Help:EditorVisual/Guia do Utilizador/Modelo de citação

This page is a translated version of the page Help:VisualEditor/User guide/Citation templates and the translation is 85% complete.
PD Nota: Quando modificais esta página, estais a aceitar que a vossa contribuição se publique no marco de CC0. Olhem Páginas de ajuda de domínio público para mais informação. PD

Esta página é um guia para colocar notas de rodapé (também chamadas de "citações","citações em linha" ou "referências") quando os modelos de citação locais estão configurados para o seu wiki, mas o serviço de citoid não está configurado para o seu wiki.

Barra de Ferramentas

A barra de ferramentas do editor visual aparece no topo do ecrã quando começa a editar.
 
menu Citar: O menu ou botão "Citar" é usado para adicionar notas de rodapé. Todos os projetos têm acesso à formatação de referência "Básica" e a capacidade de "Reutilizar" as citações aqui. Este menu também é um acesso rápido a modelos de citação local.

(Instruções para adicionar modelos de citação local ao menu Citar à sua wiki estão disponíveis por VisualEditor/Ferramenta de citação .)

 
Inserir: O menu "Inserir" pode ser diferente em alguns projetos. Existem duas opções úteis para citações:
  • O ícone "Predefinição" (uma peça do puzzle) permite-lhe inserir e editar modelos. Pode usar isto para criar uma citação, usando um modelo padrão, quando quiser que uma citação não esteja no rodapé.
  • O ícone "Lista de referências" (três livros) serve para especificar onde o leitor irá ver a lista de notas de rodapé na página. Geralmente, apenas é necessário fazer esta ação uma vez em cada página, caso a página já tenha notas de rodapé não precisa de clicar no ícone. Também pode definir o grupo de referências para exibir, usando a janela de diálogo.


Editar uma nota de rodapé existente

 
Para editar uma nota de rodapé existente, clique onde estiver no texto (geralmente estão entre parênteses retos com um número). Verá ou o ícone "Básica" (marcador) ou um ícone com o nome do modelo que foi utilizado para criar notas de rodapé. Ao clicar no botão "Editar" irá aparecer uma caixa de diálogo onde poderá editar a nota de rodapé.

 
Se estiver a editar uma nota de rodapé "Básica", clicar em "Editar" vai abrir a caixa de diálogo Referências e poderá editar o texto que está no rodapé. Editar este texto é semelhante a editar numa janela principal- pode formatar o texto, adicionar um link ou usar caracteres especiais.

A menos que tenha a certeza do que está a fazer, não use os menus "Citar" ou "Inserir" na caixa de diálogo Referências.


 
Se em vez do ícone "Básica" (marcador) aparecer um ícone para modelos padrão para citações quando clica na nota de rodapé, então clique em "Editar" para lhe direcionar para a mini caixa de diálogo de edição.

 
No mini modelo editor, os campos (modelo de parâmetros) que já tiverem conteúdo irão aparecer no início. While some recommended parameters will also be shown, not all of them are required. You can remove them from the main dialog by unchecking the checkbox in the sidebar. If a parameter’s checkbox is greyed out and not clickable, that field is required and can't be removed.

Para adicionar um campo totalmente novo, use o atalho de teclado Ctrl+⇧ Shift+D e então clique em "Adicionar parâmetro não documentado" no fim do mini-editor.


 
Clique em "Aplicar alterações" quando terminar.

Reutilizar uma nota de rodapé existente

 
Preferencialmente, cada frase ou parágrafo num artigo deveria ser apoiada por uma citação numa nota de rodapé. If you have some text that needs a citation (source) to support it, and the page already has a footnote that applies to (supports) that text, then you can re-use the existing citation, because one footnote can support multiple, different sentences or paragraphs.

Para reutilizar uma referência existente, posicione o seu cursor na parte do texto que deseja adicionar uma nota de rodapé. Then from the "Citar" dialog, click on the "Re-use" tab.

Então, procure na lista pela referência que gostaria de reutilizar e selecione-a. If there are many references, you can use the search box (labeled "Procurar nas citações atuais") to find only those references that include certain text.



Adicionar uma nova nota de rodapé

Usar um modelo de citação padrão para uma nova nota de rodapé

 
O botão "Citar" é usado para adicionar uma nova nota de rodapé (referência). First, place your cursor where you want to add a footnote, in the text. Then, click on the "Manual" tab. Then select a standard citation type in the dialog. If the citation type you want is not on the menu, select the "Básica" item. (Instructions for adding more citation templates to this menu, on your local wiki, are available at VisualEditor/Ferramenta de citação .)

 
Clicar num ícone de modelo de citação padrão como "Livro", levar-lhe-á até ao mini editor desse modelo. Enquanto que os campos mais comuns ( modelos de parâmetros) irão aparecer logo, nem todos são necessários. Campos obrigatórios estão marcados com um asterisco e com uma caixa de seleção cinzenta na barra lateral esquerda. Optional fields (blue checkbox) can be added and removed from the template by checking and unchecking them in the sidebar.

Para adicionar um campo completamente novo, use o atalho de teclado Ctrl+⇧ Shift+D e depois clique em "Add undocumented parameter" no fim do mini editor.

Clique em "Inserir" quando terminar.

Usar a citação "Básica" para uma nova nota de rodapé

 
Também pode escolher o objeto "Básica" do menu "Citar".

O "Básica" tem dois propósitos: pode criar uma nota que não usa qualquer modelo de citação ou pode criar uma nota usando um modelo de citação que não está no menu "Citar".


 
Aqui está um exemplo de como selecionar um objeto "Básica" e no Editor de Referências, adicionar texto, incluindo formatar sem necessidade de usar o modelo de citação.

Pode fazer a nova nota pertencer a um outro grupo sem ser o de referências gerais, embora isto não seja feito normalmente. Se tiver mais do que dois grupos de notas de rodapé, a ferramenta "Lista de referências" deve especificar o grupo de notas que irá exibir.


 
Na caixa de diálogo "Referências", pode obter um modelo de citação que não está (ainda) no menu "Citar". Na barra de ferramentas "Inserir", clique no ícone Predefinição (peça de puzzle).

 
A seguir, escreva o nome, ou parte dele, que quer usar no modelo de citação. Selecione-o, clique em "Adicionar modelo" e edite-o como faria com qualquer outro modelo. (Ver secção abaixoEditar modelos, caso necessite mais informação sobre os modelos).

Quando terminar de editar o modelo, clique em "Inserir" para voltar ao editor de referências e "Inserir" outra vez para voltar à página que estava a editar.


Adicionar uma citação sem ser como nota de rodapé

Como criar uma lista de ==Leitura adicional== usando Inserir > Modelo > Citar livro (etc.)

 
Pode adicionar modelos de citação diretamente no seu artigo sem colocar em notas de rodapé ou usando o editor de referências básicas. A partir do menu "Inserir", clique no ícone "Predefinição" (peça do puzzle).

 
Seguidamente, escreva o nome, ou parte dele, que deseja usar no modelo de citação. Selecione-o, clique em "Adicionar modelo" e edite-o como faria com qualquer modelo. (Ver secção Editar modelos no Guia do Utilizador caso necessite de mais informações sobre os modelos).

Quando terminar de editar o modelo, clique em "Inserir" para voltar ao editor de referências e "Inserir" outra vez para voltar à página que estava a editar.