Help:Edições patrulhadas

This page is a translated version of the page Help:Patrolled edits and the translation is 78% complete.
Outdated translations are marked like this.
PD Nota: Ao editar esta página, você concorda em publicar a sua contribuição no âmbito da licença CC0. Veja as páginas de ajuda do domínio público para mais informações. PD

A funcionalidade edições patrulhadas permite que usuários específicos marquem páginas novas e itens em Special:RecentChanges como tendo sido "patrulhadas", ou "aprovadas". A good edit might be marked as "patrolled", but a bad edit might also be marked as "patrolled", if it was reverted or its most obvious regressions were fixed. Por padrão, só está disponível para administradores, muitas wikis concedem uma permissão 'patrol' a grupos de usuários.

Esta funcionalidade é útil ao rever mudanças recentes, para verificar a existência de edições indesejadas, spam e vandalismo. Permite aos usuários que possuam as permissões necessárias, coordenar as suas atividades de patrulha, de forma a que cada edição seja verificada uma única vez, evitando o desperdício de esforço que resulta de várias pessoas verificarem a mesma edição.

Esse recurso também permite a configuração das edições dos usuários confiáveis ​​para ser automaticamente patrulhadas, de modo que as pessoas que analisam as mudanças recentes não precisam gastar tempo para fazer revisões desnecessárias.

Marcar edições como patrulhadas

Para marcar uma edição como patrulhada:

  1. Vá à página Special:RecentChanges
    As mudanças não patrulhadas são indicadas por um ponto de exclamação vermelho (!).
  2. Clique o link (dif) da edição que pretende verificar.
  3. Para marcar a edição como patrulhada, clique o link Marcar como patrulhada.
Para marcar uma página nova como patrulhada
  1. Novas páginas que não estão patrulhadas são exibidas com um fundo amarelo.
  2. Para marcar uma página recente como patrulhada, visite-a e clique o link [Marcar esta página como patrulhada] ao fundo da página.
Marcar um arquivo novo como patrulhado
  1. Vá à página Special:NewFiles
  1. Para ver só os arquivo não patrulhados, marque a opção «Ocultar os carregamentos patrulhados.»
  2. Para marcar um arquivo novo, ou uma versão nova do arquivo, como patrulhado visite-o e clique o link [Marcar esta versão de artigo como patrulhada] perto do fundo da descrição do arquivo.

Caveats

  • There is currently no method to undo the marking of a page as patrolled.

Esconder as edições patrulhadas das mudanças recentes

As edições já patrulhadas podem ser &hidepatrolled=1 adicionando &hidepatrolled=1 à URL, da seguinte forma:

https://www.mediawiki.org/w/index.php?title=Special:RecentChanges&hidepatrolled=1

Nota: isto funciona somente para usuários com privilégio patrol ou patrolmarks. Isto pode mudar depois que o tarefa T44246bug for resolvido no futuro.

Personalização da wiki

Ativação e desativação da funcionalidade

Versão MediaWiki:
1.4

A funcionalidade de patrulha das edições está ativada por padrão no MediaWiki 1.4 e posteriores. Para desativá-la, defina $wgUseRCPatrol em LocalSettings.php como false.

$wgUseRCPatrol = false;

Permissões

A partir do MediaWiki 1.5, só os administradores têm acesso a esta funcionalidade. Para permitir o acesso a outros grupos de usuários, novos ou existentes, configure a variável $wgGroupPermissions . Ver Manual:User rights management .

Por exemplo, para criar um grupo de patrulhadores:

$wgGroupPermissions['patrollers']['patrol'] = true;

Patrulhamento automático

No MediaWiki 1.9 esta preferência foi removida e substituída por uma nova permissão «autopatrol», que é atribuída aos administradores por padrão. Os usuários não podem marcar as suas próprias edições como patrulhadas.

Marcador

A formatação do marcador das edições não patrulhadas pode ser alterada no CSS. O ponto de exclamação apresentado na página de mudanças recentes tem o estilo definido na classe span.unpatrolled.

Registro

As operações de patrulhamento são listadas no registro de patrulha (exemplo).

Ver também