Help:Predefinições

This page is a translated version of the page Help:Templates and the translation is 65% complete.
Outdated translations are marked like this.
PD Nota: Ao editar esta página, você concorda em publicar a sua contribuição no âmbito da licença CC0. Veja as páginas de ajuda do domínio público para mais informações. PD

Se você tiver textos padrão que deseja incluir em várias páginas, o recurso de predefinição MediaWiki entra em jogo. Ao contrário de extensões e arquivos multimídia, não há um repositório central para predefinições. Predefinições podem ser escritas do zero ou, para diminuir retrabalho, exportadas de outras wikis, p. ex. Wikipédia, e então importadas na wiki de destino.

Criação

Predefinições são páginas wiki normais, cujo conteúdo está concebido para ser "transcluído" (isto é, integrado) em outras páginas. Por convenção, as predefinições devem ser colocadas no espaço nominal «Template:»; de resto, pode criá-las como cria qualquer outra página.

O uso mais simples de uma predefinição é o seguinte. Se criar a página "Template:Welcome", com este conteúdo:

Olá! Bem-vindo(a) à wiki.

você terá criado a sua primeira predefinição. Se depois colocar o código:

{{Boas-vindas}}

em qualquer outra página, aparecerá nessa página o texto «Olá! Bem-vindo(a) à wiki.» em vez de {{Boas-vindas}}. Diz-se que o conteúdo da predefinição foi «transcluído» para dentro da outra página, isto é, que foi integrado nela.

Pode depois colocar o código {{Boas-vindas}} em qualquer ponto de qualquer página onde deseje dar as boas-vindas a alguém. Imagine que o usa em 100 páginas. Se depois alterar o conteúdo da predefinição para:

Olá! Bem-vindo(a) a esta wiki maravilhosa.

e revisitar qualquer das 100 páginas onde usou a predefinição, verá o novo texto em vez do antigo. Desta forma, alterou o conteúdo das 100 páginas sem as editar, porque a predefinição é transcluída nestas páginas.

Este é o mecanismo básico. Existem várias opções que enriquecem este mecanismo e tornam as predefinições extremamente úteis.

Uso

As predefinições podem ser usadas noutras páginas usando uma das seguintes notações:

  • {{Nome}} — como descrito acima, esta notação wiki é dinamicamente substituída pelo conteúdo atual da página [[Template:Nome]] quando a página com este código for carregada. A notação wiki mantém-se inalterada no código-fonte da página.

Because the template call remains in the pages's source, any subsequent change to Template:Name will be seen on the page containing the template call. Also, the page will be listed among those that "link to" the template.

  • {{subst:Nome}} — quando esta notação wiki é usada numa página, será substituída uma única vez e definitivamente pelo conteúdo de [[Template:Nome]], quando a página de destino for gravada. Uma cópia do conteúdo da predefinição [[Template:Nome]] será inserida em substituição da notação wiki. Este conteúdo torna-se parte integrante do conteúdo da página de destino e pode depois ser editado nesta, separadamente do original na página da predefinição. Nota: alterações posteriores à predefinição, não serão propagadas para a página de destino.

That is, a copy of the contents of Template:Name will be substituted for the template call. No link is maintained between the page and the template, so each can be edited further without affecting the other. In effect, there is little difference between substituting the content in this way and simply typing it into the page's source "manually".

See Help:Substitution for more information.

  • {{msgnw:Nome}} integra o conteúdo da predefinição na página de destino, na forma não interpretada pelo analisador sintático (tal como se estivesse rodeada pela notação ‎<nowiki>) quando a página que a contém é carregada.

De fato, qualquer página normal da wiki pode ser usada como uma predefinição se for especificado o espaço nominal onde ela reside, assim:

  • {{Template:Nome da página}} transclui a página [[Template:Nome da página]]
  • {{Talk:Nome da página}} transclui a página [[Talk:Nome da página]]
  • {{:Nome da página}} transclui a página [[Nome da página]]
    • {{subst::Nome da página}} substitui-se a si próprio pelo conteúdo da página [[Nome da página]]

Se o espaço nominal especificado não existir, o MediaWiki assume que o título completo é uma predefinição:

  • {{Xpto:Nome da página}} transclui a página [[Template:Xpto:Nome da página]]

Parâmetros

Para enriquecer o mecanismo de transclusão, o MediaWiki permite que sejam passados parâmetros a uma predefinição, quando esta é transcluída. Os parâmetros permitem que a predefinição produza resultados diferentes ou se comporte de formas diferentes.

