Manual:Definindo grupos de usuários no MediaWiki

This page is a translated version of the page Manual:Setting user groups in MediaWiki and the translation is 100% complete.

Por padrão, o MediaWiki tem vários grupos de usuários que podem conceder a um usuário um conjunto de direitos do usuário. Veja também a lista dos grupos.

Special:UserRights

Versão MediaWiki:
1.10

Há uma interface simples (Special:UserRights) para adicionar ou remover um usuário de um ou mais grupos de usuários. Para fazer isso, o usuário deve ter os direitos de usuário userrights, que por padrão é concedido ao grupo de usuários “Burocratas”. Você pode acessar a Special:UserRights diretamente ou via Special:SpecialPages na caixa de ferramentas no lado esquerdo. Também é possível visualizar os privilégios de um certo grupo acessando a página especial Special:UserGroupRights.

Para ajuda no uso da Special:UserRights, refira-se a Help:Direitos e grupos de usuários .

Pela API

Se você estiver desenvolvendo um gadget, um robô (de administração) ou algo mais que consiga modificar grupos de usuários através da API, veja a página API:User group membership .

Da linha de comando

O script de manutenção createAndPromote.php pode adicionar grupos a um usuário a partir da linha de comando: php maintenance/createAndPromote.php Example --sysop

Não há como remover um grupo de um usuário da linha de comando, sem modificar diretamente o banco de dados.

Do código-fonte

Se você estiver desenvolvendo uma extensão do MediaWiki, como um gerenciador de autenticação personalizado ou algo mais que consiga modificar grupos de usuários, confira esses métodos:

  • User::addGroup()
  • User::removeGroup()

Conforme documentado na página https://doc.wikimedia.org/mediawiki-core/master/php/User_8php_source.html.

Páginas relacionadas