Help:Extension:AdvancedSearch

This page is a translated version of the page Help:Extension:AdvancedSearch and the translation is 100% complete.
PD Nota: Ao editar esta página, você concorda em publicar a sua contribuição no âmbito da licença CC0. Veja as páginas de ajuda do domínio público para mais informações. PD
Tela AdvancedSearch

A Extensão AdvancedSearch melhora a página de pesquisa através de uma forma de parâmetros avançados e visa opções de pesquisa existentes mais visível e acessível para todos. É um recurso padrão em todas as wikis a partir de novembro de 2018.

Contexto

Busca Avançada é um projeto da WMDE da equipe desejos técnicos. A ideia do recurso foi desenvolvida em um série de oficinas em 2016.

O formulário de parâmetros avançados oferece acesso a alguns dos opções especiais de pesquisa o Equipe de busca do WMF implementou nos últimos anos. Esta lista fornece uma visão geral quais parâmetros são implementados.

Mais informações podem ser encontradas na página principal do projeto no Meta.

Uso

Para usar a nova interface, você pode ir diretamente para Special:Search, Clique no ícone da lupa na caixa de pesquisa ou clique no botão de pesquisa sem preencher nada na caixa de pesquisa. Especial: a pesquisa também está disponível em qualquer lista de resultados de pesquisa. Se você preferir a interface de pesquisa anterior, poderá desativar a Pesquisa avançada nas suas preferências de usuário.

 
A interface melhora a Special:Search através de um formulário de parâmetro avançado e muda a maneira de selecionar namespaces.

A caixa de pesquisa ainda pode ser usada como de costume. Por exemplo, você pode digitar manualmente os parâmetros de pesquisa avançada.

 
Quando você clica na seta na seção de parâmetros avançados, ele oferece uma seleção de alguns parâmetros para pesquisas avançadas. Você pode combinar diferentes parâmetros.

Explicações sobre cada parâmetro podem ser encontradas ao lado do campo de entrada.

Em alguns campos, você só pode inserir um termo de pesquisa, em outros você pode inserir vários termos separando-os com uma vírgula. Isso depende da função do campo.

Quando você seleciona uma imagem ou tipo de arquivo de vídeo, um submenu é aberto. Aqui, você pode especificar a largura e a altura do arquivo.

 
Quando você clica na seta na parte superior da seção de parâmetros avançados, você colapsa esta seção. Agora você vê uma prévia dos termos de pesquisa que você digitou. Ao clicar no X na pré-visualização, você pode remover cada termo.
 
Na seção "Pesquisar em", você pode selecionar os namespaces nos quais deseja pesquisar. Você pode escolher uma das predefinições de namespace (por exemplo, "Discussão"), digitar os namespaces desejados ou selecioná-los em uma lista suspensa. Você pode salvar sua seleção marcando "Lembrar seleção para futuras pesquisas".
 
Ao verificar "Todos", você pode selecionar todos os espaços de nomes. Você pode desmarcar individualmente os que não precisa clicando no X em cada etiqueta ou clicando no espaço de nome na lista suspensa.

Pressione o botão de busca azul ou pressione a tecla de retorno em qualquer campo para iniciar a pesquisa.

Roteiro de implantação

Como recurso beta

  • Testwikis e Mediawiki.org: 21/11/2017   OK
  • deWP, arWP: 29/11/2017   OK
  • huWP, faWP: 06/12/2017   OK
  • Outras wikis: 08/05/2018   OK

Como recurso padrão

  • Testwikis e MediaWiki.org: 08/11/2018   OK
  • deWP, arWP, huWP, faWP: 15/11/2018   OK
  • Outras wikis: planejados para 28/11/2018   OK
  • Possibilidade de alterar a ordem dos resultados: 18/07/2019

Links

Ajuda com tradução

A mensagens de software para o recurso pode ser traduzido no wiki de tradução. Qualquer ajuda é muito apreciada!