Imagine que quer incluir uma pequena nota de agradecimento na página de discussão de outros usuários, como:


Um pequeno agradecimento... pelo seu esforço. Abraço, Eu


O agradecimento conterá uma razão (neste caso, «pelo seu esforço») e a assinatura de quem agradece (neste caso, «Eu»). O objetivo é que o agradecimento possa ser feito por qualquer usuário a outro, para agradecer qualquer coisa.

Para que a nota pareça similar em qualquer lugar que seja utilizada, pode definir uma predefinição chamada Template:Thankyou , por exemplo. Embora a nota deva ser semelhante sempre que um usuário agradece a outro usuário, seu conteúdo específico (ou seja, o motivo e a assinatura) será diferente. Por esse motivo, você deve passá-los como parâmetros. Se ignorarmos os elementos restantes para formatar a caixa e colocar a imagem, o conteúdo central do modelo será este:

'''Um pequeno agradecimento...'''
{{{1}}}.
Abraço, {{{2}}}

Repare no uso de {{{1}}} e {{{2}}}. Esta é a forma como, dentro das predefinições, se identifica os parâmetros que serão passados quando a predefinição for usada. Note que, dentro da predefinição, cada parâmetro é rodeado por três chavetas: {{{ }}}. Isto difere do uso normal de duas chavetas para chamar predefinições.

Quando uma predefinição é usada, passam-se os parâmetros separando-os com barras verticais (|). O MediaWiki permite que sejam passados parâmetros às predefinições de três formas: de forma anônima, numerada e nomeada.

Parâmetros anônimos

Para passar parâmetros de forma anônima, liste os valores dos parâmetros sequencialmente:

{{Thankyou/pt-br|pelo seu esforço|Eu}}

Neste caso, a predefinição {{Thankyou/pt-br}} recebe os parâmetros {{{1}}}=pelo seu esforço e {{{2}}}=Eu e produz:


Um pequeno agradecimento... pelo seu esforço. Abraço, Eu


A ordem em que os parâmetros são passados anonimamente é crucial para o seu comportamento. Invertendo a ordem dos parâmetros, assim:

{{Thankyou/pt-br|Eu|pelo seu esforço}}

produz este resultado:


Um pequeno agradecimento... Eu. Abraço, pelo seu esforço


Identificar parâmetros pela sua ordem (com {{{1}}}, etc.) só funciona com parâmetros anônimos. Any parameters identified by name, as shown below, will not be accessible to the template using ordinal numbers.
Se existir um sinal de igual dentro do argumento de algum dos parâmetros anônimos de uma predefinição, o parâmetro pode ser interpretado como se estiver a ser passado por nome (como é explicado abaixo) tratando o conteúdo antes do sinal de igual como o nome do parâmetro e o conteúdo após o sinal como o valor do argumento. Este é um problema comum quando necessita de passar um link externo, ou um elemento HTML com atributos (ver tarefa T16235). A forma de contorná-lo é passar os parâmetros por nome, ou por número, como explicado na próxima secção.

Parâmetros numerados

Para passar parâmetros por número, identifique o número de cada parâmetro ao passá-lo:

{{Thankyou/pt-br|2=Eu|1=pela sua amizade}}

Desta vez, a predefinição {{Thankyou/pt-br}} recebe os parâmetros {{{1}}}=pela sua amizade e {{{2}}}=Eu, embora estes tenham sido fornecidos por ordem inversa. Este código resulta no seguinte:


Um pequeno agradecimento... pela sua amizade. Abraço, Eu


Isso também pode ser útil quando qualquer um dos parâmetros numerados contiver um sinal "=".
Exemplos
<span lang="en" dir="ltr" class="mw-content-ltr">{{Thankyou|1=adding “=”|2=Me}}</span>

produz


Um pequeno agradecimento... adding “=”. Abraço, Eu

  Atenção: Isso também requer numeração um do outro parâmetro.

