Editor Visual/Roteiro/Atualização 23-06-2016

This page is a translated version of the page VisualEditor/Roadmap/Update 2016-06-23 and the translation is 97% complete.
Outdated translations are marked like this.

A todos,

Pensei que seria bom enviar uma atualização sobre o software de edição. Já se foi um ano desde a última atualização, e coisas mudam (e muitos estão sem saber o que já mudou). Definimos objetivos importantes sobre edição no plano anual da Fundação Wikimedia para o próximo ano fiscal. Esta atualização detalhará mais um pouco essa definição, com ênfase particularmente na equipe diretamente trabalhando nas ferramentas de edição de conteúdo. Há um roteiro mais breve e direto disponível no MediaWiki.org caso tenham interesse.

Situação

Nós, da equipe de Edição, estamos continuando a trabalhar com nosso compromisso da estratégia comunitária de 2010 para criar um editor visual em que o(a) usuário(a) possa editar todo o conteúdo sem ter de saber usar wikitexto, bem como para publicar nosso fluxo de trabalho para interessados.[1] Nosso editor está em progresso; assim como todas as nossas melhorias ao software, nunca as “concluiremos”, e esperamos que vocês notem melhorias com o tempo. Toda semana, novos recursos, melhorias e correções são lançadas, geralmente guiadas, alteradas ou apoiadas por nossos desenvolvedores voluntários e pioneiros da comunidade; meus agradecimentos a vocês.

Estamos agora há aproximadamente cinco anos trabalhando nesse editor visual, e fizemos um bom progresso na entrega de um editor de conteúdo com credibilidade para ajudar no fluxo de trabalho de vários usuários, fazendo com que editores passem mais tempo em o que estão editando ao invés de como. Em primeiro lugar, não precisar pensar no capricho com o wikitexto e sim enfocar no conteúdo a ser trabalhado é algo que muitos voluntários, novos ou experientes, mencionaram que queriam. A ferramenta de citações automáticas faz com que a adição de novas referências a sites ou a DOIs seja muito mais rápida e completa, melhorando a qualidade do conteúdo. Já a ferramenta de pesquisa visual de mídias simplifica o encontro e inserção de ótimas imagens ou outras mídias no Commons. A edição visual de tabelas faz com que modificações em tabelas, como mover colunas ou outras partes, serem muito mais fáceis do que com wikitexto, economizando o tempo de nossos voluntários para que foquem em seus trabalhos, melhorando nossas wikis.

O editor visual é compatível com vários (mas nem todos) idiomas, e graças ao auxílio e engajamento da comunidade, o editor está disponível por padrão em 235 Wikipédias (e como editor alternativo nas 55 restantes), incluindo quase todas as nossas maiores Wikipédias. Ele está disponível por padrão para usuários não autenticados e para novas contas em 233, e disponível para novas contas (não para usuários não autenticados) em duas, a inglesa e a espanhola. Nessa semana, foram incluídos representantes para cada língua do grupo “CJK”, com quatro escritas chinesas diferentes (clássico, cantonês, wu, e min do sul), japonês e coreano. No momento estamos trabalhando com as comunidades restantes, perguntando-as se já podemos ativar o editor visual como padrão lá; os próximos grupos serão treze Wikipédias com escritas árabes diferentes e vinte e três Wikipédias hindis. Veja detalhes mais específicos na grade de lançamentos.

Recentemente estivemos trabalhando com os projetos irmãos da Wikipédia. Como você pode imaginar, cada projeto tem necessidades, trabalhos e interesses diferentes, portanto é importante garantirmos que nossas ferramentas fornecidas estejam ajustadas para auxiliar (e não comprometer) os requisitos na medida em que a demanda justifica-os. Por solicitação da comunidade, o editor visual já esta disponível para todos os usuários dos mais variados projetos irmãos, porém achamos que há mais a ser feito antes que disponibilizemos em outras áreas. Recentemente estivemos trabalhando com as comunidades dos Wikivoyages, que têm necessidades quase iguais às Wikipédias; agradecemos a paciência e assistência dos usuários do Wikivoyage. Estamos também trabalhando com Tpt e outros voluntários que criam e mantêm o software usado pelos Wikisources para fazer com que o editor visual trabalhe com outros recursos; nossos agradecimentos a eles e aos usuários dos Wikisources.

