Consulta de páginas de discussão 2019/Comunicação/Anúncio

This page is a translated version of the page Talk pages consultation 2019/Communication/Announce/Phase 1 and the translation is 96% complete.
Outdated translations are marked like this.

Verifique os grupos de participantes existentes. Crie seu grupo de participantes. Como se comunica teu grupo?

Conte-nos como dialogar na wiki

 

A Fundação Wikimedia está planejando uma consulta global sobre comunicação, com objetivo de reunir os colaboradores para melhorar as ferramentas de comunicação.

Queremos que todos os colaboradores debatam sobre as wikis, independente de sua experiência, habilidades ou dispositivos.

Estamos à procura de informações do maior número possível da comunidade Wikimedia. Incluindo todos os projetos, todos os idiomas e todas as perspectivas.

Estamos atualmente planejando a consulta, por isso precisamos da sua ajuda.

Precisamos de voluntários para ajudar a dialogar com as suas comunidades ou grupos de utilizadores.

Pode ajudar iniciando uma discussão sobre este tema na wiki que você colabora (no seu idioma). Veja o que deve fazer:

  1. Primeiro, inscreva o seu grupo aqui.
  2. Em seguida, crie uma página (ou uma seção em uma esplanada, ou um tópico em uma lista de email - onde for mais apropriado para o seu grupo) para recolher informações dadas por outras pessoas. Esta não é uma votação ou tomada de decisão: estamos apenas recolhendo comentários.  
  3. Pergunte em seguida o que a comunidade pensa sobre os processos de comunicação. Queremos relatos ou comentários sobre o modo como se comunicam dentro e fora da wiki. Considere, por favor, fazer estas cinco perguntas:
    1. Quando quer discutir um tópico com a sua comunidade, que ferramentas funcionam para si, e que problemas impedem a discussão?
    2. Como os recém-chegados usam as páginas de discussão e o que os impede de usá-las?
    3. Com que dificuldades relativas a páginas de discussão se depara a sua comunidade ?
    4. O que gostaria de poder fazer nas páginas de discussão, mas não pode devido às limitações técnicas?
    5. Quais são os aspectos importantes de uma "discussão na wiki"?
  4. Finalmente, por favor, vá a Consulta de páginas de discussão 2019 em Mediawiki.org e informe-nos sobre o que aprendeu com o seu grupo. Por favor inclua ligações para discussões que sejam públicas.

Pode também ajudar a criar a lista das várias maneiras diferentes que as pessoas falam umas com as outras.

  • Nem todos os grupos activos em wikis ou em torno de wikis usam a mesma maneira de discutir as coisas: pode acontecer na wiki, em redes sociais, através de ferramentas externas... Diga-nos como o seu grupo se comunica.

Pode ler mais sobre o processo global em mediawiki.org. Caso tenha dúvidas ou ideias, pode deixar comentários sobre o processo de consulta na língua que desejar.

Obrigado! Estamos ansiosos para conversar com você.