Parâmetros com nome

A terceira forma de identificar os parâmetros é por um nome em vez de usar números. Neste caso, o conteúdo da predefinição seria alterado para:

'''Um pequeno agradecimento...'''
{{{razão}}}.
Abraço, {{{assinatura}}}

Assim, dentro da predefinição usa-se {{{razão}}} e {{{assinatura}}} para identificar cada parâmetro, em vez de um número. Para passar estes parâmetros por nome, identifica-se o nome de cada parâmetro ao passá-lo:

{{Thankyou/pt-br|assinatura=Eu|razão=por ser quem você é}}

Neste caso, a predefinição {{Thankyou/pt-br}} recebe os parâmetros {{{razão}}}=por ser quem você é e {{{assinatura}}}=Eu e produz:


Um pequeno agradecimento... {{{1}}}. Abraço, {{{2}}}


Os parâmetros nomeados diferenciam maiúsculas de minúsculas, portanto:

{{Thankyou/pt-br|assinatura=Eu|Razão=por ser quem você é|razão=por ser sensível a maiúsculas e minúsculas}}

produz:


Um pequeno agradecimento... {{{1}}}. Abraço, {{{2}}}


A vantagem de usar parâmetros nomeados em suas predefinições, além de tornar flexível a ordem que os parâmetros podem ser passados, é que torna o código da predefinição muito mais fácil de entender se há muitos parâmetros.

Valores por omissão

Se transcluir uma predefinição que espera receber parâmetros, mas não passar os argumentos, desta forma:

{{Thankyou/pt-br}}

no exemplo acima dos parâmetros numerados, obterá o seguinte:


Um pequeno agradecimento... {{{1}}}. Abraço, {{{2}}}


Como não foram passados argumentos, a predefinição apresenta os parâmetros em si mesmos, em vez de apresentar os respetivos valores. Nestes casos, pode ser útil definir valores por omissão para os parâmetros, isto é, valores que serão usados se não for passado nenhum valor. Por exemplo, se alterar o conteúdo da predefinição para:

'''Um pequeno agradecimento...'''
{{{razão|por tudo}}}.
Abraço, {{{assinatura|Eu}}}

então {{{razão|por tudo}}} define que se não for passado um argumento para o parâmetro {{{razão}}}, será usado o valor por tudo. De forma semelhante, {{{assinatura|Eu}}} define que por omissão do parâmetro {{{assinatura}}} será usado o valor Eu. Agora, a mesma transclusão da predefinição sem passar quaisquer argumentos resulta no seguinte:


Um pequeno agradecimento... {{{1}}}. Abraço, {{{2}}}


The value of a parameter can be an empty string. For example, in {{foo|bar=}} or {{foo|bar=|baz=qux}}, the foo template considers the bar parameter to be "". This is different from omitting the parameter altogether, which leaves it undefined and triggers the default value mechanism described above.
If you need to treat an empty string the same way as a missing parameter, you can use a conditional operator through an extension like ParserFunctions. For instance, {{#if:{{{1|}}}|{{{1|}}}|undefined}} returns undefined if the parameter is either undefined or empty, while {{{1|undefined}}} does so only if the parameter is undefined.

Often default values are used to specify alternate names of parameters. For example, if you have {{{a|{{{b|}}} }}}, the template will first look for a parameter named "a". If it is not set, it will use the parameter named "b". If neither "a" nor "b" is set, it will output nothing.

Evaluation

This is an advanced topic which you can skip unless you need it.

Generally speaking, template parameters are substituted into the template after tokenization, but as is. They are not evaluated until they are used.

This has a few consequences. First of all, if you have a Template:Start containing {{mytemplate, and a Template:End containing |foo=bar}}, and put {{start}}{{end}} on a page, mytemplate isn't transcluded, because tokens like "|" cannot be added by a template and keep their special meaning in templates. You can still use templates to control the name of a parameter or template, but you cannot split a template call amongst multiple templates.

The second consequence of this is dead-code elimination. If you make a template call like {{foo|{{DISPLAYTITLE:Bar}} }}, and Template:Foo does not contain {{{1}}}, then the displaytitle is not used, since it is only evaluated when needed, and there is no parameter to substitute it into, so it is never evaluated. This usually comes into play when using Extension:ParserFunctions, and can be especially noticed when used in combination with the int: magic word that varies by user language.

Template calls starting with the magic word subst: or safesubst: are evaluated in a separate first pass that only happens at save time, along with ~~~~ and links using the pipe trick. If they cannot be evaluated during the first pass, subst: calls are ignored, and safesubst: are treated as if a normal template.

Many but not all parser functions, parser tags and trancluded special pages are not directly included like templates but instead are replaced by a "strip marker". This means you cannot manipulate the results with parser functions like padleft: or similar functions from extensions, as they see the strip marker instead of the result of the parser function.

