Structured Data Across Wikimedia/Newsletter/10/pt

This page is a translated version of the page Structured Data Across Wikimedia/Newsletter/10 and the translation is 94% complete.

Bem-vindos ao boletim informativo dos "Dados Estruturados na Wikimedia"! Você pode atualizar sua assinatura do boletim informativo a qualquer momento. Se você tiver sugestões ou perguntas, por favor diga!

O Painel de Pré-visualização de busca será implementado na Wikipédia em português, russo e indonésio.

O Painel de Pré-vizualização de Busca para dispositivos móveis foi implantado na Wikipédia em português, russo e indonésio em 2 de fevereiro. A seguir da implantação do painel também em dispositivos desktop, o que aconteceu em janeiro passado.

Quando alguém faz uma pesquisa em Especial:Busca, o recurso Pré-vizualização de Busca introduzirá um painel para cada resultado, para ajudar editores e leitores a descobrir o conteúdo relevante e ir diretamente a uma seção desejada do artigo. O painel mostrará uma imagem relacionada ao artigo (se existente), as seções superiores do artigo, imagens relacionadas (vindas do MediaSearch on Commons), e eventualmente os projetos irmãos associados ao artigo.

Você pode ler mais sobre o fluxo de trabalho na página página do projeto no MediaWiki.

Página de projeto de sugestão de imagem em nível de seção publicada

Foi publicada uma nova página relativa ao trabalho em andamento para projetar e gerar Sugestão de Imagens para seções de artigos. A sugestão de imagens em nível de seção é uma extensão do article-level image suggestions feature, que recomenda imagens para artigos nas listas de observação dos colaboradores que são uma boa combinação para seções individuais desses artigos.

Este trabalho se baseará no trabalho já realizado na ferramenta de Sugestão de Imagens, em combinação com o trabalho atualmente em desenvolvimento sobre Tópicos de Seção.

Visualize! apresentado no Wikipedia Signpost
"Vizualize!"" é a primeira ferramenta a ser desenvolvida em parceria com Dados Estruturados na Wikimedia

Um relatório sobre a ferramenta Vizualize!, desenvolvido por Dominic Byrd-McDevitt (User:Dominic), Kevin Payravi (User:SuperHamster), e Jamie Flood (User:JamieF), foi publicado no Wikipédia Signpost no dia 16 de janeiro passado.

A ferramenta Vizualize! enriquece o conteúdo da Wikipedia ao oferecer uma ilustração de um determinado assunto. Esta ferramenta aumenta a descoberta do upload do Wikimedia Commons e incentiva os colaboradores a utilizar o Commons e dados estruturados. A ferramenta está atualmente em uso por 114 usuários, e tem sido particularmente útil em wikis menores para ajudar a adicionar imagens a artigos que anteriormente não tinham nenhum.

Sobre a newsletter

Este boletim informativo será lançado apenas quando houver coisas a serem discutidas ou anunciadas, e planejamos fazê-lo da maneira menos invasiva para sua discussão (ou seja, por meio de suas notificações).

Conte-nos o que acha na nossa página de discussões do projeto. Se tiver perguntas diretas, pode também consultar a minha página de discussão.

Até mais!

-- Sannita (WMF) (talk)