Manual:Administradores

This page is a translated version of the page Manual:Administrators and the translation is 95% complete.
Outdated translations are marked like this.

Os administradores são usuários wiki que são membros do grupo de usuários "sysop". O software wiki tem poucas funcionalidades somente acessíveis a estes usuários, mas elas são importantes.

Ferramentas de administrador

Proteção

Os administradores podem editar páginas protegidas, proteger e desproteger páginas contra edição e movimentação.

As versões de proteção de edição são:

    • Semi-proteção: protege páginas contra edição de usuários não-registrados.
    • Proteção total: protege páginas contra edição de usuários sem prvilégios de administrador.
  • Proteção em cascata (→ ver demonstração):
    • Combinada com a proteção total: protege uma página contra a edição por um não-administrador, mas também protege imagens embutidas na página, desde que estejam no mesmo site (e não no Commons), e aplicando também a mesma proteção para páginas transcluídas desde que elas permaneçam transcluídas na página (assim ela funciona de forma recursiva). Files on Commons or user pages on Meta cannot be protected by another wiki's cascading protection, and if are to be protected, a temporary copy of the file or user page must be uploaded or created on the wiki with the cascade-protected page, or must be fully-protected at Commons or Meta.
      • A proteção em cascata não se aplica para os destinos de redirecionamentos de arquivo, se o redirecionamento estiver listado na página protegida (Phabricator:T25542).
    • A proteção em cascata em combinação com semi-proteção não faz sentido e deve ser evitada (see Phabricator:T10796); aplica a proteção integral às páginas transcluídas enquanto elas permanecem transcluídas na página (mais uma vez, de forma recursiva).
  • A proteção de movimentação é a proteção de uma página contra movimentação por um não-administrador.
Procedimento
  • Para proteger uma página, clique no menu suspenso mais e escolha a opção "proteger" (ou adicione ?action=protect à barra de endereço URL). Na skin monobook, o atalho Alt+= pode opcionalmente ser usado. Isto levará a uma tela de confirmação com dois menus e um checkbox. No menu, o adminsitrador pode optar por proteger a página de edições por usuários não registrados ou todos os usuários. De forma similar, a página pode ser protegida contra movimentações, tanto para usuários não registrados (embora este seja o padrão mesmo) quanto para todos os usuários (o sistema automaticamente adiciona o mesmo nível de proteção às movimentações que é aplicado para edições, mas o nível de proteção pode ser alterado marcando-se a checkbox "Destravar permissões de movimentação"). A proteção em cascata é habilitada selecionando-se uma checkbox separada. Insira a razão para a proteção da página na caixa e pressione "confirmar". Isto será registrado no log.
  • Para desproteger uma página, clique na aba desproteger. Isto levará exatamente à mesma página acima, com a única diferença de que desta vez os dois menus já estarão selecionados. A desproteção envolve apenas selecionar "(padrão)" no menu "Edições" e pressionar confirma. Uma razão para a desproteção deve também ser apresentada. Esta ação também será registrada no log.
Observações
  • Espaço nominal de MediaWiki: Páginas no espaço nominal MediaWiki só podem ser editadas por usuários com direitos de usuário editinterface (por padrão, administradores e administrador de interface). Desde MediaWiki 1.32, páginas JavaScript e CSS no espaço nomainal MediaWiki só podem ser editadas por usuários com direitos de usuário editinterface e (respectivamente) editsitecss ou editsitejs (por padrão, administradores de interface). Essas restrições são independentes dos níveis de proteção dessas páginas; essas páginas ainda podem ser protegidas individualmente.
  • Editar ou visualizar fonte: Dependendo do status do usuário e do status da página, um usuário recebe um link de edição, ou um link somente para visualizar o wikitexto. Apóes pressionar em Editar em uma página totalmente protegida, é exibido a um administrador um aviso no topo da página, informando sobre o status da página. Além disso, o link visualizar fonte pode às vezes substituir um link editar quando o usuário está bloqueado.
  • Imagens: Proteger uma imagem é praticamente o mesmo que proteger uma página (veja acima). Quando a aba proteger é clicada na página de descrição da imagem, tanto a página quanto a imagem estão protegidas. A descrição da imagem será protegida, e não-administradores não poderão reverter a imagem a uma versão anterior, ou fazer upload de uma nova versão dela.
  • A proteção em cascata de uma página importante é uma medida rudimentar, geralmente usada em emergências. Se um template tiver de ser protegido só porque foi transcluído em uma página importante, embora também usado em outros locais, é melhor fazer uma cópia para a transclusão na página importante, e usar a outra cópia nos outros lugares. Quando este cuidado é tomado, faz pouca diferença se usamos a proteção em cascata automática ou a "proteção em cascata manual", isto é, proteger a cópia especial do template da forma comum. Inicialmente, a principal aplicação da proteção em cascata é, portanto, a proteção contra criação, através da transclusão de páginas inexistentes em uma página especialmente preparada para este própósito, como Meta:Protegido contra recriação. A proteção de uma página inexistente não era possível diretamente (uma tentativa teria resultado no erro "Esta ação não pode ser realizada nesta página."), mas desde o MediaWiki 1.13 isto agora é possível. Além disso, existe um erro conhecido, que faz com que "ver fonte" seja exibido, mesmo se o usuário tiver permissão para editar a página com proteção em cascata.
  • Filtros contra abuso: Adicionalmente, se a extensão AbuseFilter tiver sido habilitada, o acesso ou visulização de certas partes da interface, bem como modificações na interface, são restringidas aos administradores.
Configuração
  • que ações podem ser restringidas através da interface de proteção é determinado pela configuração $wgRestrictionTypes .
  • quais permissões são requeridas através da interface de proteção é determinada pela configuração $wgRestrictionLevels .

