Help:Cite

This page is a translated version of the page Help:Cite and the translation is 88% complete.
Other languages:
Bahasa Indonesia • ‎Deutsch • ‎English • ‎Tagalog • ‎Türkçe • ‎français • ‎italiano • ‎lietuvių • ‎oʻzbekcha • ‎polski • ‎português • ‎português do Brasil • ‎svenska • ‎русский • ‎עברית • ‎العربية • ‎سنڌي • ‎മലയാളം • ‎中文 • ‎日本語 • ‎한국어

Cite torna possível a adição de notas de rodapé em uma página.

Veja Extensão:Cite para detalhes técnicos.

Uso

O conceito básico da tag <ref> é que ela insere o texto delimitado pelas tags ref como uma nota de rodapé em uma seção designada, que você indica com a tag placeholder <references />. Este formato não pode ser usado de forma intercambiável com o formato mais antigo - você deve escolher um ou outro.

Tags adicionais de espaço reservado <references /> podem ser inseridas no texto, e todas as tags <ref> até aquele ponto, naquele grupo, serão inseridas lá.

Se você se esquecer de incluir <references /> no artigo, as notas de rodapé não irão desaparecer, mas as referências serão exibidas no final da página.

Esta página em si usa notas de rodapé, como a que está no final desta frase.[note 1] Se você veja o código-fonte desta página clicando em "Editar esta página", você pode ver um exemplo prático de notas de rodapé.

Wikitexto Renderização
O Sol é muito grande.<ref>E. Miller, ''The Sun'', (New York: Academic Press, 2005), 23–25.</ref> A Lua, entretanto, não é tão grande.<ref>R. Smith, "Size of the Moon", ''Scientific American'', 46 (April 1978): 44–46.</ref>

==Notas==
<references />

O Sol é muito grande.[1] A Lua, entretanto, não é tão grande.[2]

Notas
  1. E. Miller, The Sun, (New York: Academic Press, 2005), 23–25.
  2. R. Smith, "Size of the Moon", Scientific American, 46 (April 1978): 44–46.

Vários usos da mesma nota de rodapé

Para dar a uma nota de rodapé um identificador exclusivo, use <ref name="name">. Você pode então referir-se à mesma nota de rodapé novamente usando uma tag ref com o mesmo nome. O texto dentro da segunda tag não importa, porque o texto já existe na primeira referência. Você pode copiar a nota de rodapé inteira ou usar uma tag ref vazia terminada que se parece com isto: <ref name="name" />.

No exemplo a seguir, a mesma fonte é citada três vezes.

Wikitexto Resultado
Este é um exemplo de várias referências à mesma nota de rodapé.<ref name="multiple">Lembre-se de que quando você se refere à mesma nota de rodapé várias vezes, o texto da primeira referência é usado.</ref>

Essas referências são particularmente úteis ao citar fontes, se declarações diferentes vierem da mesma fonte.<ref name="multiple" /> Qualquer tag reutilizada não deve conter conteúdo extra, o que gerará um erro. Use apenas tags vazias nesta função.

Uma maneira concisa de fazer várias referências é usar tags ref vazias, que têm uma barra no final.
Embora isso possa reduzir o trabalho redundante, esteja ciente de que se um futuro editor remover a primeira referência, isso resultará na perda de todas as referências usando as tags ref vazias.<ref name="multiple" />

==Notas==
<references />

Este é um exemplo de várias referências à mesma nota de rodapé.[1]

Essas referências são particularmente úteis ao citar fontes, se declarações diferentes vierem da mesma fonte.[1] Qualquer tag reutilizada não deve conter conteúdo extra, o que gerará um erro. Use apenas tags vazias nesta função.

Uma maneira concisa de fazer várias referências é usar tags ref vazias, que têm uma barra no final. Embora isso possa reduzir o trabalho redundante, esteja ciente de que se um futuro editor remover a primeira referência, isso resultará na perda de todas as referências usando as tags ref vazias.[1]

Notas
  1. 1.0 1.1 1.2 Lembre-se de que quando você se refere à mesma nota de rodapé várias vezes, o texto da primeira referência é usado.
Observe que os identificadores usados no atributo name requerem caracteres alfabéticos; basear-se apenas em números gerará uma mensagem de erro. As aspas são opcionais, a menos que o nome inclua um espaço, pontuação ou outra marca. Recomenda-se que os nomes sejam mantidos simples e restritos ao conjunto de caracteres ASCII.

A tag <references />

A tag <references /> insere o texto de todas as citações que foram definidas nas tags <ref> até aquele ponto na página. Por exemplo, com base nas citações acima, deve haver referência para o grupo note.

