Ajuda:Extensão:TemplateWizard

This page is a translated version of the page Help:Extension:TemplateWizard and the translation is 100% complete.

O que é o TemplateWizard?

TemplateWizard é uma extensão MediaWiki extension que fornece uma janela popup para a WikiEditor barra de ferramentas WikiEditor capaz de inserir modelos no Wikitexto .

Como eu uso o TemplateWizard?

  • Para usar o TemplateWizard, abra uma página da Wikipédia para edição usando o editor do Wikitext (exceto o editor do Wikitext de 2017)
  • Coloque o cursor no local em que pretende que o modelo seja inserido. Depois clique "puzzle icon"   na barra de ferramentas -  
  • Uma janela de diálogo irá aparecer

Como eu encontro um template?

  • Comece digitando o nome do template, e ser-lhe-á apresentado uma lista de templates para escolher.

 

  • Nota: Apenas os modelos que têm TemplateData possuem descrições. É encorajado a acrescentar TemplateData aos templates.
  • Quando encontrar o modelo que procura, clique sobre ele (ou navegue até ele com as teclas do teclado) e aperte ↵ Enter. Isto irá levá-lo ao formulário.

Como eu adiciono informações no meu template escolhido?

  • A barra superior que agora aparece contém o título do modelo, descrição, um link   para a página do template, e um botão para fechar   o formulário do modelo e voltar à pesquisa.
  • A lista de parâmetros do lado esquerdo está dividida em até três partes para os parâmetros necessários, sugeridos, e opcionais. Esta área tem também um botão na parte inferior com o qual se pode adicionar ou remover todos os campos não obrigatórios de uma só vez. Note-se que alguns modelos não têm parâmetros e, nestes casos, nada será listado aqui. "Ao clicar num parâmetro do modelo, este é adicionado ao lado direito".
  • O formulário do lado direito contém os campos de entrada de dados reais nos quais se colocam os valores que serão adicionados ao wikitext. Apenas os parâmetros que estão aqui listados serão inseridos na área de edição (incluindo os que não contêm qualquer valor, uma vez que os modelos podem tratar isto de forma diferente do parâmetro que não está presente).
  • Você pode clicar nos ícones de informação acima dos campos modelo para ler mais informações sobre eles.

 

  • O TemplateWizard funciona mais eficazmente com modelos que têm TemplateData definidos: ou seja, os seus parâmetros foram documentados de forma detalhada e estruturada, incluindo valores padrão, etc. (informação sobre como o fazer encontra-se nas páginas de ajuda TemplateData help pages). Também é capaz de funcionar sem definições de TemplateData, embora com algumas funcionalidades reduzidas. Estes dois modos são descritos nas duas seções seguintes.
  •  
    Apenas os campos obrigatórios são adicionados por padrão
  •  
    Popups para o campo de informações
  •  
    Auto-complete para página de nomes na Wikipedia
  •  
    Auto-complete para arquivos Commons (Comuns)
  •  
    Entradas de campos personalizados para datas, campos de texto de longos, números etc.

Usando o TemplateWizard com TemplateData

Existem sete diferentes tipos de campo utilizados no TemplateWizard, com base no tipo de parâmetro definido no TemplateData.

Name[fn 1] Type[fn 2] Campo usado Notas
1. Número number NumberInputWidget
2. Data date DateInputWidget
3. Usuário wiki-user-name UserInputWidget
4. Página wiki-page-name TitleInputWidget Para qualquer nome de página (incluindo arquivos).
5. Arquivo wiki-file-name TitleInputWidget Limitado a títulos no espaço de nomes de Ficheiros, e exibido com imagens em miniatura.
6. Template wiki-template-name TitleInputWidget Limitado a títulos no espaço de nomes do Template.
7. "Anything else" (Algo mais) TextInputWidget Todos os outros tipos serão exibidos como entradas de texto padrão, e aceitarão qualquer texto.
  1. O nome usado no formulário TemplateData.
  2. O tipo usado no TemplateData JSON.

O próprio TemplateData suporta mais tipos de campos do que os acima listados. Alguns destes podem ser adicionados em tarefa T200664.

Usando o TemplateWizard sem TemplateData

Se um modelo não tiver qualquer TemplateData, então será feita uma tentativa de adivinhar os nomes dos seus parâmetros, e estes serão apresentados como campos de formulário de entrada de texto padrão com etiquetas tal como são supostos.

Note que é provável que haja parâmetros duplicados, depreciados ou em falta nesta lista, porque os autores de modelos farão coisas como as seguintes para permitir diferentes formas de nome de parâmetros: {{{full name|{{{Full Name}}}}}} (note a diferença nas letras - maiúsculas e minúsculas). É comum haver uma forma preferida para um parâmetro, e isto só pode ser encontrado visualizando a documentação do modelo (e, enquanto lá estiver, é recomendado acrescentar o TemplateData, para que outras pessoas não fiquem confusas no futuro!).

Como eu insiro o template?

Quando tiver adicionado todos os parâmetros desejados ao formulário do modelo e lhes tiver dado os seus valores (incluindo nenhum valor se precisar de um parâmetro vazio), clique no botão 'SUbmit' ("sumbeter") no canto superior direito da janela de diálogo e o wikitext do modelo será inserido na localização atual do cursor na caixa de edição da página principal.

O texto do modelo será inserido de acordo com o format definido no TemplateData; se nenhum for definido, então será utilizado o formato 'inline'. Não é possível ter um formato personalizado diferente para um modelo (mas é claro que o modelo wikitext pode sempre ser editado após a inserção).

Veja também