Exclusão

Ver também: Help:Eliminação e recuperação

Os adminsitradores podem eliminar páginas de seus históricos, e podem visualizar e restaurar páginas excluídas em seu histórico. Eles também podem apagar imagens, que podem ser restauradas normalmente.

Procedimento
  • Para excluir uma página, clique no link excluir na página que será excluída. (Você também pode adicionar ?Action=delete à barra de endereço URL). Se um administrador estiver usando a skin monobook, o atalho Alt+D pode alternativamente ser usado. Isto levará a uma nova página, solicitando confirmação de que a página deve ser excluída, bem como uma explicação da exclusão. Uma mensagem deve ser digitada na caixa de entrada para explicar a exclusão aos outros usuários. Após a página ser excluída, pode ainda existir uma página de discussão, que também deve ser excluída. Since MediaWiki 1.39, there is a "Delete associated talk page" checkbox that allows you to delete the talk page at the same time as the subject page. Quaisquer links que aponte para a página excluída deve ser removido ou corrigido - conforme mais apropriado.
  • As páginas podem ser restauradas desde que estejam no arquivo. Se uma página não tiver sido recriada desde que foi excluída, haverá uma mensagem na página indicando quantas revisões excluídas existem. Clicar nela (ou na aba recuperar) levará a uma página exibindo todas as revisões excluídas que podem ser visualizadas separadamente. Para restaurar uma página, clique no botão restaurar, que aparece na página de confirmaão; isto restaurará todas revisões excluídas por padrão. Since MediaWiki 1.39, you can also undelete all revisions of the associated talk page at the same time. A recuperação ocorrerá assim que o botão é clicado, e será registrado em log, assim como as exclusões; se alguma revisão não for restaurada, o log registrará quantas foram restauradas.

    Se uma página já existir, mas um administrado desejar restaurar revisões prévias, o administrador deve ir para o histórico da página. Haverá um link para restauração, como descrito acima.

