Layout atualizado da página na Wikipedia.org

This page is a translated version of the page Wikipedia.org updated page layout and the translation is 100% complete.
Wikipedia.org-new-layout full-page-Aug2016 screenshot
Wikipedia.org-new-layout movie-Aug2016
SIMULAÇÃO - design atualizado da página na Wikipedia.org - versão móvel

O que gostaríamos de fazer

A equipe Discovery gostaria de atualizar a página do portal Wikipedia.org com um novo design. A proposto conteria um menu em cascata exibindo as Wikipédias por idioma, ao invés da lista atual. Tal mudança tem sentido para a equipe, mas gostaríamos de pedir por comentários e/ou outras sugestões da comunidade.

O raciocínio por trás dessa mudança

Executamos um teste A/B com sucesso em junho de 2016. Foi mostrado que a maioria dos visitantes clicaria em outras ligações se pudessem vê-las sem ter de rolar a página para baixo. O grupo de “outras” ligações incluía as atualizadas para os projetos irmãos. O teste também mostrou um aumento na taxa de ações feitas na página após a mudança no design.

Detalhamos a análise desse teste aqui (em inglês). A seguir, o sumário executivo:

  • Uma das metas do projeto Wikipedia.org Portal da equipe Discovery é fazer com que o site Wikipedia.org proporcione uma experiência mais acolhedora. Algo que nos preocupou vindo da perspectiva da experiência de um usuário foi a enorme seção de ligações para a Wikipédia em todos os idiomas. Achamos que aquilo poderia parecer um “monstro de sete cabeças” para novos usuários. Propomos uma mudança no design onde aquela seção fosse opcional e redesenhada para obter uma aparência mais limpa e em coluna.
  • Executamos um teste A/B para avaliar o efeito dessa mudança por uma semana, de 6 a 14 de junho de 2016. O grupo de teste consistia de 3 019 usuários que receberam o novo design, enquanto o grupo de controle consistia de 2 560 usuários que receberam o design atual.
  • Concluímos que o grupo de testes tinha uma probabilidade 3,64% maior de interagir com a página, além de ser 1,07 vez mais propício de engajar com a página do que o grupo de controle. Embora ambos os grupos tenham recebido o recurso de ligações primárias dinâmicas, usuários do grupo de teste tiveram uma probabilidade 6,82% maior (1,09 vez mais propício) de visitar a Wikipédia em seus idiomas preferidos.
  • Nossa meta principal com esta mudança no design foi diminuir a taxa de rejeição (aumentar a taxa de engajamento). Vimos uma melhoria significante na maneira com que pessoas engajaram com a página dada a variação mais limpa dela, a qual sugeriu que continuássemos com a mudança.

Mantivemos a página basicamente do mesmo jeito que encontrava-se — em relação à listagem de idiomas por número de artigos neste menu de cascata. Assim, nossos ávidos editores conseguem continuar a acompanhar onde seus idiomas favoritos estão na lista.

A quem isso ajudará?

Quem mais será beneficiado por esta adição são todos os visitantes da página do portal da Wikipédia, em particular aqueles visitando por um navegador em dispositivos móveis. Ao passo que o uso desses dispositivos aumenta mundialmente todos os dias, queremos ter uma página em que seja fácil a navegação do que nossos usuários realmente querem: pesquisar, escolher uma wiki noutro idioma ou visitar um projeto irmão.

Prós e contras

Prós

  • Clareza visual à página
  • Mais visibilidade aos projetos irmãos

Contras

  • Haverá mais dificuldade (por ter de realizar mais um clique) na visualização na lista completa de idiomas por contagem de artigos

[histórico] O que a equipe ainda necessita

O período de comentários ACABOU! Agradecemos todas as suas sugestões e comentários!

Estaríamos interessados em receber comentários de membros da comunidade sobre a atualização da página do portal da Wikipédia com esse novo design. Achamos que será uma boa atualização a uma página que todos nós usamos e amamos, porém queremos nos certificar que outros sintam o mesmo.

Mais informações sobre o projeto Wikipedia.org Portal podem ser encontradas aqui, e uma lista de testes A/B recentemente executados, aqui (ambas em inglês).

Atualização de 14 de julho de 2016: Acabamos de concluir a pesquisa sobre este recurso através de uma conversa com participantes de uma pesquisa recente, leia mais aqui (em inglês).

Esboços da simulação do teste A/B