Ajuda:Alterar Modelo de Conteúdo

This page is a translated version of the page Help:ChangeContentModel and the translation is 96% complete.
PD Nota: Quando modificais esta página, estais a aceitar que a vossa contribuição se publique no marco de CC0. Olhem Páginas de ajuda de domínio público para mais informação. PD
Special:ChangeContentModel enquanto utilizar o tema MonoBook.

A página Special:ChangeContentModel pode ser usada para alterar o «modelo de conteúdo» de uma página. Um modelo de conteúdo é, de forma lata, o formato ou tipo de uma dada página da wiki. Por padrão, o modelo de conteúdo de uma página é texto wiki, um modelo de texto enriquecido que faz uso da notação wiki. Os modelos de conteúdo usados nos projetos Wikimedia incluem css e javascript para armazenar código, wikibase-item para entradas Wikidata, e Campaign na wiki Wikimedia Commons para campanhas de envio de ficheiros como a Wiki Loves Monuments. The default content models are "CSS" and "JavaScript" for user namespace pages whose titles end with .css and .js respectively, and with Extension:TemplateStyles installed, it is "Sanitized CSS" in the template name space. Está disponível uma lista de modelos de conteúdo em tratadores de conteúdo. Encontra mais informação técnica em Manual:ContentHandler .

Todas as ações são registadas no Special:Log/contentmodel, com um link conveniente, «reverter», para desfazer operações, se necessário. Os utilizadores têm de ter a permissão editcontentmodel para poderem alterar modelos de conteúdo. Em projetos da Wikimedia, esta permissão é concedida por meio de grupos de usuários: a administradores, editores de interface e em alguns projetos editores de modelo.

Contexto

Tradicionalmente, o único tipo de páginas que podiam ser criadas no MediaWiki eram páginas de texto wiki: documentos de texto enriquecido escritos em notação wiki. Isto é aceitável para criar entradas enciclopédicas na Wikipédia, mas é insuficiente para outros tipos de conteúdo, tais como blocos de código fonte, conteúdo de dados estruturados, ou fluxos de trabalho complexos.

Com a criação do projeto Wikidata (e da extensão Wikibase) em 2012, a derivação ContentHandler foi desenvolvida para permitir a criação de páginas que não fossem documentos em texto wiki. A partir do MediaWiki 1.21, ContentHandler faz parte do software central do MediaWiki.

Alguns modelos de conteúdo genéricos servem para armazenar e apresentar código fonte, mas também podem ser usados para criar interfaces de edição adaptadas. Por exemplo, em vez de usar uma mistura confusa de predefinições para estruturar o conteúdo de uma página, pode armazenar os dados subjacentes num formato estruturado como o JSON, e depois escrever uma extensão do MediaWiki que sobrepõe a estes dados estruturados uma interface de edição adaptada. Esta abordagem é utilizada pela extensão MassMessage para criar páginas com listas de entrega e pela extensão CollaborationKit para criar Projetos Wiki (WikiProjects). Embora estas extensões tenham fluxos de trabalho próprios para criar páginas, a página especial Special:ChangeContentModel também pode ser usada.

Em alternativa à definição de modelos de conteúdo página a página, pode especificar alternativas por omissão para um dado espaço nominal. Por exemplo, o modelo de conteúdo por omissão no espaço nominal Module é ScribuntoContent. De forma semelhante, também pode definir que um modelo de conteúdo específico só pode ser usado num determinado espaço nominal; o modelo ScribuntoContent só pode ser usado no espaço nominal Module.

Ver o modelo de conteúdo atual de uma página

Para ver o modelo de conteúdo atual de uma página, clique «Informações da página» nas ferramentas da barra lateral. Também pode acrescentar ?action=info a um URL para obter a mesma página.

Alterar o modelo de conteúdo de uma página

Vá à página Special:ChangeContentModel e introduza o nome da página que pretende alterar. Pode ser o nome de uma página inexistente, se pretende criar uma página nova que use um modelo de conteúdo diferente do modelo por omissão. A seguir, escolha o modelo de conteúdo que pretende adotar. Clique «Alterar» para fazer a alteração.

Note que nem todas as conversões são possíveis. Se está a tentar converter uma página que já existe e o software MediaWiki não consegue reinterpretar o conteúdo atual da página, o modelo de conteúdo não será convertido e receberá uma mensagem de erro. Quando isto acontece, é recomendado que arquive a página antiga e crie a página a partir do zero no novo modelo de conteúdo. Por exemplo, pode alterar o nome da página «Project:Foo» para «Project:Foo/old» e depois usar Special:ChangeContentModel para criar a página nova em «Project:Foo». Se possível, deve incluir um link para «Project:Foo/old» na página nova.

Anular uma alteração

Todas as alterações do modelo de conteúdo são registadas na página especial Special:Log/contentmodel da sua wiki. Para desfazer uma alteração, localize a entrada de registo relevante e clique «reverter». Verá um formulário pré-preenchido; clique «Alterar» para desfazer a alteração. Se está a ver o historial da página e a foi a mudança mais recente que alterou o modelo de conteúdo, pode usar a funcionalidade de desfazer para recuperar o modelo de conteúdo. A funcionalidade de reversão também desfaz quaisquer alterações do modelo de conteúdo.

Note que isto pode nem sempre funcionar, especialmente se a página tiver sido editada após a alteração do modelo de conteúdo, de uma forma que a tenha tornado incompatível com o modelo de conteúdo anterior. Em alternativa, pode fazer a alteração do modelo de conteúdo da página atual e arquivar o conteúdo antigo. Idealmente, as alterações do modelo de conteúdo são poucas e esporádicas. Na maioria das situações, uma página não precisa de sofrer mais do que uma alteração do modelo de conteúdo. In most situations, a page will not have to change content model more than once.

See also