Manual:Script de configuração

This page is a translated version of the page Manual:Config script and the translation is 100% complete.
Other languages:
Deutsch • ‎English • ‎dansk • ‎español • ‎français • ‎italiano • ‎polski • ‎português do Brasil • ‎čeština • ‎русский • ‎বাংলা • ‎中文 • ‎日本語 • ‎한국어


The 1.13alpha Config script

Depois de ter carregado/instalado o MediaWiki no servidor web, a primeira coisa que você precisa fazer é completar a configuração básica, executando o script de configuração fornecido. Este script permite que você passe ao MediaWiki as informações necessárias a fim de obter o wiki instalado e funcionando.

Abrindo o formulário de instalação do MediaWiki

Nos exemplos a seguir, supõe-se que o seu site esteja localizado em http://www.example.com/ que fica fisicamente situado em seu servidor no endereço /home/example/web. Você precisará ajustar os exemplos para serem usados nos locais apropriados, de acordo com sua situação.

  1. Use seu navegador para ir até a página wiki principal. Este é o arquivo index.php que fica dentro da pasta acessível via web que você instalou no MediaWiki, e é tipicamente /w/index.php (por exemplo, http://www.example.com/w/index.php, supondo que você instalou o MediaWiki em /home/example/web/w). (Você não deve ter usado /wiki/ se você quiser usar Short URL).
  2. Você verá a versão do MediaWiki instalado e um link que diz "Por favor configure a wiki primeiro." Clique no link para iniciar o script de configuração. Para referência (caso você queira ir lá diretamente), ele fica situado dentro do diretório mw-config (então, usando o exemplo acima, você iria para http://www.example.com/w/mw-config/index.php).
    • O diretório do instalador era chamado de config antes da versão 1.17.
  3. Se o script encontrar qualquer erro de configuração ele não lhe permitirá continuar. Localize abaixo os detalhes das mensagens de erro que você pode encontrar, e o que deve ser feito.
  4. Se todos os testes forem concluídos, será apresentado um formulário para preencher as informações que o MediaWiki necessita.

Usando o script de configuração

Siga as instruções no formulário para preencher as entradas exigidas (recorra à tabela seguinte se você estiver incerto sobre o que inserir) e depois disso clique no botão "Instalar o MediaWiki!". Agora o script instalará as tabelas ou criará o banco de dados e criará um arquivo de configuração.

Depois que o script de instalação tenha encerrado sua execução com sucesso, um arquivo chamado LocalSettings.php será criado no diretório mw-config (config nas versões mais antigas). Este arquivo contém todas informações necessárias para que o MediaWiki rode. Como ele armazena a senha do usuário em formato texto, é fortemente sugerido que você cria uma conta de base de dados específica pra o wiki (ou seja, não root). (Consulte Usuário de base de dados na tabela abaixo)

  1. Mova este arquivo para o diretório principal do wiki (se você instalou o MediaWiki em /home/example/web/w, mova para lá)
  2. Defina as permissões mais rigorosas no arquivo LocalSettings.php
  3. Defina o chmod 600 e o chown <webserver owner> (O proprietário lê e escreve, nenhuma outra permissão)

Uma vez que você tenha feito tudo o que foi dito anteriormente, sua wiki deve estar pronta para uso. Navegue para endereço que você instalou (em nosso exemplo http://www.example.com/w/index.php) e comece a editar!

Campo Explicação
Nome wiki O nome da wiki. Será exibido como o título principal para as meta-páginas, assim como em toda a interface em si. Ele não pode conter o termo "MediaWiki" ou o símbolo "#". Uma palavra curta, sem pontuação é preferível.
E-mail de contato Este é o endereço administrativo de e-mail principal para o wiki, e geralmente aparece como admin@localhost. Ele será exibido em algumas mensagens de erro e de todas as notificações de e-mail.
Idioma Este menu drop-down define o idioma para a interface wiki. Esteja ciente de que nem todas as localizações estão completas. O Unicode (UTF-8) é o conjunto de caracteres padrão para todas as opções.
Direitos autorais e Licenças Três escolhas estão disponíveis:

Sem metadados de licença (não recomendado para wikis públicas)

GNU Free Documentation License

Creative Commons Attribution Share Alike

Destas, apenas a licença Creative Commons Attribution Share-Alike é compatível com a Wikipédia em ambas as direções, e Attribution em uma direção.

Nome de usuário administrador e senha Crie um nome de usuário e senha. Os administradores têm a capacidade de bloquear os usuários de editar e realizar manutenções de rotina na wiki.
Cache de objeto Duas opções estão disponíveis:

Sem cache

Memcached

O Memcached proporcionará um aumento de desempenho. Forneça os endereços e portas do servidor no campo fornecido, separadas por uma vírgula. O MediaWiki também detectará o Turck MMCache, eAccelerator, APC e XCache. No entanto, esses programas não são recomendados se a wiki será executada em vários servidores de aplicativos.

