Ajuda:Eliminação e restauro

This page is a translated version of the page Help:Deletion and undeletion and the translation is 87% complete.
Outdated translations are marked like this.
PD Nota: Quando modificais esta página, estais a aceitar que a vossa contribuição se publique no marco de CC0. Olhem Páginas de ajuda de domínio público para mais informação. PD

Os utilizadores normais e os administradores não podem apagar de forma permanente uma página da wiki, mas os administradores podem eliminar uma página de forma a que ela ainda possa ser restaurada. Esta é uma faceta propositada do desenho e uma das razões importantes pelas quais as wikis funcionam. Todos os tipos de operações de edição podem ser revertidos por qualquer outro utilizador, incluindo recuperar conteúdo previamente eliminado. Esta funcionalidade não causa um desperdício de espaço significativo; e de qualquer forma, com nada para além de uma etiqueta 'eliminar', a página está efetivamente apagada.

Eliminar uma página é, por outro lado, uma operação simples para quem tem permissões de administração: permite remover de forma semi-permanente uma página da wiki, até que um administrador a restaure com a mesma simplicidade. Normalmente, os administradores podem procurar etiquetas de eliminação, e fazer uma eliminação apropriada destas páginas, após um período de tempo. Se, por algum motivo, precisa que uma página seja eliminada mais rapidamente, terá de entrar em contacto com um administrador e pedi-lo.

A eliminação de revisões oferece funcionalidade de eliminação mais granular para as edições com problemas peculiares.

Antes de eliminar

Os administradores devem ter em consideração as indicações dadas em Quando não eliminar uma página. Em particular, existem muitas situações em que uma eliminação é uma ação demasiado drástica. Por exemplo, muitas vezes um redirecionamento é mais apropriado.

Antes de eliminar uma página deve fazer várias verificações:

  • Use a ferramenta «Páginas afluentes». Esta dá uma indicação da importância de uma página e dos assuntos com que ela está relacionada. É possível que ainda existam muitas hiperligações para a página a eliminar. Todos as hiperligações de entrada passarão a hiperligações vermelhas (para páginas inexistentes) se eliminar a página. Se realmente não houver uma razão genuína para a existência da página, todas estas hiperligações devem ser alteradas ou eliminadas. Deve fazer estas alterações antes de eliminar a página, ou pedir à comunidade que as faça.
  • Verifique o historial da página e a página de discussão associada. Quem estava a propor a eliminação da página? Alguém discorda? A eliminação foi devidamente discutida? Foi dado tempo suficiente para que todos tenham a oportunidade de expressar objeções? Terá alguém vandalizado a página, o que, por sua vez, deu origem ao pedido de eliminação?

Os cuidados dispensados nestas verificações dependem do tamanho da comunidade da wiki e da clareza da razão para a eliminação. Lembre-se de que só os administradores podem desfazer uma eliminação, por isso, para um utilizador normal a página parece ter desaparecido de forma permanente.

Use a ação «eliminar»

Os administradores devem ver um separador «eliminar» ou uma opção do menu de ações no topo de cada página. Para encontrar o menu de ações, procure uma seta descendente ou um triângulo ao lado do separador «Ver histórico». Se colocar a seta do rato sobre o triângulo deve ver «eliminar», «mover», «proteger» e «vigiar». Clique a ação «eliminar» para eliminar a página. Ao usar browsers que suportam atalhos do teclado, também pode usar Ctrl+Alt+D. Ser-lhe-à pedido que confirme a operação e forneça um «Motivo de eliminação». É uma descrição textual curta da razão pela qual a página está a ser eliminada. You can also delete the associated talk page along with the subject page. A sua operação irá aparecer na página das mudanças recentes e no registo de eliminações (Special:Log).

Lembre-se de que só os administradores podem eliminar ficheiros carregados.

Restauro de páginas apagadas

Pages can be completely undeleted, all revisions and page contents are stored. Para restaurar uma página, tem primeiro de navegar para o nome exato da página. Se não se recorda dele, pode encontrá-lo no registo de eliminações (Special:Log).

Será então apresentada uma hiperligação para «Ver ou restaurar uma edição eliminada?». Marque a caixa ao lado da revisão que pretende restaurar.

Configurar os motivos de eliminação

A lista de motivos é mantida em MediaWiki:Deletereason-dropdown.

For deletion of Files: The list of reasons in the dropdown box is maintained at MediaWiki:Filedelete-reason-dropdown.

Quando não se deve eliminar uma página

Normalmente, elimina-se uma página se o conteúdo for totalmente desapropriado e não corresponder ao propósito da wiki. Nas restantes situações toma-se uma medida menos extrema, por exemplo:

  • A página deveria ter um título diferente Ver Ajuda:Mover uma página .
  • O conteúdo deveria ter sido colocado numa página diferente - Adicione o conteúdo à outra página, e crie um redirecionamento. Ver Ajuda:Redirecionamentos .
  • O conteúdo já está numa página diferente - Elimine o conteúdo duplicado e deixe um redirecionamento. Desta forma, o título da página, que fez sentido para alguém, irá redirecionar para a informação. Ver Ajuda:Redirecionamentos .
  • A página está desatualizada - Reformule as frases usando o tempo passado, para tornar a página num registo histórico. Em alternativa, identifique a informação como estando desatualizada, com um aviso.

Em geral, só é necessário eliminar uma página se o título for desapropriado. Nas restantes situações, é mais apropriado fundi-las e redirecionar.

Propor mudanças

Decidir que conteúdo e títulos de página são adequados pode ser um aspeto difícil da organização de uma wiki, que pode provocar debates acesos. Se a fusão ou eliminação que tem em mente pode ser controversa, deve primeiro propor a alteração. Faça-o deixando uma nota com as suas razões na página de discussão. Também pode estabelecer um sistema para rotular a página com uma predefinição de proposta de eliminação ou fusão, de forma a que todos saibam das suas intenções.

Remover hiperligações para a página

A ferramenta 'Páginas afluentes' (ao fundo da barra lateral) diz-lhe que outras páginas da wiki contêm hiperligações para a página corrente. Use sempre esta funcionalidade para verificar antes de eliminar. Estas páginas relacionadas terão de ser editadas para que as hiperligações reflitam a eliminação.

Code stewardship

Ver também