Dados Estruturados na Wikimedia/Newsletter/4

This page is a translated version of the page Structured Data Across Wikimedia/Newsletter/4 and the translation is 96% complete.

Bem vindo ao boletim informativo para Dados Estruturados na Wikimedia (SDAW)! Você pode atualizar sua assinatura do boletim informativo a qualquer momento. If you have suggestions or questions, please let us know!

Atualizações sobre projetos atuais e futuros

Atualizamos nossa página do projeto no Mediawiki.org, para refletir os últimos desenvolvimentos em relação aos projetos em que estamos trabalhando e nos quais planejamos trabalhar nos próximos meses.

Mais especificamente, o Projeto de Sugestões de Imagens está se aproximando de sua fase inicial de teste. A ferramenta será implantada na Wikipédia lusófona e russa nos próximos meses e aproveitará os dados provenientes do Wikidata e dos Dados Estruturados no Commons para ajudar os usuários a encontrarem imagens e vídeos em potencial para adicionar a artigos não ilustrados da Wikipédia.

Ao mesmo tempo, também há atualizações para dois projetos anunciados anteriormente pela equipe. O primeiro é o projeto Metadados de Seção identificará seções em um artigo e criará tópicos de acordo com essas seções, com base em vários elementos como:

  • a habilidade de identificar automaticamente seções em um artigo;
  • um algoritmo que detecta itens do Wikidata baseados em links azuis de seções existentes;
  • sugestões de imagem a "nível de seções", que irão usar a infraestrutura acima.

O projeto Aprimoramento de Pesquisa usará conteúdo estruturado para oferecer aos usuários uma maneira mais convidativa e eficiente de pesquisar e encontrar conteúdo nas Wikipédias. Nosso objetivo é identificar e definir melhorias incrementais de “pesquisa especial” que usam conteúdo estruturado, para ajudar os usuários a encontrar o conteúdo que procuram, especialmente nas wikis de idiomas que possuem menos artigos.

Ambos projetos ainda estão em fase de pesquisa, e ainda existem aspectos que podem exigir mais pesquisa e/ou feedback dos usuários. Se você tiver comentários ou perguntas, por favor nos avise na página de discussão do projeto.

Sobre a newsletter

Este boletim informativo será lançado apenas quando houver coisas a serem discutidas ou anunciadas, e planejamos fazê-lo da maneira menos invasiva para sua discussão (ou seja, por meio de suas notificações). Se você a quiser entrega na sua página de discussão, por favor nos deixe saber.

Deixe-nos também saber sua opinião sobre a página de discussão do projeto. Se você tiver perguntas diretas, você também pode consultar minha página de discussão.

Espero ler e te ver em breve!

-- Sannita (WMF) (talk)