A recursividade nas predefinições

Se uma predefinição for chamada no seu próprio código, o MediaWiki não entra em recursividade infinita. O MediaWiki interrompe a recursividade e mostra o nome da predefinição a negro. Por exemplo, se o conteúdo de Predefinição:Aaaa para a {{Aaaa}} z, ele exibirá "a a Template loop detected: Template:Aaaa z z".

Forbidden idiom

This safeguard precludes a potentially useful template idiom where a template self-normalizes its own calling arguments. In this forbidden example template:d can either be called {{d|20200311}} or {{d|y=2020|m=3|d=11}}. If called in the first manner, it recurses into itself with the second argument structure (obtained using string parser functions), which then follows a unified processing path.

{{#if:{{{1|}}}|{{d|y={{#sub:{{{1}}}|0|4}}|m={{#sub:{{{1}}}|4|2}}|d={{#sub:{{{1}}}|6|2}}}}|<!-- processing path with arguments y,m,d regardless of original call pattern -->}}

If template:d is modified to recurse into template:d/2 and template:d/2 is an identical manual copy of template:d this idiom works fine as the self-recursion safeguard operates dynamically and not statically.

A feasible way for the MediaWiki software to loosen the self-recursion rule would be to require that each recursive call have a distinct argument count from all previous active calls, at most once recursing with the argument count non-decreasing. That would provide a strong guarantee against infinite self-recursion while enabling useful idioms such as the one described here in a flexible manner.

If the processing path is of low complexity, a simple solution using only one template is to handle each calling convention on a separate if/else branch, duplicating the logic of the processing path within each case. If the processing path is more complex, each call-structure case can delegate to an implementation template with a unified call structure which provides the final template behaviour.

Tables in parameters

Since the pipe character (|) and equality sign (=) have different meanings in template calls and wikitables, in order to use table markup in the value of a template parameter one generally needs to "escape" those characters (i.e., protect them from interpretation as template markup) using special sequences:

  • the built-in magic word {{!}} provides an "escaped" version of | since MediaWiki 1.24
  • the built-in magic word {{=}} provides an "escaped" version of = since MediaWiki 1.39

Before the introduction of these magic words, many wikis used templates to accomplish the same things. On such a wiki, the magic words take precendence over the same-named templates.

Example table

A B C
A1 B1 C1
A2 B2 C1

Table code:

{| class=wikitable
!A!!B!!C
|-
|A1||B1||C1
|-
|A2||B2||C1
|}

Escaped table code:

{{{!}} class{{=}}wikitable
!A!!B!!C
{{!}}-
{{!}}A1{{!}}{{!}}B1{{!}}{{!}}C1
{{!}}-
{{!}}A2{{!}}{{!}}B2{{!}}{{!}}C2
{{!}}}

Note that the first left-brace ({) is interpreted as a literal left-brace character because it is immediately followed by the {{!}} magic word. Similarly, the last right-brace (}) is interpreted as a literal right-brace character because it is immediately preceeded by the same magic word. However, in some cases these brace characters do cause problems, so some wikis provide templates for escaping these characters, as well:

  • the template call {{(}} might provide an "escaped" version of {
  • the template call {{)}} might provide an "escaped" version of }

Some wikis go even further and provide other convenience templates like {{(!}}, {{!)}}, {{!!}}. On such a wiki, the code can be simplified a bit to this form:

{{(!}} class{{=}}wikitable
!A!!B!!C
{{!}}-
{{!}}A1{{!!}}B1{{!!}}C1
{{!}}-
{{!}}A2{{!!}}B2{{!!}}C2
{{!)}}

Controlar a inclusão das predefinições

Por padrão, o conteúdo de uma predefinição é apresentado no por completo, tanto quando ela é vista diretamente, como quando é transcluída em outra página. No entanto, pode-se controlar quais partes de uma predefinição serão vistas e incluídas, usando as palavras chave ‎<noinclude>, ‎<includeonly> e ‎<onlyinclude>.

