Manual:Instalando o MediaWiki

This page is a translated version of the page Manual:Installing MediaWiki and the translation is 100% complete.

Essa página encobre todos os passos para instalar e configurar manualmente o MediaWiki.

A instalação do MediaWiki requer familiaridade básica com web host. Será mais fácil se você já possuir alguma experiência com Apache (web server software), PHP e MySQL/MariaDB (database) Ajuda adicional disponível a partir de Project: Support desk

A seção Apêndices abaixo mostra algumas alternativas a instalação manual. Ela também fornece notas de instalação para configurações de sistema específicas.

Se você já instalou o MediaWiki, veja o Guia de Melhoramento.

Verificando os Requisitos de Instalação

Verifique se o seu sistema corresponde aos requisitos de instalação.

Certifique-se também de verificar as Notas de lançamento da versão do MediaWiki que você planeja instalar.

Baixar o software MediaWiki

Baixe o arquivo tar do MediaWiki da página oficial de baixar.

Geralmente, se estiver usando um ambiente de produção, você deseja executar a versão estável mais recente, que é MediaWiki 1.41.1.

Extraia o software MediaWiki

O arquivo baixado está no formato de arquivo .zip ou .tar.gz. Você precisa descompactar este arquivo antes de usá-los. Você pode descompactar o arquivo localmente (e depois carregá-lo via FTP para o servidor) ou diretamente no seu servidor.

No Windows, a descompactação pode ser feita com programas como 7-Zip (grátis), WinZip, WinRAR ou IZArc (grátis).

No Linux e Mac OS X, você pode descompactar o arquivo usando este comando: tar -xzvf mediawiki-*.tar.gz

Se você descompactar o arquivo sendo o usuário root/admin, você pode querer alterar a propriedade do arquivo posteriormente, dependendo da sua configuração. Em sistemas Linux, o comando usaria chown da seguinte forma: chown -R <new_owner_user> <mediawiki_folder> Mais informações: Manual:Segurança#Permissões de arquivos

Fazer upload de arquivos para seu sevidor

Se você ainda não carregou os arquivos para o seu servidor web (ou copiou, se o software do seu servidor web é executado localmente no seu localhost), faça-o agora.

É possível fazer o upload dos arquivos para o diretório de seu servidor web:

  1. copiando diretamente a pasta descompactada ou
  2. usando um cliente FTP como FileZilla (Windows, OSX e Linux) ou Cyberduck (Windows e OSX).
  3. usando software já fornecido pelo seu serviço de hospedagem, como o cPanel File Manager

Se sua ferramenta de carregamento tiver uma opção "alterar nomes de arquivo para minúsculas", então você deve desabilitar isso.

Se você usar o servidor web Apache HTTPD, o diretório correto será especificado em seu arquivo httpd.conf na diretiva DocumentRoot. Por padrão, isso é /var/www/ ou <pasta-do-apache>/htdocs.

A localização exata do arquivo httpd.conf de configurações e diretórios do servidor Apache depende do seu sistema operacional. No Debian e no Ubuntu, o arquivo de configurações e diretórios do servidor Apache é /etc/apache2/apache2.conf. No Red Hat e no Fedora, o arquivo é /etc/httpd/conf/httpd.conf.

Renomeie a pasta que subiu como você quiser que seja na URL. Se o seu servidor web estiver sendo executado como http://localhost, por exemplo, renomear para o diretório /w/ significaria que você acessaria sua wiki em http://localhost/w/index.php.

Não use /wiki/ se quiser configurá-lo como um URL curto após executar o script de instalação.

Definir o banco de dados

O script de instalação do MediaWiki solicitará um nome de banco de dados e um nome de usuário do banco de dados, para que o MediaWiki possa armazenar o conteúdo da wiki.

Se você já possui um servidor de banco de dados e sabe a senha do usuário "root" (admin), vá para a seção #Executar o script de instalação abaixo.

Se você não souber a senha do usuário root, por exemplo, se você estiver em um servidor hospedado, você terá que criar um novo banco de dados antes de executar o script de instalação do MediaWiki na próxima seção.

MariaDB/MySQL são os bancos de dados recomendados. PostgreSQL e SQLite têm suporte limitado e não devem ser usados a menos que haja uma razão para isso. Se não tiver certeza de qual banco de dados escolher, use MariaDB.

