Open main menu

Extensão:Notificações de Tradução

This page is a translated version of the page Extension:TranslationNotifications and the translation is 97% complete.
Other languages:
Deutsch • ‎English • ‎Tiếng Việt • ‎dansk • ‎español • ‎français • ‎italiano • ‎occitan • ‎português • ‎português do Brasil • ‎मराठी • ‎中文 • ‎日本語
Manual de extensões do MediaWiki
OOjs UI icon advanced.svg
TranslationNotifications
Estado da versão: estável
Implementação Special page , Notify
Descrição Permite que os tradutores se inscrevam para receberem notificações de tradução
Autor(es) Jon Harald Soby, Amir Aharoni, Santhosh Thottingal, Niklas Laxström, Siebrand Mazeland
Última versão Atualizações contínuas
MediaWiki 1.27+
Modifica o banco
de dados
Não
Licença GNU General Public License 2.0 or later
Download
Exemplo translatewiki.net
Traduzir a extensão TranslationNotifications, se estiver disponível no translatewiki.net
Verificar uso e matriz de versões
Problemas Tarefas em aberto · Relatar um bug

A extensão Notificações de Tradução fornecem um modo para gerir a comunicação com os tradutores numa wiki, que utiliza a extensão Traduzir.

A extensão possui duas partes principais:

Para tradutores
Um formulário onde os tradutores inscrevem-se para notificações. Eles podem indicar os idiomas para os quais eles podem traduzir e métodos de contato preferenciais e de frequência, incluindo opções de resumo.
Para administradores de tradução
Um formulário para o envio de solicitações de tradução de página. A notificação será entregue a todos os tradutores que correspondam às condições imediatamente ou mais tarde, em um e-mail resumido.

Pré-requisitos

A extensão só é útil se a extensão Traduzir estiver instalada e configurada.

Instruções de transferência

A extensão pode ser recuperada diretamente a partir do Git [?]:

  • Navegar pelo código
  • Algumas extensões possuem tags para versões estáveis.
  • Cada pacote está associado com uma versão antiga do MediaWiki. Existe também um pacote "master" que contém a versão alfa mais recente (pode exigir uma versão alfa do MediaWiki).

Extraia o snapshot e coloque-o no diretório extensions/TranslationNotifications/pt-br/ de sua instalação do MediaWiki.

Se você estiver familiarizado com o Git e tem acesso shell para seu servidor, você pode obter a extensão, como se segue:

cd extensions/
git clone https://gerrit.wikimedia.org/r/mediawiki/extensions/TranslationNotifications%2Fpt-br.git

Instalação

  • Baixe e coloque o(s) arquivo(s) num diretório chamado TranslationNotifications na sua pasta extensions/.

Configuração

As seguintes variáveis ​​de configuração são utilizadas:

A variável $wgTranslationNotificationsContactMethods configura quais métodos de contato estão habilitados. Estes são os valores padrão:

$wgTranslationNotificationsContactMethods = array(
	'email' => true,
	'talkpage' => true,
	'talkpage-elsewhere' => false,
);

As variáveis $wgNotificationUsername e $wgNotificationUserPassword configuram o nome de usuário e a senha para notificações em outras wikis. Esta deve ser uma conta global existente na wiki family. Veja o exemplo:

$wgNotificationUsername = 'TranslationManager';
$wgNotificationUserPassword = 'Loc01izah';

Observe que o nome de usuário e a senha aparecem em texto simples, de modo que não devem ser publicamente acessíveis (como as variáveis [[$wgDBuser|$wgDBuser]] e [[$wgDBpassword|$wgDBpassword]]). Also note that these settings are not required if you are using this extension on a single wiki instance.

Páginas especiais

Especial:Registo de Tradutor

Uma página especial onde os tradutores podem se inscrever. Exemplo: Special:TranslatorSignup no Meta-wiki da Wikimedia. Os usuários podem definir suas preferências de idioma (primeiro, segundo e terceiro idioma) e o método de contato, como e-mail ou notificações na página de discussão. Também é possível pedir para ser notificado em uma página de discussão em uma wiki diferente na mesma wiki family baseada na extensão CentralAuth[1]. Eles também podem escolher a freqüência de notificações: sempre (sempre há algo para traduzir), resumo semanal ou resumo mensal. A opção de e-mail estará disponível apenas para usuários que confirmaram o seu endereço de e-mail.

No caso de você ter habilitado a notificação por e-mail para edições da página de discussão usuário na wiki de escolha, você vai buscá-la também para as notificações de tradução, por isso é provavelmente melhor para selecionar apenas e-mail como método, a fim de evitar mensagens duplicadas.

Especial:Notificar Tradutores

Esta página está disponível para os administradores de tradução. Eles a usam para notificar sobre a disponibilidade de uma página traduzível (notificações para outros grupos de mensagens não são suportados). Eles podem, opcionalmente, definir um prazo e uma prioridade e adicionar uma mensagem personalizada. Eles também podem enviar a notificação apenas para tradutores para determinados idiomas. Se nenhum idioma for definido, todos os tradutores que se inscreveram receberão a notificação.

O direito do usuário necessário para operar esta página é 'translate-manage'. Por exemplo, para permitir que todos os sysops usem esta página, adicione a seguinte linha ao seu arquivo LocalSettings.php:

$wgGroupPermissions['sysop']['translate-manage'] = true;

Configuração de notificação

As notificações - por e-mail, e-mails de resumo, notificações em página de discussão - é feito com a ajuda do Job Queue. Você precisa configurar o tempo de execução da fila de tarefas, como explicado no manual do Job Queue.

O script DigestEmailer precisa ser configurado usando uma tarefa do cron. Por exemplo, ele pode ser programado para ser executado todos os Domingos às 10:00, usando uma entrada crontab como a seguinte:

0 10 * * 7 /usr/bin/php /www/wiki/extensions/TranslationNotifications/scripts/DigestEmailer.php 2>&1 > /var/log/digestEmail.log

O script não vai começar a enviar e-mails imediatamente. Ele começa a inserir tarefas de e-mail na fila de tarefas do MediaWiki. Dependendo do agendamento configurado da fila de tarefas, os e-mails serão enviados.

Notas de Rodapé

  1. Se a wiki fizer parte de uma wiki family, é claro.