Host do banco de dados O host no qual o banco de dados está localizado. Se o banco de dados está localizado no mesmo host que o servidor web, use localhost.
Se você estiver executando o MySQL usando um arquivo socket diferente (por exemplo, mysql no localhost, usando --socket=/tmp/mysocketfile), defina o host do banco de dados para:"localhost:/tmp/mysocketfile". Às vezes os sockets são chamados de portas. Se você tem um número de porta para o seu host do banco de dados, siga a mesma sintaxe:"my.host.url:port".
Nome do banco de dados. O nome do banco de dados MySQL ou PostgreSQL criado para servir o seu wiki.
Se você tem conta de superusuário do servidor de banco de dados e poderá usá-lo nesta página de formulário, então digite o nome do banco de dados que você deseja que seja criado para a sua wiki.

Se você está instalando em um site hospedado pelo Yahoo, pode ser necessário definir o nome do banco de dados para "mysql".
Nome de usuário do banco de dados. O nome de usuário usado para acessar o banco de dados da sua wiki.
Se você tem conta de superusuário do servidor de banco de dados e irá usá-lo neste formulário, então simplesmente preencha o nome de usuário do banco que você deseja que seja criado para sua wiki. Caso contrário, crie o usuário de banco de dados, e tenha certeza que o usuário tem permissões de SELECT, INSERT, UPDATE, e DELETE na base de dados do MediaWiki. Para efetuar a instalação, o usuário deve também ter as permissões CREATE e INDEX. É fortemente recomendado que você não use uma conta de superusuário, uma vez que a senha do usuário é armazenada em formato texto.
Senha do banco de dados A senha de usuário usado para acessar o banco de dados da sua wiki.
Se você tem conta de superusuário do servidor de banco de dados e irá usá-lo neste formulário, então simplesmente preencha com o nome de usuário do banco de dados que deseja que seja usado para a base de dados para seu wiki. Opcionalmente, forneça uma senha para a base de dados que já esteja criada para servir seu wiki.
Conta de superusuário/senha de superusuário O nome de usuário e senha do usuário root da base de dados, se você tiver. Se não tiver esta senha, deixe como está. Se você tem a senha, você poderá pular os estágios acima de criar uma base de dados e usuário manualmente, já que este formulário poderá fazer isso para você.
Prefixo da tabela do banco de dados (somente para MySQL) Um prefixo opcional para preceder o nome de cada tabela que será criada na sua base de dados wiki. Se você planeja ter vários wikis, pode querer usar um prefixo, como "w1_", de forma que todas tabelas associadas com seu primeiro wiki terão o prefixo "w1_". Isto permitirá que você instale diversos wikis usando a mesma bases de dados, por torna os nomes únicos. Por exemplo, o nome genérico "archive" torna-se "w1_archive", sendo então possível adicionar outra instalação do MediaWiki sem sobrescrever as tabelas.
Porta do banco de dados (Somente para Postgres) este é o número da porta na qual o Postgres está instalado. O valro padrão 5432 deve funcionar para a maioria das instâncias.
Schema para mediawiki / Schema para tsearch2 (Somente Postgres) O nome do schema no qual inserir seu wiki. O valor padrão "mediawiki" deve antender a maioria dos propósitos. Para usar mais de um wiki na mesma base de dados, tanto o nome do schema quanto o nome do usuário devem ser mudados, preferenciamente para o mesmo nome, para evitar confusão. O valor padrão "public" para tsearch2 provavelmente nunca terá de ser mudado.
Conjunto de caracteres do banco de dados Atualmente, há três opções para esta seção:

UTF-8 compatível com versões anteriores (Backwards-compatible UTF-8): Esta opção é usada ao atualizar o software do MediaWiki. Além disso, esta é uma boa opção para aqueles usuários que preferem um conjunto de caracteres mais antigo e mais estável.

UTF-8 experimental para MySQL 4.1/5.0 (Experimental MySQL 4.1/5.0 UTF-8): Esta é uma nova versão do UTF-8, que permite que o usuário habilite o suporte ao Unicode para servidores MySQL 4.1 e 5.0. Esta versão é bem legível, mas ocupa mais espaço.

Binário experimental para MySQL 4.1/5.0 (Experimental MySQL 4.1/5.0 Binary): Esta versão é unicode, mas não legível.

Ambos conjuntos experimentais de caracteres não estão bem documentados, e podem causar problemas na configuração do MediaWiki.

Erros de instalação

Ao rodar o script de configuração, ele fará várias verificações em seu sistema, e dirá se existe algum problema.

  • Após a instalação, se seu servidor estiver redirecionando para uma url inexistente, tente voltar e pressionar parar antes que a página redirecione e carregue o Localsettings.php.

