Manual:Variáveis wg

This page is a translated version of the page Manual:Wg variable and the translation is 100% complete.

wg refere-se a um importante elemento de programação não-constante utilizado no software MediaWiki, e é uma abreviatura de "Wikipédia Global" (a nomenclatura anterior à disseminação do MediaWiki além da Wikipédia).

Em geral, qualquer variável global (variável que tem escopo global) dentro do software tem esse prefixo para torná-la facilmente identificável durante a programação. No entanto, um hacker ocasional entrará principalmente através de tais variáveis nos arquivos includes/DefaultSettings.php e LocalSettings.php , que definem as variáveis ​​para controlar o comportamento do software de várias maneiras.

O arquivo DefaultSettings.php armazena os padrões para esses valores e não deve ser editado; o arquivo LocalSettings é utilizado para substituir esses valores para um site específico — se uma variável em particular não é mencionada no seu LocalSettings, copie a entrada de DefaultSettings e altere conforme o caso.

Confusamente, o código do MediaWiki (principalmente em OutputPage.php) e extensões definem um diferente (embora por sobreposição) conjunto de variáveis de configuração no JavaScript do navegador, e muitas dessas variáveis também têm um prefixo wg (sem o sinal $ do PHP). Consulte Manual:Interface/JavaScript#mw.config para uma lista completa.

Iniciando com a introdução da classe Config no MediaWiki 1.23, o prefixo "wg" para variáveis ​​globais do PHP está sendo eliminado, assim como as definições de configuração estão se afastando do âmbito global.

Ver também