Tudo o que estiver entre ‎<noinclude> e ‎</noinclude> será visível só quando a página for vista diretamente, mas não quando a página for transcluída noutra. Isto é útil quando se pretende incluir código ou texto numa predefinição que não se pretende que sejam propagados para as páginas onde a predefinição é incluída, como em:

  • Links de categorização da própria predefinição
  • Inserção de links interlínguas para predefinições semelhantes noutras línguas
  • Texto explicativo do uso da predefinição

Tudo o que estiver entre ‎<includeonly> e ‎</includeonly> é processado e apresentado só quanto a página é incluída noutra, mas não aparece quando a página da predefinição está a ser vista diretamente, e é útil nas seguintes situações:

  • Categorização das páginas que incluem a predefinição. Nota: ao alterar as categorias que são aplicadas por uma predefinição desta forma, a categorização das páginas que incluem a predefinição pode não ser atualizada até ter passado algum tempo: isto é tratado pela fila de tarefas . Para forçar a recategorização de uma página específica, abra a página para edição e grave-a sem alterações.
  • Garantir que o código da predefinição em si não é executado ao ver a própria página da predefinição. Tipicamente, isto é desejado quando a predefinição espera parâmetros e a sua execução sem parâmetros produz um resultado indesejado.

Tudo o que estiver fora das tags ‎<noinclude> e ‎<includeonly> é processado e apresentado normalmente, isto é, quando a página da predefinição está a ser vista diretamente e quando a predefinição é incluída noutra página. O foco está no que se encontra dentro destas tags.

Tudo o que estiver fora das tags ‎<onlyinclude> é descartado durante a transclusão. Até mesmo as secções que têm a tag includeonly são descartadas durante a transclusão a menos que também tenham a tag onlyinclude. O foco está no que se encontra fora desta tag.

Estas tags também podem ser intercaladas (nesting).

As três tags para transclusão parcial cobrem todas as combinações possíveis daquilo que é processado e apresentado. Os comentários também têm uma função.

Organização das predefinições

Para que as predefinições sejam úteis, os usuários precisam de encontrá-las e saber como usá-las.

Para encontrá-las, os usuários podem:

  1. Clicar Páginas especiais e depois Todas as páginas
  2. Na lista Espaço nominal:, escolha Template e clique Ver.

Para fornecer informação sobre o uso, inclua um exemplo como o seguinte na página da predefinição:

<noinclude>
== Uso ==
Agradecer a alguém:
{{Thankyou/pt-br|razão=a sua razão|assinatura=a sua assinatura}}
</noinclude>

Assim, um usuário pode simplesmente copiar o exemplo e inseri-lo numa página para usar a predefinição.

While editing a page, a list of all templates used is available under the editing form, in a collapsible section titled "Predefinição usada nesta página:" (also named "Predefinição usada nesta previsão:", or "Predefinição utilizada nesta seção:" depending on the context). This list provides a convenient link to the template's page, as well as information about its protection status. Redirected templates are shown in italics, with the redirect target added as a separate list item.

Criar um link para uma predefinição

Pode-se criar uma hiperligação para uma predefinição tal como para qualquer outra página. Por exemplo, a hiperligação Template:Navbar é gerada usando o código wiki [[Template:Navbar]].

Em muitas wikis, pode-se usar Template:Tl para mostrar uma hiperligação para uma predefinição formatada de uma maneira que mostre o código com "chaves duplas" necessário para transcluir essa predefinição, sem causar a transclusão. Por exemplo, o código {{tl|Navbar}} pode ser usado para criar a hiperligação {{Navbar}}.

Este conceito é frequentemente usado na documentação das predefinições, nas páginas de ajuda e nas páginas de discussão ao se referir a predefinições. O mesmo efeito pode ser conseguido usando {{[[Template:Navbar|Navbar]]}}, mas a abordagem {{tl}} exige muito menos digitação. Em qualquer wiki específica, a predefinição Tl, se existir, pode ou não renderizar o texto em um elemento "code" ou como um tipo monoespaçado. Se não o fizer (como nesta wiki), outra predefinição de nome semelhante pode fazê-lo. Veja, por exemplo, a seção "Ver também" da documentação de Template:Tl na Wikipédia em inglês.

Copiar predefinições de uma wiki para outra

As predefinições usam frequentemente código CSS e outras predefinições. Por isso, os utilizadores têm frequentemente dificuldade em copiar uma predefinição de uma wiki para outra, porque estes elementos necessários estão em outras páginas. Os seguintes passos podem ajudar:

Código MediaWiki

Se tem permissões para importar páginas (especificamente, o privilégio importupload) na wiki de destino:

  1. Vá à página Special:Export da wiki de origem e exporte um ficheiro .xml com o histórico completo e todas as predefinições necessárias, como se segue:
    • Introduza o nome da predefinição na caixa de texto grande; por exemplo, «Template:Welcome». Tenha especial atenção nas letras maiúsculas e minúsculas e os caracteres especiais — se o nome da predefinição não estiver exatamente igual, a exportação poderá ocorrer mas o ficheiro .xml não conterá os dados esperados.
    • Marque a caixa "Incluir predefinições".
    • Desmarque a caixa "Incluir apenas a revisão atual, não o histórico inteiro".
    • Clique em Exportar.
  2. Vá à página Special:Import da wiki de destino e importe o arquivo .xml.