Adicone a seguinte linha após $wgSitename: $wgServer = http://your.servername.com;

  • Parse error: parse error, expecting `T_STRING' in [...]\wiki\includes\Namespace.php on line 52
    Certifique-se de que você tem a versão apropriada do PHP para a versão do MediaWiki que está instalando.
  • Attempting to connect to database server as wikiuser...failed with error [2004] Can't create TCP/IP socket (10106).
    Geralmente encontrado na internet que você deve ligar os named pipes na configuração do MySQL, mas isto não me ajudou (apareceu no Win2000 com MySQL 5.0)
  • "Warning: main() [function.main]: open_basedir restriction in effect. File(/convertLinks.inc) is not within the allowed path(s):"
    aparentemente, a include path às vezes precisa ser configurada. Coloque [ php_value include_path '/var/www/vhosts/yourhost.com/httpdocs/pathtowiki' ] ems eu arquivo .htaccess.
  • (MediaWiki 1.10.1&1.11.2) Após rodar o script 1. aparece o texto: 'Setup has completed, your wiki is configured.' Ao selecionar o 'your wiki' abre uma nova tela com o endereço: http://localhost:8080/mediawiki/index.php e o erro '404: The page cannot be found'.
    O caminho para php5isapi.dll está errado. No gerenciador do IIS, vá para web sites, clique com o direito em web site, vá para Propriedades e então, na aba home directory, clique em Configure, encontre o php nos arquivos listados, clique em Editar e corrija o caminho. (C:\progra~1\php\php5is~1) deve ser ("C:\program files\php\php5isapi.dll")
  • Warning: getrusage() is not supported in this PHP build
    Fazemos verificações function_exists para getrusage, então se você vir esta mensagem de erro, provavelmente significa que deve relatar um bug.
  • Parse error: syntax error, unexpected T_LNUMBER, expecting ';' in .../wiki/includes/GlobalFunctions.php on line 75
  • Creating tables...Query "CREATE TABLE `user` ( user_id int" ..."You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'TYPE=InnoDB' at line 20 (localhost)".
    Na versão mais recente do MySQL, a sintaxe TYPE= foi mudada para ENGINE=. Modifique o script tables.sql inteiro.
  • Warning: domdocument::domdocument() expects at least 1 parameter, 0 given in C:\xampp\htdocs\w\includes\Preprocessor_DOM.php on line 566
    Fatal error: Call to undefined method domdocument::loadXML() in C:\xampp\htdocs\w\includes\Preprocessor_DOM.php on line 568
    Defina $wgParserConf ['preprocessorClass'] = 'Preprocessor_Hash'; no LocalSettings.php.
  • Creating tables... using MySQL 4 table defs...Query "CREATE TABLE `v_job` ( job_id int(9) unsigned NOT NULL auto_increment, job_cmd varchar(255) NOT NULL default , job_namespace int NOT NULL, job_title varchar(255) binary NOT NULL, job_params blob NOT NULL default , PRIMARY KEY job_id (job_id), KEY (job_cmd, job_namespace, job_title) ) TYPE=InnoDB " failed with error code "Specified key was too long; max key length is 1024 bytes (h41mysql79.secureserver.net)
  • Aviso: ini_set() foi desabilitado por razões de segurança em .../includes/AutoLoader.php na linha 5
  • Se ocorrer o erro no MySQL 'DB connection refused', é possível que a porta padrão no arquivo PHP do Apache ('php.ini') esteja errada.
  • Seu sistema possui uma combinação de versões PHP e libxml2, que são de buggy e podem causar corrupção de dados ocultos no MediaWiki e em outros aplicativos da web. Atualize para o PHP 5.2.9 ou posterior e libxml2 2.7.3 ou posterior! ABORTING (http://bugs.php.net/bug.php?id=45996 para detalhes).
    Como o erro indica, atualize um ou faça o downgrade de um.

[TODO: Esta seção deve listar todas as mensagens de erro potenciais e como corrigi-las. Ou talvez eles deveriam estar em uma página separada (depende de quantos existem, eu acho... --HappyDog 22:05, 29 de agosto de 2007 (UTC)]

Erros de configuração

[Pendente: Esta seção deve listar todos os erros que podem ocorrer ao enviar o formulário, e como lidar com eles. Ou talvez em uma página separada, se necessário]

  • E quanto ao $wgSecretKey e.g.

Atenção: A chave $wgSecretKey é insegura, gerada com mt_rand (). Considere mudá-lo manualmente.

a) o que é e b) qual é a solução?

Resposta: significa que o seu sistema não suporta /dev/urandom então a chave foi gerada com mt_rand(). Você pode editar manualmente o campo wgProxyKey em LocalSettings.php.


  • A chave especificada era muito longa

Configurações avançadas

Ver também