Trabalho central e de manutenção

Apesar do progresso, ainda há várias áreas nas quais a função principal do software de edição precisa de extensões, melhorias e correções. Em muitos lugares do editor visual tivemos que trabalhar acerca de bugs, recursos faltantes e particularidades nos navegadores. Contudo, não há coisa mais problemática que digitação, “cursorização” e compatibilidade com idiomas diferentes. Infelizmente, ainda existem alguns erros sérios relacionados ao que foi mencionado, mas continuamos fazendo parcerias com fornecedores e experts de navegadores para que possamos desenvolver soluções e melhorias.

Outra área importante relacionada à compatibilidade de idiomas estará vindo com uma solução para nove línguas da família Wikimedia que usam variantes de idioma, como o chinês, que nos dá alguns desafios difíceis, já que é fundamentalmente incompatível com o método de edição visual. Se você tem interesse em discutir sobre como isso pode funcionar, estaríamos muito felizes de discutirmos com você quais possíveis opções poderiam funcionar de acordo com a sua opinião, e estaríamos mais felizes ainda se você quisesse nos ajudar a trabalhar na compatibilidade para tal.

A performance do software ainda não é como desejávamos que fosse em termos de agilidade, uso da rede e carregamento nos navegadores. Esse problema afeta a todos os usuários, ainda mais em dispositivos de baixa potência (como computadores antigos) ou em dispositivos com limite de recursos (como a maioria dos celulares e os tablets), onde em alguns casos nosso editor torna-se inútil, não só desrespeitando o tempo útil dos voluntários como proibindo e excluindo membros da comunidade de poderem voluntariar-se em seus tempos úteis. Temos várias estratégias para acabar com esses problemas, partindo de editar apenas algumas partes do documento por vez - também chamada de “edição frasal” - até carregar pequenas partes do editor primeiro e então as maiores e menos usadas, mantendo uma interface consistente, sem mudanças nela que possam parecer confusas. Amplamente falando, permitindo que o software inclua à comunidade o máximo número de voluntários possível, solucionará nossos problemas de acessibilidade de todas as formas, uma vez que editores com deficiência de aprender ou com deficiências físicas serão auxiliados o máximo possível.

Muitas de nossas comunidades deram um esforço significativo nos últimos quinze anos na apresentação de fluxos de trabalho especializados para suas wikis. Algumas vezes, tais esforços envolveram extensões e gadgets complicados, como o uso do botão “inputbox” para iniciar um novo artigo baseado numa predefinição, como usado em várias wikis. Outros forneceram ferramentas adicionais dentro do editor de wikitexto, como a ferramenta da Wikipédia inglesa para automaticamente criar referências baseadas em ligações, algumas das quais hoje são fornecidas dentro do editor visual. Porém, várias dessas ferramentas ainda não estão disponíveis no editor visual, e nem sempre conseguimos fornecer atenção individualmente para cada uma das centenas de wikis. Para que o editor visual obtenha sucesso, seja agradável e não confuso, é vital que ajudemos as comunidades no fornecimento de gadgets apropriados e que dupliquemos ou aumentemos a integração com os vários outros editores. Estamos ansiosos em ajudar você a ajudar outros.

Uma grande mudança que estamos esperando torná-la possível ainda esse ano (uma vez que já foi incluída no plano anual) é fazer uma engenharia reversa de como o MediaWiki lida com seu conteúdo. Queremos permitir que múltiplas “partes” do conteúdo sejam armazenadas como revisões das páginas. Este recurso já é muito esperado, mais ainda com páginas de arquivos - cada histórico de carregamento de um arquivo é mostrado separadamente de sua página de descrição, assim como as legendas dos vídeos são armazenadas noutro espaço nominal, ao invés de serem na mesma página. Esse problema também afeta outras áreas, tornando o fluxo de trabalho mais complicado, como as subpáginas de documentação comum das predefinições, ao invés de haver uma combinação entre a página da predefinição e a da documentação, tirando a necessidade de duas edições para melhorar uma predefinição e sua documentação. O trabalho da Wikimedia Alemanha em mover os metadados dos arquivos para uma estrutura própria vinculada ao Wikidata mostrou-nos que nossa mudança é possível. Estamos ansiosos em avançar com a discussão técnica e com a implementação das revisões com conteúdos de múltiplas partes no back-end, e temos algumas esperanças sobre como elas poderão ser usadas para fazer novas coisas, que discutiremos abaixo.

