Ajuda:Segurança/Arquivos PDF

This page is a translated version of the page Help:Security/PDF files and the translation is 100% complete.
PD Nota: Ao editar esta página, você concorda em publicar a sua contribuição no âmbito da licença CC0. Veja as páginas de ajuda do domínio público para mais informações. PD

O formato de arquivo PDF possui certos problemas de segurança e privacidade que você deve considerar antes de abrir esse tipo de arquivo. Arquivos PDF podem incluir características interativas complexas que podem fazer com que o software leitor de PDF conecte-se à Internet e revele o endereço IP e outras informações pessoais do usuário a terceiros. Um autor malicioso de um arquivo PDF pode usar esta funcionalidade para conectar localizações de rede a nomes de usuário de uma wiki ou violar a privacidade do leitor de outra maneira.

O formato PDF tem uma complexa estrutura interna que faz ser praticamente impossível detectar arquivos perigosos; deixa-se ao leitor consciente em relação à privacidade para tomar precauções. Se um arquivo PDF é capaz de expor informações privadas depende de sua escolha de software leitor de PDF. Em geral, leitores de PDF com menos funcionalidade são mais seguros; os leitores de PDF nativos incorporados aos navegadores Chrome e Firefox são a escolha mais segura.

Versões mais antigas do Adobe Acrobat e Adobe Reader, com suas configurações padrões, não são seguras. O Adobe Acrobat XI, DC e versões mais recentes requerem a autorização do usuário antes de se conectarem à Internet, a menos que ele tenha alterado manualmente as configurações de segurança do Acrobat.

Links úteis: