Ajuda:Novos filtros para revisão de edições/Função de destaque

This page is a translated version of the page Help:New filters for edit review/Highlighting function and the translation is 100% complete.
PD Nota: Ao editar esta página, você concorda em publicar a sua contribuição no âmbito da licença CC0. Veja as páginas de ajuda do domínio público para mais informações. PD

Os novos filtros para revisão de edições incluem ferramentas de destaque que permitem o uso de cores para enfatizar edições de interesse particular. Usadas de acordo, as funções e técnicas descritas abaixo ajudarão você a encontrar o que procura rápida e facilmente.

Atribuir ou remover o destaque

Clique no botão “Destacar resultados” no topo do menu em cascada de filtros. Os menus de destaque (marcados por um ícone de caneta marca-texto) aparecerão próximos a cada opção. Abra o menu para a propriedade desejada e selecione uma cor. O sistema instantaneamente aplica a cor para todos os resultados com a propriedade. Ao mesmo tempo, uma marcação com o nome da propriedade e um ponto mostrando a cor de destaque aparece na área de filtros ativos.

Para cancelar o destaque, clique no X, na marcação do filtro; ou abra o menu de destaque e selecione o ponto branco.

Destaque múltiplo, cores combinadas

 
Exemplo de cores misturadas.

É possível aplicar o destaque para quantas propriedades você quiser. Também é possível usar a mesma cor em propriedades diferentes, ou usar cores diferentes para distinguir as propriedades. Quando dada edição for destacada por mais de uma cor (por possuir mais de uma propriedade destacada), o sistema destaca a edição com uma combinação das cores. Por exemplo, amarelo e azul combinam-se em verde.

Além de aplicar um plano colorido aos resultados da edição, o sistema também exibe pontos coloridos próximos às edições destacadas. Um ponto é exibido para cada cor aplicada à edição. Esses pontos ajudarão você a entender quais cores foram combinadas.

Ao testar as cores de destaque, você poderá também reservar um momento para pensar sobre o seu esquema de cores. Por exemplo, se algumas das propriedades destacadas são relacionadas, escolha cores próximas umas das outras no espectro de cores, como laranja e vermelho ou azul e verde. Se é provável que os destaques resultarão em combinações, escolha cores que se misturarão de forma agradável, para tornar seus resultados mais significativos e fáceis de entender.

Usar destaques sem filtrar

É possível filtrar por uma propriedade e destacá-la ao mesmo tempo ou usar a função de destaque independente do filtro associado. Para usar o destaque independentemente, selecione uma cor mas não marque a caixa para o filtro associado. Essa técnica pode ser útil, permitindo manter sua pesquisa enquanto ajuda você a escolher propriedades específicas.

Exemplo: Um novo patrulhador de páginas pode desejar saber se novas páginas forem criadas por usuários registrados ou não. Ele poderia definir filtros tanto para Criações de páginas como Não registrados, mas ele veria apenas edições que cumprissem a essas condições. Alternativamente, ele poderia:

  1. filtrar por Criações de páginas e
  2. simplesmente destacar Não registrados

Isso permitirá detectar tanto as páginas de usuários não registrados como as páginas de usuários registrados ao mesmo tempo. (A página dos filtros de qualidade e de intenção fornece mais orientações sobre como usar essa técnica.)

Destacando no modo “Agrupar mudanças por página”

 
Um exemplo de destaque no modo "Grupo de mudanças por página".

A preferência “Agrupar alterações por páginas nas Mudanças recentes e na Lista de páginas vigiadas” faz exatamente o que seu nome sugere: exibe todas as mudanças em uma única página (em um único dia) em um grupo. Quando existem várias mudanças para uma página, apenas uma “linha de resumo” para todo o grupo é exibida. Para ver todas as mudanças, o usuário deve clicar em uma pequena seta para a direta ao lado da linha de resumo, que expande a lista de mudanças.

O destaque funciona um pouco diferente no modo "grupo por página". Quando todos os itens em um grupo têm uma cor de realce consistente - como no grupo verde à direita - a linha de resumo para todo o grupo obtém a mesma cor consistente. Quando os itens dentro de um grupo não são consistentes, no entanto, como no grupo azul e amarelo à direita, a linha de resumo é cinza. Os usuários que procuram uma determinada cor de destaque ainda podem dizer que a cor que eles procuram é em um grupo particular, observando os pontos coloridos à esquerda da linha de resumo. No exemplo, estes são azuis e amarelos - um ponto para cada cor representada no grupo.

Sobre as cores

 
Conjunto de cores usado para destacar os resultados das mudanças recentes.

A função de destaque fornece cinco opções de cor (azul, verde, amarelo, laranja e vermelho). Considerando que o destaque é uma camada extra de informação acima dos resultados filtrados, você provavelmente não precisará usar mais de duas cores por vez. No entanto, as cinco opções fornecidas (com significados associados) permitem que você clarifique a intenção de seu caso específico. Por exemplo, pode ser mais intuitivo destacar vandalismo de vermelho e edições de recém-chegados de azul do que o contrário.

Os tons específicos de cada cor são baseados na paleta de cores Wikimedia, onde as considerações de acessibilidade foram levadas em consideração ao selecionar as cores. Isso resulta em uma paleta reduzida com contraste suficiente entre as cores, o que permite que elas sejam combinadas em novas cores e ainda fornece aos usuários color-blind um conjunto razoável de cores distintas e distintas para escolher.

Notas