Agora, de volta ao nosso trabalho principal, a nossa intenção desde o início do nosso trabalho com o editor visual era fazê-lo operar em qualquer tipo de edição no MediaWiki, e não ser apenas outro editor. Dependendo de quais você considera, há atualmente, sem contar o editor visual, seis softwares de edição instalados na maioria das nossas wikis, que nos resulta em seis interfaces diferentes para confundir os usuários, seis conjuntos de bugs para resolver e seis lugares diferentes onde os recursos podem interagir de maneiras inesperadas.[2] Nossa meta é reduzir gradualmente o número de softwares iguais. Isso já foi notado no Flow, onde é usado o editor visual para editar o conteúdo ao invés de um novo editor. Estamos planejando trabalhar com nossos colegas na equipe de Engenharia da Linguagem para fazer o mesmo com a ferramenta de tradução de conteúdo. Estamos também experimentando fazer um editor de wikitexto mais moderno, que pode fornecer uma experiência consistente entre os editores visual e de wikitexto, e entre versões para áreas de trabalho e para dispositivos móveis; aqui há um vídeo sobre nosso trabalho nisso, ainda incompleto, caso você perceba. Naturalmente, novos editores de wikitexto teriam também de ser melhores para os usuários, que o usariam. Estamos agindo cuidadosamente no quão rápido introduzimos isso; certamente, um recurso Beta para a versão inicial será necessário antes de fazermos novos planos acerca de uma disponibilidade maior.

Trabalho em recursos

Assim como no nosso trabalho central, é importante para nós que gastemos nosso tempo explorando maneiras de como recursos podem melhorar a experiência do site para os usuários, ajudando-os a melhorar a qualidade e a profundidade do conteúdo mais efetiva e eficientemente. Nem todas as ideias abaixo estão sendo trabalhadas por nós no momento, mas faremos progresso na maioria delas ano que vem.

Uma ideia na qual estou interessado em termos de possibilidades é o fornecimento de um sistema nos editores visual e de wikitexto que pode interagir com os usuários ao passo que editam. Os extensos tipos de edição, desde copidesque e referências até reedição de grandes conjuntos de páginas, significam que novatos podem se confundir ao começarem a editar. Há vários tipos diferentes de melhorias que podemos fornecer, desde algumas bem estáticas como “este artigo precisa de imagens” até outras bem complexas e específicas como “o wikiprojeto principal deste artigo é sobre o Brasil, portanto deve predominar a escrita em português do Brasil”. Este trabalho visa reduzir a carga de trabalho dos editores experientes ao revisarem mudanças de novos usuários, permitindo que cada wiki configure suas dicas de acordo com a comunidade. Também pretendemos melhorar a experiência dos novos usuários ao ajudá-los a aprender o necessário e o valorizado pelas comunidades das wikis na obtenção de edições mais construtivas.

Uma vez concluído o conteúdo de múltiplas partes (mencionado acima, no trabalho principal), ainda haverão várias áreas de interesse para nós.

Uma dessas é em que achamos que há um grande potencial em armazenar edições tanto no DOM do HTML quando no wikitexto. Primeiramente, isso deve ajudar o MediaWiki a compreender mudanças nas edições mais como humanos as compreendem. Isso também nos permitiria fornecer boas ferramentas, como diferenças visuais e históricos de páginas em tempo real. Mostrar claramente quem escreveu o que num artigo ou quais partes dele foram modificadas recentemente não é uma ideia nova, mas também não é prática a ponto de ser implementada em grande escala. Seria fascinante ver essa ferramenta auxiliando no aprofundamento da compreensão para leitores em relação à volatilidade dos artigos em prática.

