Help:Eliminação e recuperação

This page is a translated version of the page Help:Deletion and undeletion and the translation is 93% complete.
Outdated translations are marked like this.
PD Nota: Ao editar esta página, você concorda em publicar a sua contribuição no âmbito da licença CC0. Veja as páginas de ajuda do domínio público para mais informações. PD

Usuários comuns e sysop não podem excluir permanentemente uma página wiki, mas os sysops pode excluir uma página de forma que ela ainda possa ser restaurada. Este é um recurso proposital do design, é uma importante parte do por quê wikis funcionarem. Toda tipo de operação de edição pode ser revertida por qualquer outro usuário, e isso inclui recuperar conteúdo apagado. Isso não causa perda de espaço significativa; e com nada além de um rótulo de 'delete', a página é efetivamente apagada na prática.

Excluir de uma página é, por outro lado, uma operação simples para qualquer pessoa com permissões de administrador (sysop): permite remover semi-permanentemente uma página do wiki, até que um sysop recupere-a (restaure) com a mesma facilidade. Normalmente sysops podem procurar por rótulos 'delete', e fazer uma exclusão apropriada destas páginas, após um período de tempo. Se por algum motivo você precisar que uma página seja eliminada mais rapidamente do que isso, você precisará entrar em contato com um sysop para pedir isso.

A funcionalidade Revision deletion oferece um recurso mais minuncioso de exclusão para edições com problemas peculiares.

Antes de eliminar

Os administradores devem levar em conta os conselhos gerais dados na seção Quando não eliminar uma página: em particular, há muitas situações onde a eliminação é uma ação drástica demais. Por exemplo, muitas vezes um redirecionamento é mais apropriado.

Antes de se eliminar uma página, é necessário fazer várias verificações:

  • Use a ferramenta “Páginas afluentes”. Ela dá uma indicação do quão importante uma página é, e a quais assuntos está relacionada. É possível que ainda existam muitos links para a página a ser eliminada. Todos links para ela se tornarão links vermelhos (para páginas inexistentes) se ela for eliminada. Idealmente, todos links para ela devem ser mudados/removidos, se realmente não existe motivo para esta página existir. Você pode fazer isso antes da eliminação, ou pedir a outros na comunidade wiki para fazer isso.
  • Check the page history and the associated talk page.

Quem propôs a eliminação da página? Alguém discorda? A eliminação foi devidamente discutida? Foi dado tempo suficiente para que todos tenham a oportunidade de expressar objeções? Terá alguém vandalizado a página, o que, por sua vez, deu origem ao pedido de eliminação?

Os cuidados tomados nestas verificações dependem do tamanho da comunidade da wiki e da clareza da razão para a eliminação. Lembre-se que só os administradores podem desfazer uma eliminação, então para um usuário normal a informação parecerá perdida para sempre.

Uso da operação 'delete'

Os administradores devem ver uma aba 'delete' ou uma opção de menu de ações perto do topo da página. Para encontrar o menu de ações, procure uma seta para baixo ou triângulo perto da aba "Ver histórico". Se passar o mouse sobre o triângulo, você deverá visualizar "apagar", "mover", "proteger" e "vigiar". Clique em "apagar" para excluir a página. Ao utilizar navegadores com suporte a atalhos de teclado, você também pode usar Ctrl+Alt+D. Será pedido que você confirme e forneça uma "Razão para a exclusão". É uma curta descrição textual do por quê a página está sendo apagada. You can also delete the associated talk page along with the subject page. Essa operação aparecerá na página de mudanças recentes, e na página de log de exclusões (Special:Log).

Lembre-se de que apenas os administradores podem excluir arquivos enviados.

Recuperação de páginas apagadas

As páginas podem ser completamente recuperadas, todas as revisões e conteúdos da página são armazenados. Para se recuperar uma página apagada, é necessário navegar para o nome exato da página. Você pode encontrá-lo no registro de eliminações (na página Special:Log) caso não se lembre dele.

Será então apresentado um link "Ver ou restaurar uma edição eliminada?". Marque a caixa ao lado da revisão que deseja recuperar.

Configurando motivos de exclusão

A lista de razões na caixa suspensa é mantida em MediaWiki:Deletereason-dropdown.

Para exclusão de arquivos: A lista de razões na caixa suspensa é mantida em MediaWiki:Filedelete-reason-dropdown.

Quando não excluir uma página

Normalmente, você exclui uma página se o conteúdo for totalmente inapropriado e não corresponder aos propósitos da Wiki. Em outras situações, você deve tomar uma medida menos extrema, por exemplo:

  • A página deveria ter um título diferente Ver Help:Movendo uma página .
  • O conteúdo deveria ter sido colocado em uma página diferente - Adicione o conteúdo nesta outra página, e então faça um redirecionamento. Ver Help:Redirecionamentos .
  • O conteúdo já está em uma página diferente - Elimine o conteúdo duplicado e deixe um redirecionamento. Dessa forma, o título da página, que faz sentido para alguém, vai corretamente redirecionar para a informação. Ver Help:Redirecionamentos .
  • A página está desatualizada - Reformule as sentenças para o tempo passado, para tornar a página um registro no histórico. Alternativamente, marque a informação como desatualizada, com uma advertência.

Uma exclusão efetiva geralmente é necessária apenas se o título da página é inapropriado. Em outras situações, uma fusão e redirecionamento é mais apropriado.

Propor alterações

Decidir sobre títulos/conteúdo de página adequados pode ser um aspecto difícil da organização de uma wiki, e que muitas vezes pode provocar debates. Se a fusão ou exclusão que você tem em mente puder desagradar ou ser controversa, você deve propor a movimentação primeiro. Faça isso deixando uma nota apresentando suas razões na respectiva página de discussão. Você também pode estabelecer um sistema para rotular a página, com um template de proposta de exclusão/mesclagem, de forma que todos conheçam suas intenções.

Desvincular uma página

O recurso em Ferramentas Páginas afluentes (parte inferior da barra lateral esquerda) irá dizer-lhe quais outras páginas Wiki estão vinculadas à página atual. Sempre use esta função para verificar antes de efetuar uma exclusão. Estas páginas relacionadas terão de ser editadas para que seus links reflitam a alteração.

Código de administração

  • Mantido por API Platform Team.
  • Bate-papo em tempo real (IRC): #mediawiki-core connect
  • Rastreador de problemas: Phabricator (Reportar um problema)

Ver também