Wikitexto Resultado
<references group="note"/>
  1. Esta nota de rodapé é usada como um exemplo na seção "Como usar".

A lista de referências pode ter uma largura responsiva (exibindo em alguns casos as referências em várias colunas). Nesse caso, o atributo responsive é usado para configurar esse comportamento. Em wikis com a configuração padrão, isso acontecerá em todas as páginas; em outros, você precisa ativá-lo.

Em algumas edições linguísticas da Wikipedia, longas listas de referência podem ser colocadas usando o modelo {{Reflist}}, que incorpora <references />. Ele fornece um parâmetro opcional para exibir a lista de referência em várias colunas. Por exemplo, as Wikipédias em hindi e interlíngua usam o seletor CSS references-small para tornar o texto de referência menor do que o texto normal.

O uso de modelos dessa forma é fortemente desencorajado, por motivos de compatibilidade, desempenho e funcionalidade.

Se uma página incluir mais de uma lista <references />, cada lista incluirá as marcas <ref> definidas após a lista de referências anterior. Se essas listas de referências forem produzidas por modelos, cada um listará as tags ref definidas antes da primeira lista de referências e haverá uma mensagem de erro informando que há uma tag ref, mas não uma lista de referências.

Referências agrupadas

Isso pode ser desabilitado por $wgAllowCiteGroups = false; se desejado.

O exemplo a seguir gera listas de referência separadas para citações e notas de rodapé diversas:

Wikitexto Resultado
De acordo com os cientistas, o Sol é muito grande.<ref>E. Miller, ''The Sun'', (New York: Academic Press, 2005), 23–25.</ref> Na verdade, é muito grande.<ref group="footnotes"> Acredite em sua palavra. Não olhe diretamente para o sol!</ref>

==Notas==
<references group="footnotes" />

==Referências==
<references />
De acordo com os cientistas, o Sol é muito grande.[1] Na verdade, é muito grande.[footnotes 1]
Notas
  1. Acredite em sua palavra. Não olhe diretamente para o sol!
Referências
  1. E. Miller, The Sun, (New York: Academic Press, 2005), 23–25.

O grupo anônimo funciona como antes, enquanto as referências destinadas ao grupo nomeado só aparecerão no elemento <references /> designado.

Observe que os identificadores usados no atributo group requerem caracteres alfabéticos; basear-se apenas em números gerará uma mensagem de erro.eres ASCII. As aspas são opcionais, a menos que o nome inclua um espaço, pontuação ou outra marca. Recomenda-se que os nomes sejam mantidos simples e restritos ao conjunto de caract.

The rendering of a given group can be customized across the wiki by creating MediaWiki:Cite_link_label_group-name and listing the used signs in the order they appear, separated by spaces or newlines.

For example, if MediaWiki:Cite_link_label_group-lower-alpha is created with the content
a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
then the first <ref group="lower-alpha">...</ref> renders [a], the second one renders [b], and so on, the 26th renders [z].

It is an error to use more footnotes in a custom-rendered group than the number of signs defined, so the 27th footnote in this group causes an error.

The following group names are often defined as custom groups by the following messages respectively:

group name message
upper-alpha MediaWiki:Cite link label group-upper-alpha
lower-alpha MediaWiki:Cite link label group-lower-alpha
upper-roman MediaWiki:Cite link label group-upper-roman
lower-roman MediaWiki:Cite link label group-lower-roman
lower-greek MediaWiki:Cite link label group-lower-greek
The cite link label group pages are not created by default. If a wiki does not configure them, markup such as <ref group="lower-alpha">...</ref> will render as lower-alpha 1.

Citando diferentes partes da mesma fonte

Quando várias partes da mesma obra são usadas como referências em um artigo, você pode agrupá-las na seção de referência. Isso dá aos leitores uma maneira de identificar quais referências se originam da mesma fonte. Também permite que você cite diferentes partes da mesma fonte sem repetir a fonte inteira todas as vezes.

Wikitexto Resultado
De acordo com os cientistas, o Sol é muito grande.<ref name="Miller">E. Miller, ''The Sun'', (New York: Academic Press, 2005).</ref> Na verdade, é muito grande.<ref extends="Miller">p. 123</ref> Acredite na palavra deles. Não olhe diretamente para o sol!<ref extends="Miller">p. 42</ref>

== Referências ==
<references />
De acordo com os cientistas, o Sol é muito grande.[1] Na verdade, é muito grande.[1.1] Acredite na palavra deles. Não olhe diretamente para o sol![1.2]
Referências

1. E. Miller, The Sun, (New York: Academic Press, 2005)
   1.1 ↑ p. 123
   1.2 ↑ p. 42

Observe que esse recurso ainda não funciona em wikis fora do cluster beta, por isso o exemplo acima é uma simulação. Você pode acompanhar a atualização do projeto em m:WMDE Technical Wishes/Book referencing.