Notas
  • Excluir revisões
    • Excluir revisões de artigo
      • Excluir revisões de artigo pela primeira vez: Para excluir/manter apenas uma ou mais revisões do histórico, apague o artigo normalmente, então inicie o processo de restauração. Antes de clicar no botão Restaurar, marque as revisões que você deseja restaurar - todas as outras permanecerão excluídas.
      • Excluir revisões de artigo não pela primeira vez: se o artigo já contiver revisões previamente excluídas, assegure-se de seguir Exclusão seletiva (em inglês) na Wikipedia.
    • Excluir revisões de imagens: Para excluir uma versão de uma imagem, clique no link (del) ao lado da versão sob o cabeçalho "File history". A versão mais recente não pode ser apagada sem apagar as versões prévias.
  • Fundir histórico de edição: as histórias de edição de dois artigos podem ser incorporadas em um. Para mesclar histórias, exclua a página onde todas as histórias devem ser restauradas. Mova a outra página para a página apenas excluída e, em seguida, restaure todas as revisões excluídas. Isso não pode ser desfeito manualmente e é muito difícil dividir histórias de edição.
  • Divida um histórico de edição: Para dividir um histórico de edição, exclua manualmente todas as revisões e restaure as que pertencem a um artigo (o que pode ser difícil de reconhecer). Mova a página não restaurada para um novo título para separar essas revisões. Restaure as revisões pertencentes à página excluída (agora um redirecionamento) e, em seguida, volte para a revisão do penúltimo (antes do redirecionamento).

Reversão

Qualquer usuário pode reveter uma página voltando ao histórico da página. Os administradores têm um botão reverter para agilizar o processo. Para reverter as edições de um usuário para a última versão pelo editor anterior, clique em reverter no histórico da página, na lista de contribuições do usuário ou na página do diff. Isso pode ser usado para reverter edições de várias tentativas de vandalismo. A reversão será marcada como uma edição menor e dado um resumo de edição automática com base no conteúdo de Reverter Página.

Sysops (e outros usuários com direito "Marcar edições revertidas como edições de robôs") pode ocultar edições (geralmente, vandalismo) da página Mudanças recentes. Para fazer isso, adicione &bot=1 ao final do URL usado para acessar as contribuições de um usuário. Por exemplo, ...index.php?title=Special:Contributions&target=Username&bot=1. Quando os links de reversão na lista de contribuições são clicados, tanto a reverter como a edição original que você está retornando serão ocultas da exibição de Mudanças recentes. Este mecanismo usa o marcador originalmente adicionado para manter as edições maciças do bot devido à inundação de mudanças recentes, daí o "bot". Essas alterações serão ocultas das alterações recentes, a menos que você clique no link "bots" para definir hidebots=0. As edições não estão ocultas de contribs, histórico, lista de observação, etc. As edições permanecem no banco de dados e não são removidas, mas já não inundam as mudanças recentes. O objetivo desta característica é reduzir o fator de aborrecimento de um vândalo de inundação com relativamente pouco esforço.

Bloqueio e desbloqueio

Ver Manual:Bloquear e desbloquear .

Nomeando adminstradores

Versão MediaWiki:
1.11

Há uma interface simples (Special:Userrights) para conceder a um usuário específico o status de 'sysop' ou (no MediaWiki 1.11) conceder ou revogar associação a gruos com todos as permissões de usuário associadas - um usuário com status de 'Burocrata' tem permissão para fazer isso. O usuário inicialmente criado deve ter permissões de 'Burocrata'.

As versões mais antigas do Mediawiki, antes da versão 1.11, exigiam que você manipulasse os registros da base de dados com MySQL para conceder aos usuários certos direitos.

Privilégios de acesso

Os usuários com acesso comum, incluindo os visitantes que não tenham efetuado login, ainda pode fazer muitas coisas, inclusive as mais importantes: a edição de páginas e auxílio nas tarefas de manutenção. Mas apenas usuários entrados podem fazer o carregamento ou renomear páginas. Among other things, one should also register to hide one's own IP behind the usernames.

Veja também