Leitura/Web/Melhorias da Área de Trabalho/Recursos/Limitando a largura do conteúdo

This page is a translated version of the page Reading/Web/Desktop Improvements/Features/Limiting content width and the translation is 83% complete.

Um dos objetivos principais do projeto é deixar a Wikipédia, e outras wikis da Wikimedia, mais atraentes para novatos. Uma maneira que pretendemos atingir este objetivo é deixar a leitura de artigos mais confortável.

O que significa ter uma experiência de leitura confortável (ou desconfortável)? De acordo com pesquisas, existem vários fatores que contribuem, e um dos mais importantes é a largura das linhas. O estudo Largura das linhas de texto em computadores afeta leitura e aprendizado, por Peter Orton, doutor no Centro de Aprendizado Avançado da IBM, chegou à conclusão de que quanto mais longa a linha, maior a dificuldade de leitura e, assim, de aprendizado e retenção da informação. Vários outros estudos relacionados podem ser encontrados no artigo da Wikipédia sobre largura da linha (em inglês), todos os quais recomendam entre 40 e 75 caracteres por linha.

Apesar de não ser particularmente fácil atingir as larguras recomendadas nas wikis da Wikimedia, estaremos limitando a largura do conteúdo utilizando uma largura máxima para que a maioria do texto das wikis estejam dentro do recomendado.

Você pode ler mais detalhes sobre a pesquisa e considerações por detrás deste recurso.

Descrição do recurso e requisitos

A função mais importante deste recurso é a limitação da largura do conteúdo do artigo. Entretanto, para garantir que os outros elementos da página (como a barra lateral e o cabeçalho) não fiquem distante demais do conteúdo, adicionar dois containers a mais. O segundo container garante que a barra lateral permaneça próxima ao conteúdo. Então, para impedir que o cabeçalho fique longe demais tanto do conteúdo quanto da barra lateral, existe um terceiro container que limita a largura máxima do cabeçalho.

De um ponto de vista técnico: o conteúdo da maioria das páginas é colocado dentro de um container de conteúdo com uma largura máxima de 960px. Existem dois containers adicionais que ajudam a manter a largura de outras partes da interface, tais como o cabeçalho e a barra lateral: container da área de trabalho (largura máx. de 1440px) e container da página (1650px). Abaixo estão diagramas que ilustram como os containers funcionam. Existem certas páginas cujo conteúdo não será limitado pelo container de conteúdo, incluindo histórico, mudanças recentes e outras páginas de registro. Para explorar uma demonstração interativa deste recurso, favor ver este protótipo.

Diretrizes de design e requisitos

Aqui está um GIF que ilustra a diferença entre o layout atual e o layout atualizado, com as várias limitações de largura descritas acima:

 
Um GIF comparando o layout atual e o atualizado que limita a largura do conteúdo

Limitações

O problema principal aqui é que certas páginas de registro, como o histórico e as mudanças recentes, ficam mais difíceis de serem lidas quanto mais estreita for a tela devido à quebra de linha. Portanto, decidimos tratar estas páginas de maneira especial, limitando elas somente ao container da área de trabalho (1440px), ao invés do container de conteúdo (960px). Aqui está um GIF de um protótipo que mostra a diferença entre uma página de conteúdo e sua página de histórico:

 
Um GIF exibindo a largura de uma página de conteúdo em comparação à página de histórico no novo layout do Vector

Teste com editores

We performed a feedback round with a prototype of the limited content width with editors across multiple wikis. Editors were invited to explore the prototype and provide their feedback using a central notice banner. There were mixed feelings about the feature: many editors appreciated the shorter line lengths and agreed that the feature created a more comfortable reading experience. Some editors disliked the whitespace around the content and felt that it was wasted space. We are balancing all of that feedback with the extensive existing research about line-lengths and reading comfort.

Goals and motivation

Plano de lançamento

Começamos a implantação da primeira versão em maio de 2020 nas wikis da Fundação e de testes, e pretendemos passar para as wikis de participação antecipada nos próximos meses. Veja nossa página principal de recursos para maiores detalhes.

References