Ajuda:Administradores de Sistema e Permissões

This page is a translated version of the page Help:Sysops and permissions and the translation is 73% complete.
Outdated translations are marked like this.
PD Nota: Quando modificais esta página, estais a aceitar que a vossa contribuição se publique no marco de CC0. Olhem Páginas de ajuda de domínio público para mais informação. PD

A forma como as permissões são configuradas pode variar de wiki para wiki, mas a instalação predefinida do MediaWiki tem várias permissões disponíveis, das quais se destacam as permissões de administrador de sistema e de burocrata.

Administradores de Sistema

Por predefinição, o MediaWiki oferece funcionalidades adicionais para um grupo de utilizadores confiáveis chamados de 'administradores' (ou por vezes sysops). A maior parte das vezes isto passará despercebido pelos utilizadores normais de uma comunidade da wiki. Toda a gente pode participar na edição de páginas, e até realizar reorganizações drásticas da wiki. Os poderes extra de um utilizador administrador estão destinados para utilizar na resolução de disputas e impedir o vandalismo repetido. Most of the time this should go largely unnoticed by the normal users of a wiki community. Everyone can get involved in editing pages, and even undertaking drastic reorganization of the wiki. The extra powers of a sysop user are intended for use in settling disputes and preventing repeated vandalism.

Quem são os administradores de sistema?

Pode saber quem são os administradores de sistema em Especial:Lista de utilizadores/administradores de sistema.

O que pode fazer um administrador de sistema?

Existem algumas funcionalidades adicionais disponíveis para os administradores. As principais são: The key ones are as follows:

Proteger e desproteger páginas, e editar páginas protegidas
«Proteger» uma página impede que os utilizadores normais a editem. Existem diversas razões para proteger uma página. There are several reasons why a particular page might be protected. Para mais informação, consulte Help:Páginas protegidas . Para informação de administração, consulte Ajuda:Proteger e desproteger páginas .
Eliminar páginas e restaurar páginas eliminadas.
Uma página pode ser eliminada de forma semipermanente, para deixar de estar disponível (incluindo o seu historial) para os utilizadores normais. Os utilizadores normais não podem fazê-lo. Para informação de administração, consulte Ajuda:Eliminação e restauro
Bloquear e desbloquear utilizadores e endereços IP.
É possível bloquear o acesso de utilizadores à wiki. Esta é uma forma de manter afastados os autores persistentes de atividades de vandalismo. Os utilizadores são identificados pelo seu nome de utilizador registado, ou pelo seu endereço IP, e podem ser bloqueados de forma permanente ou durante um curto período de tempo que lhes permita acalmarem-se. A blocked user will still be able to read the wiki but will no longer be able to edit or make other changes. Consulte Ajuda:Bloquear utilizadores .
Patrulhar e ver edições patrulhadas.
Esta é uma forma de coordenação entre os administradores, para garantir que todas as edições na wiki são verificadas por um utilizador de confiança. Consulte Ajuda:Edições Patrulhadas .

Interface administrators

Versão MediaWiki:
1.32

Burocratas

Outro nível de permissões numa instalação padrão do MediaWiki, é o grupo de «burocratas». By default bureaucrats can modify all users' user groups.

A funcionalidade principal que está disponível para burocratas e não está disponível para administradores é a promoção de utilizadores a administradores (e a sua despromoção de administradores a utilizadores normais). Consulte Ajuda:Privilégios de Utilizador e de Grupos .

Consulte também