Extensão:Deslizador de Revisões

This page is a translated version of the page Extension:RevisionSlider and the translation is 100% complete.
Manual de extensões do MediaWiki
RevisionSlider
Estado da versão: estável
Implementação Interface de usuário
Descrição Adiciona um deslizador à interface de visualização de difs, facilitando a navegação entre revisões
Autor(es) Wikimedia Alemanha (WMDE)
Política de
compatibilidade
Snapshots releases along with MediaWiki. Master is not backward compatible.
MediaWiki 1.25+
Modifica o banco
de dados
Não
Licença GNU GPL (Licença Pública Geral) 2.0 ou superior
Download
Quarterly downloads 78 (Ranked 69th)
Public wikis using 957 (Ranked 262nd)
Para traduzir a extensão RevisionSlider, verifique sua disponibilidade no translatewiki.net
Problemas Tarefas em aberto · Relatar um bug

A extensão Deslizador de Revisões adiciona um deslizador à interface de visualização de difs, facilitando a navegação entre revisões.

Instalação

  • Baixe e coloque o(s) arquivo(s) num diretório chamado RevisionSlider na sua pasta extensions/.
    Developers and code contributors should install the extension from Git instead, using:cd extensions/
    git clone https://gerrit.wikimedia.org/r/mediawiki/extensions/RevisionSlider
  • Adicione o seguinte código ao final do seu arquivo LocalSettings.php :
    wfLoadExtension( 'RevisionSlider' );
    
  •   Concluído – Navegue à página Special:Version em sua wiki para verificar se a instalação da extensão foi bem sucedida.

Uso

 

Numa página de difs, o deslizador é ocultado por padrão, e apenas a barra “Navegar pelo histórico” é exibida no topo da página. Clique na barra para expandir o Deslizador de Revisões.

 

Uma vez expandido, o Deslizador de Revisões busca dados sobre as revisões e deixa que você navegue por elas e as compare na página de difs.

 

Cada barra representa uma revisão da página.
As barras na parte superior mostram o crescimento do tamanho da página; as na parte inferior, a redução.
Na imagem, a revisão 1 representa conteúdo adicionado, enquanto a revisão 2 representa conteúdo removido.

 

Para selecionar as revisões a serem comparadas, use os ponteiros amarelo e azul. O ponteiro azul controla a revisão mais recente; o amarelo, a mais antiga.

Há várias formas de se fazer isso:
  • É possível arrastar e soltar o ponteiro até a posição desejada no deslizador.
  • Ou, clique na posição desejada na linha do deslizador. Para selecionar a revisão mais recente a ser comparada, clique na linha azul. Para selecionar a antiga, clique na linha amarela. Para indicar qual revisão você estará selecionando se clicar naquela posição, um ponteiro semi-transparente azul ou amarelo aparecerá, e a barra se tornará azul ou amarela.
  • Como terceira opção, você também pode clicar na barra localizada acima da linha (para selecionar a revisão mais nova) ou abaixo da linha (para selecionar a revisão mais antiga). Esse método também faz aparecer um ponteiro semi-transparente na linha para indicar a sua ação.

No caso do ponteiro azul ser movido para uma posição à esquerda do amarelo, o ponteiro amarelo também será movido para a esquerda. O contrário também é verdadeiro caso você mova o ponteiro amarelo à direita do azul.

 

Use as setas horizontais para navegar pelo histórico de revisões e mostrar as mais antigas ou as mais novas.

Desativar

Se você não estiver usando o Deslizador de Revisões, e também não quiser ver a barra dele no topo da página de difs, você pode desativá-lo ao marcar “Não exibir o Deslizador de Revisões” nas suas preferências, em “Aparência” → “Diferenças”.

Conhecimento técnico

Hooks em JavaScript

O Deslizador de Revisões usa AJAX para atualizar a página de difs quando novas revisões forem feitas. Uma vez que a página tiver carregado wikipage.content e wikipage.diff, os hooks serão ativados. Se o JavaScript dos usuários ou das extensões agir na página, talvez seja necessário fazer o processo de listen neles.

Exemplos

Chamadas de API e busca de dados

A ferramenta apenas faz chamadas à API quando expandida. Os dados sobre as revisões (revision-id, timestamp, user, comment, size e flags) são buscados apenas quando o deslizador está expandido. A ferramenta apenas busca dados para as revisões que estiverem visíveis na tela (num máximo de 500) e os dados sobre revisões adicionais só são carregados quando o usuário navegar pela linha do tempo usando as setas.

Contexto

O Deslizador de Revisões[1] é um recurso vindo de um dos principais desejos da lista de desejos da comunidade alemã[2] desenvolvido pela equipe TCB, da WMDE. É inspirado no gadget revisionjumper, de DerHexer, e baseado num protótipo da equipe da Comunidade Técnica da WMF.

Notas (para o público técnico) sobre problemas de escrita direita-para-esquerda descobertos no desenvolvimento da extensão foram publicados numa página separada.

Referências