Se não tem permissões para importar páginas na wiki de destino:

  1. Vá à página da predefinição que pretende copiar, na wiki de origem. Vá à página de edição e copie todo o texto wiki
  2. Na wiki de destino, vá à pagina com o mesmo nome que a predefinição que copiou. Clique criar/editar e insira o texto wiki que copiou. No resumo de edição de cada predefinição, coloque um link para a página de origem, para fins de atribuição.
  3. De volta à wiki de origem, abaixo da caixa de edição, procure a lista «Predefinições usadas nesta página». Para cada predefinição listada, siga estas instruções. Adicionalmente, faça o mesmo para cada predefinição que seja usada por qualquer destas predefinições, e assim por diante.
  1. On the new wiki, go to the page with the same name as the template you copied. Hit create/edit and paste the wikitext you copied. In the edit summary of each template, link to the original page for attribution.
  1. Back in the original wiki at the edit window, below the edit box, look at the list of "Templates used on this page". For each template listed follow these instructions. Also do that for any template used by any of these templates, and so on.

Isto copia todo o código necessário e é suficiente para algumas predefinições. Observe que apenas os elementos da página analisados na renderização da página são exportados e, consequentemente, as subpáginas da documentação não são exportadas como parte desse processo. Se não funcionar, verifique se existem links vermelhos na secção «Páginas transcluídas na versão atual desta página:», abaixo da caixa de edição. Se existirem, repita os passos acima para estas também e também copie o código nos módulos.

Depois de importar, da outra wiki, a predefinição e todas as predefinições relacionadas com ela, edite-a para adequá-la à sua wiki. Por exemplo, para alterar um logótipo, ou para remover categorias redundantes ou links vermelhos.

Extensões

Uma extensão que é frequentemente usada nas predefinições é a extensão ParserFunctions. Visite a página Ajuda:Extensão:ParserFunctions e verifique se alguma das funções listadas nela são utilizadas nas predefinições que copiou. Se forem, tem de instalar a extensão Extensão:ParserFunctions . Para instalá-la, precisará de acesso de administrador de sistema ao servidor da sua instalação do MediaWiki.

Outra dependência que pode ser utilizada nas predefinições, especialmente as da Wikipédia, é Lua. Se tiver {{#invoke: }} no código do modelo é um bom sinal para este. Caso seja usado, você precisa instalar a extensão de Extensão:Scribunto e o acesso de administrador do sistema também é necessário. Veja essa página para mais instruções sobre como instalar e usar a extensão.

Código CSS e JavaScript

Para além do código do MediaWiki, muitas predefinições utilizam CSS e algumas dependem de JavaScript para funcionar adequadamente. Se as predefinições copiadas não tiverem o comportamento esperado, pode ser essa a causa. Para copiar o CSS e JavaScript necessários para a sua wiki, normalmente precisará de privilégios de administrador da wiki, porque terá de editar mensagens de sistema no espaço nominal «MediaWiki:».

  1. Procure utilizações de classes CSS (texto como class="xpto") no texto da predefinição. Se estas classes aparecerem na mensagem de sistema «MediaWiki:Common.css» ou «MediaWiki:Monobook.css» da wiki de origem, copie-as para a mensagem de sistema «MediaWiki:Common.css» da wiki de destino e verifique se a predefinição já funciona.
  2. Se a predefinição copiada continua a não funcionar como esperado, verifique se existe código em «MediaWiki:Common.js» ou «MediaWiki:Monobook.js» na wiki de origem. Se existir, pode tentar copiá-lo para «MediaWiki:Common.js» da wiki de destino. Normalmente, é boa ideia copiar código só de fontes idóneas, e examiná-lo para identificar e selecionar as partes que são relevantes. Poderá encontrar no código comentários que forneçam pistas para identificar a funcionalidade de cada parte.

Ver também

General template usage

  • w:Help:Template – a little more detail than here
  • m:Help:Template – contém um manual muito mais detalhado sobre o funcionamento exato das predefinições
  • m:Help:Advanced templates – descreve técnicas ainda mais avançadas, como chamadas de predefinições dinâmicas e nomes de parâmetros variáveis

Special constructs used in templates

Other relevant information

Links externos