página. Em ambos os casos, deve inserir o seguinte código logo no início da caixa de edição da página:

#REDIRECT [[nome da página]]

substituindo nome da página pelo nome da página de destino do redirecionamento. A palavra «redirect» pode estar em maiúsculas ou minúsculas, mas não pode existir nenhum espaço antes do símbolo de cardinal «#». Qualquer texto colocado antes deste código desativa-o e impede o redirecionamento. Qualquer texto ou código colocado após este código é ignorado (e deve ser removido se encontrado numa página existente). No entanto, para colocar ou manter o nome da página numa Categoria, deve introduzir ou manter a tag normal após a entrada do código de redirecionamento.

Deve usar o botão «antevisão» (abaixo da caixa de edição, ou usar Alt-P) para verificar que inseriu o nome correto da página de destino. A página da antevisão não terá o aspeto do redirecionamento final, parecerá uma lista numerada, com a página de destino a azul:

1. REDIRECT  nome da página

Se o nome da página que introduziu não for uma página válida, aparecerá a vermelho. Até existir uma página de destino válida, não deve fazer o redirecionamento.

Ver um redirecionamento

Após redirecionar uma página, deixa de conseguir aceder diretamente a essa página usando o nome da mesma ou qualquer link que também use o mesmo nome. No entanto, perto do topo da página de destino aparece uma notificação de que o utilizador foi reencaminhado, com um link para a página de origem do redireccionamento. Clique este link para aceder à página de redirecionamento, onde encontrará um símbolo com uma seta grande e o link para a página de destino.

Ao fazer isto, pode fazer todas as coisas que qualquer página da wiki permite. Pode ir à página de discussão associada para discutir o redirecionamento. Pode ver o historial da página, incluindo um registo do redirecionamento. Pode editar a página, se o redirecionamento estiver errado, e pode reverter a página para uma versão mais antiga para remover o redirecionamento.

Eliminar um redirecionamento

Em geral, não há necessidade de eliminar redirecionamentos. Não ocupam um espaço significativo na base de dados. Se uma página é vagamente útil, não há mal (e há algum benefício) em deixá-la estar como redirecionamento para a página mais relevante ou atual.

Se necessita mesmo de eliminar um redireccionamento (por exemplo, quando o nome da página é ofensivo, ou pretende desencorajar os utilizadores de se referirem a um conceito usando esse nome), então aceda simplesmente à página como descrito acima e siga o procedimento para Help:Sysop deleting and undeleting/ptHelp:Sysop deleting and undeleting.

Redirecionamentos duplos

Um redirecionamento duplo é uma página de redirecionamento que reencaminha o utilizador para outra página que também é um redirecionamento, e não funcionará. Em vez de reencaminhar o utilizador uma segunda vez, para a página de destino do segundo redirecionamento, a wiki mostra simplesmente a segunda página de redirecionamento. Esta restrição é propositada, em parte para evitar ciclos infinitos de redirecionamento e em parte para manter as coisas simples.

No entanto, pode identificar os redirecionamentos duplos e eliminá-los, tornando-os num redirecionamento simples e direto para a segunda página de destino. Esta situação é mais frequente após uma movimentação de página significativa. Use a funcionalidade «Páginas afluentes» disponível na caixa «Ferramentas» da barra lateral para identificar redirecionamentos duplos para uma página, ou consulte a página especial Redirecionamentos duplos para conhecer todos os redirecionamentos duplos existentes na wiki.

Existe uma opção, $wgFixDoubleRedirectsManual:$wgFixDoubleRedirects, para corrigir automaticamente os redirecionamentos duplos usando uma fila de tarefasManual:Job queue. No entanto, isto tende a agravar o vandalismo por movimentação de páginas, por isso a opção está desativada por padrão. A palavra mágicaHelp:Magic_words#Behavior_switches __STATICREDIRECT__ pode ser usada para impedir que seja feita a correção do duplo redirecionamento numa página específica.

Redirecionamentos para o espaço nominal Categoria

Para evitar que um redirecionamento para uma página de categoria seja listado nessa categoria, preceda a palavra «Categoria» com dois pontos, caso contrário a página de redirecionamento também será categorizada na própria categoria:

#REDIRECT [[:Category:Glossary]]

Suprimir um redirecionamento

Os utilizadores com o privilégio suppressredirect podem mover uma página sem criar um redirecionamento. Por padrão, este privilégio é atribuído a administradores e robôs.

Ver também