Pacotes de software

This page is a translated version of the page Software bundles and the translation is 49% complete.
Outdated translations are marked like this.

A instalação manual do MediaWiki pode ser dolorosa e demorada, especialmente para usuários sem proficiência técnica. Alguns usuários acham mais fácil começar a usar o MediaWiki usando um pacote de software. Esses pacotes de software incluem alguma combinação de sistema operacional, pacote AMP, software MediaWiki, pacote de extensões e/ou pacote de modelos.

Atenção Atenção: Os pacotes de terceiros não são revisados pelos desenvolvedores principais e não há garantia de que funcionarão. Além disso, os pacotes podem conter versões mais antigas do MediaWiki, portanto, preste muita atenção às informações de compatibilidade para direções e extensões. A equipe de desenvolvimento do MediaWiki indica as comunidades e empresas individuais que mantêm esses pacotes para obter assistência na instalação, configuração ou uso desses pacotes de software.

Conjuntos MediaWiki (MediaWiki empacotado com AMP)

Use esta solução se você deseja que o MediaWiki seja instalado em seu disco rígido e executado de maneira convencional (como a maioria dos softwares de aplicação, mais ou menos)...

Um conjunto, abreviação de "conjunto de soluções", é um conjunto de software necessário que deve ser executado em conjunto para poder ser executado. O MediaWiki não pode ser executado sozinho e requer que vários outros programas sejam carregados antes de funcionar. Felizmente, conjuntos agrupados fáceis de instalar, que incluem o MediaWiki, estão disponíveis...

Abaixo estão pacotes AMP que incluem o MediaWiki, com os sistemas operacionais suportados especificados:

O conjunto MediaWiki Bitnami está disponível para Windows, Linux e OS X.

O pacote MediaWiki do Debian instalará o Apache, o MariaDB/MySQL e o PHP por padrão, permitindo mais customizações se você desejar.

O Meza é um programa de administração do MediaWiki que permite a fácil instalação e manutenção do Apache, do MariaDB, do PHP 7 e do MediaWiki, incluindo o Semantic MediaWiki, o Visual Editor, o Elasticsearch e muitas outras extensões.

Tudo que você precisa é de uma instalação mínima do RedHat/CentOS. Requer o VirtualBox para rodar usando o Vagrant.

Aparelhos de software MediaWiki

Um aparelho de software MediaWiki é um software AMP e MediaWiki pré-integrado em um sistema operacional suficiente. Ele permite que os usuários ignorem completamente a instalação manual do MediaWiki e suas dependências e, em vez disso, implantem um sistema autônomo e pronto para uso que requer pouca ou nenhuma configuração, especialmente em combinação com software de máquina virtual, como o VirtualBox ou o VMware.

Existem vários dispositivos de software MediaWiki de terceiros. Estes são pacotes de software LAMP (Linux + AMP) incluindo um servidor MediaWiki:

  • O Cloudron facilita a execução de aplicativos web em seu servidor e os mantém atualizados e seguros. O MediaWiki app instala o MediaWiki no Cloudron e pode ser configurado para ser uma wiki pública ou privada. A instalação pode ser testada na demo (nome de usuário: cloudron senha: cloudron)
  • TurnKey MediaWiki, baseado no Debian e inclui uma coleção pré-integrada de extensões populares.

Virtual machine-based

Container-based

See also: Docker
  • MediaWiki-Docker is the official development Docker environment for MediaWiki that is included in MediaWiki itself, starting with MediaWiki 1.35.
  • Canasta is a Docker-based stack comprising everything needed to run a full-featured MediaWiki stack.

It includes the Canasta Docker image, which runs MediaWiki and the Apache web server. It can be orchestrated via either Docker Compose or Kubernetes. It includes job queue runner, maintenance scripts runner, automated database backups, zero-config MySQL database, ImageMagick, FFmpeg, and transcoder. Canasta supports VisualEditor, CirrusSearch, and over 100 other extensions out-of-the-box.

Instalação automática

O site a seguir fornece um serviço gratuito que permite que o MediaWiki seja instalado, configurado e mantido usando as informações do FTP de um site.

Para aumentar a segurança, uma conta FTP separada e um banco de dados MySQL/MariaDB devem ser criados para uso com este serviço.

Pacotes de extensões

Estes são pacotes de várias extensões do MediaWiki, exigindo o software MediaWiki,o AMP e um sistema operacional:

Soluções corporativas MediaWiki

Essas são distribuições do MediaWiki personalizadas e pré-empacotadas para uso corporativo.

Nome Descrição Produtor
BlueSpice Uma distribuição gratuita do MediaWiki para uso corporativo, que é constantemente expandida e aprimorada. Serviço de nível pago disponível também. Hallo Welt!
Canasta A flexible and comprehensive Docker-based MediaWiki distribution. A consortium of MediaWiki consultants and hosting providers
semantic::core Distribuição MediaWiki de classe empresarial, incluindo o Semantic, o Visual Editor, o Elasticsearch e muitas outras extensões poderosas. gesinn.it GmbH & Co. KG.
semantic::apps Aplicativos plug-and-play Semantic MediaWiki para, por exemplo, processo de negócios, projeto ou gerenciamento de contatos. Disponível no local, como nuvem segura ou solução de hospedagem pública. gesinn.it GmbH & Co. KG.

See also