Separando referências do texto

As referências no texto facilitam a cópia do texto para outra página; por outro lado, dificultam a leitura. Referências contendo muitos dados, citações ou modelos de citação elaborados podem constituir uma fração significativamente maior da fonte do que o texto que será realmente visível. Para evitar isso, as versões recentes da extensão permitem mover algumas ou todas as referências para a seção <references />, para o lugar onde elas realmente aparecerão para o leitor.

Wikitexto Resultado
De acordo com os cientistas, o Sol é muito grande.<ref name="miller" /> A Lua, entretanto, não é tão grande.<ref name="smith" />

== Notas ==
<references>
<ref name="miller">E. Miller, ''The Sun'', (New York: Academic Press, 2005).</ref>
<ref name="smith">R. Smith, "Size of the Moon", ''Scientific American'', 46 (April 1978): 44–46.</ref>
</references>

De acordo com os cientistas, o Sol é muito grande.[1] A Lua, entretanto, não é tão grande.[2]

Notas
  1. E. Miller, The Sun, (New York: Academic Press, 2005), 23–25.
  2. R. Smith, "Size of the Moon", Scientific American, 46 (April 1978): 44–46.

Portanto, o código acima terá a mesma saída que o primeiro exemplo acima, embora a numeração e a ordem das referências não sejam em geral as mesmas.

Funções de substituição e analisador integrado

Uma vez que a tag <ref> de Cite é analisada antes das funções de análise sintática do MediaWiki (por exemplo, {{#ifexpr:…}}) ou variáveis (por exemplo, {{PAGENAME}}) ou antes de subst:, elas não funcionarão dentro das referências de citação. Em vez disso, você deve usar a palavra mágica {{#tag:…}}.

Wikitexto Resultado
Foo<ref>Isso não está funcionando, veja {{cite journal|url=https://www.google.com |author= |date= |accessdate={{subst:#time:Y-m-d|now}}|title=Search}}</ref> bar baz…
Foo{{#tag:ref|Considerando que isso faz, veja {{cite journal|url=https://www.google.com |author= |date= |accessdate={{subst:#time:Y-m-d|now}}|title=Search}}}} bar baz…
<references />

FooCite error: Closing </ref> missing for <ref> tag bar baz… Foo[1] bar baz…</ref> bar baz… Foo[2] bar baz…

  1. Considerando que isso faz, veja
    "Search"
    . Retrieved on $t2.
     
  2. Considerando que isso faz, veja
    "Search"
    . Retrieved on 2021-03-11.
     

Adicionando um cabeçalho automático antes da lista de referências

Até o MediaWiki 1.28, pode-se usar a mensagem do sistema MediaWiki:Cite references prefix para definir um título em todo o wiki que seria inserido automaticamente antes de cada lista de referências. No MediaWiki 1.29, esta mensagem do sistema foi removida. Uma maneira hacky de inserir um título agora é adicionar o seguinte código ao MediaWiki:Common.js:

$(document).ready(function(){
    $('.mw-references-wrap').before('<h2>Referências</h2>');
});

Se você só precisa de um título de "texto" (sem link ou outros elementos ativos), você pode adicionar o seguinte a MediaWiki:Common.css (Chrome 4, IE9, FF 3.5, Safari 3.1, Opera 7):

.mw-references-wrap::before {
  content: "Blue references";
  color: #0645ad;
  text-decoration: none;
  background: none;
  font-style: italic;
  font-size: 100%;
  font-weight: bold;
  line-height: 1.6;
  direction: ltr;
  font-family: sans-serif;
}

Mesclando dois textos em uma única referência

Um problema típico do Wikisource são as referências que abrangem várias páginas do material fonte. Eles podem ser mesclados usando uma tag <ref name="name"> para a primeira parte da referência e marcando as seguintes partes com uma tag <ref follow="name"> usando o mesmo nome.