Mais importante ainda, isso melhorará drasticamente a detecção automática de guerra de edições, reduzindo então soluções manuais. Em teoria, poderíamos acabar com guerras de edições totalmente, embora isso signifique novas decisões sobre como edições funcionam. Não planejamos decidir algo não totalmente conhecido.

O armazenamento de páginas no DOM poderia também possibilitar o salvamento inteligente e parcial do documento, separando edições maiores em partições diferentes, cada uma sendo salva conforme você edita, permitindo edições menores e mais simples. Isso também reduziria as guerras de edições, pedindo pedaços menores da edição a serem salvos e exibindo as novas versões em tempo real no editor visual de outros, também editando naquele momento.

Ainda sobre edições no DOM, tenho de mencionar a possibilidade de anotações às páginas. Com isso, citações poderiam ser “aplicadas” parcialmente pelo artigo, mostrando quais assuntos estavam (ou não) comprovados com referências. Discussões poderiam referir-se a uma imagem, frase ou palavra em específico para fornecer discussões mais profundas e rápidas, assim como esclarecedoras para pontos de vista diferentes. Ilustrações, como diagramas ou mapas, poderiam destacar uma área.

Outro assunto que queremos fortemente explorar com o conteúdo de múltiplas partes é a melhoria da maneira com a qual metadados são editados, centralizando os dados sobre o nome de um artigo, seu nível de proteção, se o índice deve ser mostrado ou não, quais páginas redirecionam ao artigo, etc. Todos esses exemplos atualmente devem ser editados em lugares diferentes com ferramentas diferentes. Achamos que isso ajudaria no fornecimento desses controles num lugar só, editando uma nova “parte” da página ao lado do bloco de wikitexto. Note que ainda não estamos planejando remover os mecanismos existentes, apenas adicionar uma ferramenta.

Para finalizar, outro item que vale ser mencionado é a edição colaborativa em tempo real, desejada por editores e por desenvolvedores. Escrevi alguns detalhes há poucos anos atrás sobre como isso, especialmente sobre um sistema de colaboração acelerado (como o Etherpad ou o Google Docs, onde podem haver múltiplos usuários ao mesmo tempo com um cursor diferente para cada um), resultaria num grande problema, não só técnico como social. Apesar disto, às vezes ouço pessoas falando sobre como isso seria muito útil, para tutores de novos usuários e de usuários não familiares com certas áreas de edição, e para colaborações de edição, como edit-a-thons, artigos sobre notícias de última hora, onde muitas informações são requeridas ao mesmo tempo, colaborações tematizadas, etc. Estou mantendo minha mente aberta sobre se faremos isso ou não, mas não estamos nos preocupando sobre essa adição no momento.

Sumário

Como é possível ver (se você leu até aqui), estamos trabalhando em diversas coisas diferentes no departamento. Espero que as melhorias que fazemos, que fizemos, e que faremos facilitem a vida dos nossos editores.

Agradeço todo o apoio dado pelas comunidades, tanto em forma de sugestões como de reclamações, propostas, aconselhamentos técnicos, voluntarismo, etc. Se você faz parte da comunidade técnica e está interessado(a) em trabalhar voluntariamente no desenvolvimento dessas áreas, teríamos o prazer de ajudar você.

Estarei na Wikimania deste ano. Como sempre, estarei feliz de falar sobre qualquer coisa dita — ou não — relacionada a essa atualização: pessoalmente no Wikimania, virtualmente no Phabricator, IRC, wiki, etc. Suas ideias e respostas são o que nos guiam, bem como o que faz nosso trabalho valer a pena. Espero que essa leitura tenha sido interessante!

Ligações

Original: [1]

  1. Texto original em $strategy, desenvolvido em Feature map (para trabalho do produto).
  2. O editor de wikitexto (com os botões da barra de ferramentas em azul escuro), o WikiEditor (com a barra de feramentas azul claro/cinza), o CodeEditor (com o destaque de sintaxe baseado no WikiEditor), o editor de discussões do Flow e o editor dos LiquidThreads (não tão visto atualmente).