Após terminar a configuração do banco de dados, continue com #Executar o script de instalação abaixo.

SQLite

Nenhuma configuração adicional é necessária para SQLite se o módulo pdo-sqlite para PHP estiver instalado no sistema.

Na página de instalação do SQLite, escolha um nome de banco de dados (que pode ser qualquer coisa) e o diretório do banco de dados SQLite. Para o diretório da base de dados, o instalador tentará usar um subdiretório fora do document root, e irá criá-lo se necessário. Se este diretório não for seguro (por exemplo, puder ser lido via web), mude-o manualmente para evitar que fique acessível a todos na web.

MariaDB/MySQL

Crie o banco de dados MariaDB/MySQL e o usuário do banco de dados. Existem várias maneiras:

Os comandos a seguir criam um banco de dados chamado my_wiki, um usuário chamado wikiuser e definem permissões para o usuário nesse banco de dados.

CREATE DATABASE my_wiki;
CREATE USER 'wikiuser'@'localhost' IDENTIFIED BY 'database_password';
GRANT ALL PRIVILEGES ON my_wiki.* TO 'wikiuser'@'localhost' WITH GRANT OPTION;

Somente se o seu banco de dados não estiver sendo executado no mesmo servidor que o seu servidor web, você precisará fornecer o nome de host do servidor web apropriado (mediawiki.example.com no exemplo abaixo):

GRANT ALL PRIVILEGES ON my_wiki.* TO 'wikiuser'@'mediawiki.example.com' IDENTIFIED BY 'database_password';
  Atenção: MySQL/MariaDB registra todas as consultas em um arquivo de histórico. Incluirá a senha do banco de dados da conta do usuário. Se isso for do seu interesse, exclua e desative o arquivo .mysql_history após executar essas consultas seguindo a documentação do MySQL.

PostgreSQL

Se você estiver usando PostgreSQL, você precisará ter um banco de dados e um usuário criados para você ou fornecer o nome de um usuário PostgreSQL com privilégios de "superusuário" no formulário de configuração. Com frequência, este é o usuário do banco de dados chamado postgres

Os seguintes comandos em uma linha de comando Linux, como usuário postgres, criam um usuário de banco de dados chamado wikiuser, e um banco de dados chamado my_wiki de propriedade do usuário chamado wikiuser.

 createuser -S -D -R -P -E wikiuser (então insira a senha)
 createdb -O wikiuser my_wiki

ou como superusuário (que por padrão é postgres) execute os seguintes comandos no prompt da base de dados:

CREATE USER wikiuser WITH NOCREATEDB NOCREATEROLE NOSUPERUSER ENCRYPTED PASSWORD 'database_password';
CREATE DATABASE my_wiki WITH OWNER wikiuser;

Atenção para a lista de problemas conhecidos ao rodar o MediaWiki com PostgreSQL.

Executar o script de instalação

Em seguida, conclua a instalação do MediaWiki acessando a URL de instalação do MediaWiki em seu navegador: Siga as instruções em Manual:Comando de Configuração .

Configuração extra

Mantenha atualizado!

Uma vez instalado, tenha certeza de manter atualizado, e manter seu servidor seguro!

Inscreva-se na lista de anúncios de lançamentos do MediaWiki.

Anexos

Alternativas à instalação manual

A instalação manual costuma ser o método preferido porque dá ao usuário mais controle e informações sobre como sua wiki é instalada, facilitando a solução de problemas e a manutenção. Processos, pacotes, conjuntos e serviços automatizados vêm com suas próprias idiossincrasias.

Em vez de instalar o MediaWiki manualmente, as opções alternativas podem ser mais fáceis:

Ao criar uma conta root, use uma senha que você se lembrará.

Consulte também o comparison of distribution options

Instruções específicas do sistema

As páginas listadas em Manual:Ajuda específica do sistema operacional fornecem instruções de instalação mais detalhadas destinadas a sistemas específicos.

Entretanto, na maioria dos casos, estes documentos por sistema são menos conservados e nem sempre podem estar atualizados. Primeiro consulte Instalando o MediaWiki (esta página) antes de examinar a documentação de instalação por sistema.

Executando múltiplas wikis

Consultar Manual:FAQ#Instalação e configuração.

Importar uma base de dados wiki existente

Consultar Manual:FAQ#Instalação e configuração.

Ver também