Manual:Desinstalação

This page is a translated version of the page Manual:Uninstallation and the translation is 89% complete.

Remover o MediaWiki completamente pode ser feito em duas etapas: removendo o diretório onde o MediaWiki foi instalado e removendo o banco de dados do MediaWiki do MySQL ou Postgres.

Excluindo os arquivos do MediaWiki

Para desinstalar o própria wiki, simplesmente exclua o diretório que contém os arquivos da wiki. Por exemplo, se você instalou o MediaWiki para /var/www/mediawiki-xyz, você pode fazer:

rm -rf /var/www/mediawiki-xyz
  Atenção: Dependendo de como você configurou seu wiki, os arquivos e imagens enviados por upload podem ser armazenados em um subdiretório do diretório de instalação. Se você não quiser excluir o conteúdo enviado, certifique-se de movê-lo para um local seguro antes de excluí-lo.

Excluindo o banco de dados

  Atenção: Isso excluirá completamente todos os seus dados do wiki. Além disso, se você instalou seu wiki em um banco de dados existente que também contém outras tabelas não relacionadas, NÃO use as instruções abaixo ou perderá tudo. Nesse caso, você precisará excluir manualmente cada uma das tabelas do wiki. Veja as instruções para o seu software de banco de dados para obter mais detalhes sobre como fazer isso.
Isso pressupõe que você usou o nome do banco de dados padrão durante a instalação. If you used a database name other than wikidb you may have to replace wikidb below with whatever name you used for your database.

MySQL

To remove the MySQL database holding your wiki, use the mysql utility to interactively connect to MySQL as a user with adequate permissions, then issue the following command at the mysql> prompt:

DROP DATABASE wikidb;

Como alternativa, você pode usar uma ferramenta administrativa de banco de dados, como o PHPMyAdmin, para executar a mesma ação.

PostgreSQL

Para remover o banco de dados Postgres que contém seu wiki, execute o seguinte comando:

dropdb wikidb

ou conecte-se ao banco de dados como um usuário com as permissões e problemas corretos:

DROP DATABASE wikidb;