Manual:Oracle/pt-br
Essa página está obsoleta. Foi mantida por interesse histórico apenas. Ela pode documentar extensões ou recursos obsoletos e/ou não mais compatíveis. Não creia que qualquer informação aqui esteja atualizada. |
↑ Manual:Conteúdos | Leiaute do banco de dados do MediaWiki | oracle table |
Algumas distribuições Linux têm pacotes para instalar o Oracle, mas não todas...
Instalando o Oracle XE no linux (manualmente)
O Oracle XE é um banco de dados de nível de entrada gratuito, mas com limitações embutidas: [1] [1]
- usará apenas os recursos da CPU que são equivalentes a 1 CPU/núcleo em seu sistema
- apenas até 1 GB de RAM
- é limitado a 1 servidor por instância de banco de dados por máquina
- é limitado a 11 GB de dados em espaço de usuário
Seguir o procedimento de instalação descrito no XE manual de instalação.
'Se você usar uma distribuição como o Ubuntu um bom manual para a maioria dos casos (não só o Ubuntu 11.10) pode ser encontrado no fórum oracle Se você está instalando esse banco de dados para uso ocasional, verifique se ele está configurado para não começar na inicialização do sistema. Esta base de dados passa por recursos como o Cookie Monster passa pela fábrica Bahlsen.'
Alguns comandos básicos de DBA podem ser encontrados na Página de documentação de DBA para o Oracle XE mas na maioria dos casos, você pode usar a interface de controle de banco de dados que pode ser acessado através da porta http do banco de dados (a qual que você selecionou quando executou "oracle-xe configure")
Instalando o Oracle XE no linux (manualmente)
Siga as instruções encontradas na página de documentação do PHP da Oracle.
Se você não estiver usando o formato de string de conexão "hostname/servicename" (p.ex. "localhost/xe"), e em vez disso, use um alias de um arquivo tnsnames.ora, em seguida, depois de ter o seu ambiente de PHP configurado, adicione a variável TNS_ADMIN para o seu ambiente de inicialização PHP. Esta variável deve conter a localização (apenas diretório) onde o arquivo tnsnames.ora está localizado. Este arquivo contém definições TNS dos bancos de dados que você estará acessando (local ou remoto). Se você já tiver configurado o XE nesta máquina esta variável deve apontar para '/u01/app/oracle/product/11.2.0/xe/network/admin'. Certifique-se que este arquivo é lido pelo processo Apache.
Instalando o MediaWiki
Depois de ter ativado o OCI8 e a variável TNS_ADMIN definida em seu ambiente PHP, agora você pode instalar o MediaWiki normalmente. . O nome TNS da instalação padrão do Oracle XE é geralmente 'XE'.