Help:Growth/Tools/Suggested edits/pt

This page is a translated version of the page Help:Growth/Tools/Suggested edits and the translation is 86% complete.
Outdated translations are marked like this.
Página Inicial da Wikipédia e feed de edições sugeridas

Obrigado por usar o feed de edições sugeridas e querer saber mais!

Edições sugeridas faz parte do projecto de "Terefas para novatos" da equipa de Crescimento da Wikimedia Foundation. Suggested edits are available at all Wikipedias.

This page reviews the suggested edits feature available on desktop browsers and mobile browsers. The Wikipedia Android app also offers suggested edits.

Objetivo das edições sugeridas

As sugestões de edições têm como objetivo ajudar novos editores em fazer as suas primeiras edições com sucesso. Pode ter edições específicas em mente que o trouxeram para a Wikipédia. Se esse é o caso, as sugestões de edição podem ensinar-lhe as técnicas que ajudarão a ter sucesso nas edições que quer fazer. If that's the case, suggested edits can teach you skills that will help you succeed on the edits you want to do. Ou pode querer editar, mas não sabe onde começar.

O feed mostra uma série de artigos que precisam de ser trabalhados, junto com o tipo de conserto que precisam (por exemplo, correcção gramatical ou adicional hiperligações) e quantas vezes ele são lidos. Clique no artigo para visitá-lo e começar a editar!

Como usar

Vídeo sobre como aceder à página inicial e usar o módulo de edições sugeridas

O feed de edições sugeridas está na sua página inicial. Se precisar de ajuda a ativar e encontrar a sua página inicial, carregue aqui. Siga as instruções nos botões e imagens para iniciar o feed de edições sugeridas. Uma vez iniciado, verá uma série de artigos que precisam de ser melhorados. Pode filtrar o feed por dificuldade e tema.

Dificuldade

 
Interesses selecionados (telemóvel)

Um dos menus no feed de edições sugeridas permite escolher o nível de dificuldade. Há muitas maneira de editar a Wikipédia, e o feed de edições sugeridas contem cinco tipos diferentes. Estão agrupadas em fáceis, médias e difíceis.

  • Fáceis
    • "Copyediting" é sobre fazer pequenas mudanças na maneira em que um artigo está escrito, e é uma maneira fácil de se habituar a editar a Wikipédia. Copyedits ajudam os artigos a ser mais profissionais e confiáveis.
    • "Adicional ligações" é a maneira mais fácil de editar. Ligações ajudam os leitores a navegar entre artigos mais rapidamente.
  • Médias
    • "Encontrar referências" usando livros, sites e jornais para validar o conteúdo da Wikipédia, e adicioná-las a artigos para que os leitores possam confiar que o que estão a ler é verdadeiro.
    • "Atualizar artigos" é necessário quando os artigos ficam ultrapassados à medida que o tempo passa e novos eventos ocorrem. Encontre e adicione a informação correta para que a Wikipédia contenha sempre a verdade atual.
    • Add an image suggests an image from other wikis that match the article topic. Newcomers have to check if the image is accurate, and write a caption. [This feature is a test at a few Wikipedias ]
  • Difíceis
    • "Expandir artigos" é necessário porque muitos artigos na Wikipédia só têm uma frase ou duas. Encontre mais informação e adicione-a para tornar o artigo mais completo.
    • "Criar um novo artigo" é uma das coisas mais difíceis de fazer na Wikipédia. Não recomendamos que novos utilizadores tentem isto como a sua primeira edição.

Temas

Pode filtrar o feed baseado nos seus interesses. Encontre artigos baseados em quatro temas: "Cultura", "História e Sociedade", "Ciência, Tecnologia e Matemática" e "Regiões". Escolha um ou vários temas que tenha interesse em editar!

[This feature is a test at a few Wikipedias (ar, bn, cs, es)] You can filter the topics in two ways: "Correspondência com pelo menos um tópico selecionado" or "Correspondência com todos os tópicos selecionados".

Edição

Esta é a parte mais importante! Quando vir um artigo que lhe interesse, clique para o visitar. Pode depois carregar em Editar (ou carregue no lápis de editar no telemóvel), e mude o artigo. O editor visual irá abrir, mesmo que antes tenha usado o editor de código. Isto porque os guias focam-se no uso do editor visual. Não precisa de trabalhar o artigo completo. Qualquer pequena mudança faz diferença. Any small change makes a difference. Corrija ortografia, adicione ligações ou referências — ou faça todas as coisas ao mesmo tempo.

 
Painel de ajuda com instruções

Quando estiver no artigo, irá receber indicações sobre onde editar e completar a edição com sucesso. Pode encontrar instruções no painel de ajuda na parte inferior direita do ecrã (ou em baixo no telemóvel).

As instruções estão divididas em passos simples com exemplos que podem ajudar a entender como realizar um certo tipo de tarefa.

Pode sempre minimizar e reabrir o painel para revisitá-lo sempre que quiser!

Pode depois publicar a sua edição, e trabalhar noutra coisa!

If you turn off the Help panel in the settings, then you will also lose hints for the Suggested edits.

Perguntas Mais Frequentes

Como é que os temas se aplicam a artigos?

Os temas são escolhidos para os artigos com base em aprendizagem automática. Previsões são normalmente correctas, mas nem sempre.

E se o feed não me mostrar nenhum artigo?

Se não estiver a ver artigos, pode tentar adicionar mais temas de interesse ou mais tipos de tarefas.

O que acontece depois de publicar as minhas edições?

Na maioria das línguas, a sua edição fica imediatamente visível na Internet! Em algumas outras línguas, a edição terá de ser aprovada por um editor experiente antes de outras pessoas a poderem ver.

Tenho que trabalhar um artigo inteiro?

Não. Pode só arranjar a parte que quiser, mesmo que seja apenas um pequeno erro ortográfico. Os leitores da Wikipédia valorizam todas as contribuições que faça.

Porque não posso escolher o tipo de tarefa "criar um novo artigo"?

Criar um novo artigo é uma das tarefas mais difíceis de fazer na Wikipédia, porque requer saber fazer muitas coisa na Wikipédia juntas. Recomendamos que primeiro aprenda a fazer edições mais simples antes de tentar escrever um artigo. É por isso que não está disponível como tarefa, mas isso podera ser possível no futuro.

E se precisar de mais ajudar?

Editar a Wikipédia não é sempre fácil, e outros voluntários podem ajudar! Uma maneira de pedir ajuda é através do seu tutor. Na sua página inicial, é-lhe designado um tutor, pode carregar no nome para fazer uma pergunta. Normalmente deve obter uma resposta num par de dias.

Como posso aprender mais sobre edições sugeridas e o projecto em geral?

Pode ler a página detalhada sobre o projecto e perguntar-nos sobre ele na página de comentários.

Instruções visuais

Versão desktop / computador


Versão móvel