Exemplo:

Wikitexto Resultado
Este é um exemplo de fusão de vários textos na mesma nota de rodapé.<ref name="main">Lembre-se de que todos os textos serão incluídos na referência que contém o atributo name="…".</ref>

<ref follow="main">Simplesmente inclua o texto adicional em uma tag com o atributo &lt;ref follow="…">, correspondendo ao nome do primeiro ref.</ref>

== Referências ==
<references/>

Este é um exemplo de fusão de vários textos na mesma nota de rodapé.[1]


Referências

  1. Lembre-se de que todos os textos serão incluídos na referência que contém o atributo name="…". Simplesmente inclua o texto adicional em uma tag com o atributo <ref follow="…">, correspondendo ao nome do primeiro ref.

Ao usar essa sintaxe, certifique-se de que a parte "follow" da nota de rodapé seja incluída na mesma página que a primeira parte da referência. Observe que os nomes de referência não podem começar com um número, portanto, sempre inclua algum texto como <ref name="p32"> e <ref follow="p32">.

Personalização

O formato da saída de <ref> e <references> é quase completamente personalizável através do MediaWiki messages, que pode ser modificado, por exemplo, através do namespace do MediaWiki dependendo da configuração do wiki.

Para obter uma lista de mensagens que controlam a saída das referências <ref> e <references> e os valores, se houver, que são passados para elas ($1, $2, $3 ...), consulte uma lista atualizada de os valores padrão que podem ser obtidos diretamente no MediaWiki.

Incomplete list
  • cite_reference_link_key_with_num
    1. key
    2. num
  • cite_reference_link_prefix
  • cite_reference_link_suffix
  • cite_references_link_prefix
  • cite_references_link_suffix
  • cite_reference_link
    1. ref ID
    2. backlink ID
    3. count to display
  • cite_references_link_one
    • Used to format the source list that <references /> outputs, it configures 3 things: the backlink ID, the ref ID, and text of note.
    1. backlink IDUsed for creating the number order of the source list.
    2. ref IDUsed to link back to the actual reference in the text, this is where you can configure the ^'’' symbol.
    3. text of notetext used above describing the source info
  • cite_references_link_many
    1. backlink ID
    2. list of links
    3. text of note
  • cite_references_link_many_format
    1. ref ID
    2. numeric value to use as a backlink
    3. custom value (as defined in cite_references_link_many_format_backlink_labels to use as a backlink)
  • cite_references_link_many_format_backlink_labels
  • cite_references_link_many_sep
  • cite_references_link_many_and
  • cite_references_suffix

Defina as referências para usar ^ e letras

Para substituir o uparrow padrão (↑) pelo acento circunflexo (^), modifique sa seguintes mensagens do sistema. Todas essas páginas podem ser encontradas em Special:AllMessages.

MediaWiki:Cite references link one
De Para
<li id="$1"$4><span class="mw-cite-backlink">[[#$2|↑]]</span> $3</li>
<li id="$1"$4><span class="mw-cite-backlink">[[#$2|^]]</span> $3</li>
MediaWiki:Cite references link many
De Para
<li id="$1"$4><span class="mw-cite-backlink">↑ $2</span> $3</li>
<li id="$1"$4><span class="mw-cite-backlink">^ $2</span> $3</li>
MediaWiki:Cite references link many format

Substituir $2 por $3 muda os links de 1.0, 1.1, 1.2 para a, b, c etc ...

De Para
<sup>[[#$1|$2]]</sup>
<sup>[[#$1|$3]]</sup>

Pesquisar essas páginas pela primeira vez resultará em nenhuma correspondência. Basta clicar em "Criar esta página" para editar o código. As alterações não serão exibidas até que uma página com referências seja reconstruída.

Definir referência e destaque do número de referência

Começando com MediaWiki 1.26 , os seletores para realce agora estão incorporados em Cite/modules/ext.cite.css. Portanto, o código CSS abaixo não precisa mais ser adicionado manualmente.

Adicione o seguinte código à página MediaWiki:Common.css.

/* make the Cite extension list of references look smaller and highlight clicked reference in blue */
ol.references { font-size: 90%; }
ol.references li:target { background-color: #ddeeff; }
sup.reference:target { background-color: #ddeeff; }

Referências quebradas

Se as tags <ref> ou <references /> forem usadas incorretamente, a extensão Cite adicionará uma mensagem de erro à página e adicionará a categoria "Páginas com erros de referência". Essas mensagens de erro aparecerão no idioma da interface do usuário, no conteúdo do artigo ou na seção Referências. Por exemplo:

Wikitexto Resultado
Este é um exemplo de mensagem de erro de referências.<ref broken>Texto pretendido.</ref>

== Notas ==
<references />

Este é um exemplo de mensagem de erro de referências.Cite error: Invalid <ref> tag; invalid names, e.g. too many

Notas

Veja a especificação para representação de erro de Cite de Parsoid.

Veja também