Manual:Huggle/Introdução

This page is a translated version of the page Manual:Huggle/Introduction and the translation is 58% complete.
Outdated translations are marked like this.
Nota

  O manual é um trabalho em andamento. Por favor complemente-o com instruções testadas e completas onde puder.  

As imagens no manual podem diferir das que você vê em sua versão do Huggle.


Bem-vindo ao Huggle! Esperamos que você goste de usar nosso software.

O que é o Huggle?

Huggle é uma aplicação de navegador de difração rápida, destinada a lidar com vandalismo ou outras edições não construtivas em projetos Wikimedia, escritas em C ++ usando o framework Qt. Foi originalmente desenvolvido em .NET Framework pela Gurch, que já não está ativa neste projeto. Qualquer um pode baixar o Huggle, mas a permissão de reversão é necessária para usá-lo sem restrições na Wikipédia em inglês. It was originally developed in .NET Framework by Gurch, who is no longer active on this project. Anyone can download Huggle, but rollback permission is required to use it without restrictions on the English Wikipedia.

Huggle é capaz de carregar e revisar as edições feitas na Wikipedia em tempo real, ajuda os usuários a identificar edições não construtivas e permite que elas sejam revertidas rapidamente. Vários mecanismos são usados para tirar conclusões sobre se uma edição é construtiva ou não. Ele usa um modelo semi-distribuído onde as edições são recuperadas usando um "provedor" (isso pode ser qualquer coisa que seja capaz de distribuir um fluxo de informações de edição, como a API da Wikipedia ou feed de alterações recentes do IRC), pré-analisadas e analisadas. Esta informação é então compartilhada com outras ferramentas anti-vandalismo, como ClueBot NG. A Huggle também usa uma série de mecanismos de auto-aprendizagem, incluindo uma lista branca global (usuários considerados confiáveis) e pontuações de malhas do usuário que são armazenadas localmente no computador do cliente. Various mechanisms are used to draw conclusions to whether an edit is constructive or not. It uses a semi-distributed model where edits are retrieved using a "provider" (this can be anything that is capable of distributing a stream of edit information, such as the Wikipedia API or IRC recent changes feed), pre-parsed and analyzed. This information is then shared with other anti-vandalism tools, such as ClueBot NG. Huggle also uses a number of self-learning mechanisms, including a global white-list (users that are considered trusted) and user-badness scores that are stored locally on the client's computer.

Como funciona?

Huggle está conectado ao MediaWiki através de uma API de rede e recupera uma lista de edições que são feitas em um wiki em tempo real. Huggle avalia essas edições e as move para uma fila a partir das quais o usuário pode abri-las. Se uma edição contiver problemas, o usuário pode facilmente revertê-la, geralmente com uma tecla de atalho, como Q (por padrão, isso reverte a edição e avisa o usuário que a fez).

Quais são os requisitos de sistema para usar o Huggle?

O Huggle 3 funciona em macOS, Linux e Windows diretamente. O Huggle 2 funciona só em Windows XP, Windows Vista e Windows 7, mas também condicionalmente através do Wine no macOS e Linux (mais informações).