Citoid/Ativando Citoid em sua wiki

This page is a translated version of the page Citoid/Enabling Citoid on your wiki and the translation is 56% complete.
Outdated translations are marked like this.
Página principal: Citoid

Citoid é um gerador de citações que cria automaticamente uma predefinição de citação a partir de fontes online baseadas em um URL ou em alguns identificadores de referência acadêmica, como DOIs, PMIDs, PMCIDs e ISBNs. Atualmente, está disponível como uma funcionalidade do Editor Visual, mas estará disponível no editor de código-fonte futuramente. Citoid usa tradutores Zotero para converter um link de página em informações detalhadas.

Passo 1: Ativar a ferramenta de predefinição de citações

O serviço Citoid utiliza a Ferramenta de Citações do Editor Visual. Ele já se encontra ativo nas Wikipédias maiores e em outros projetos menores. Se a ferramenta de citações estiver ativa, o menu "Citar" listará uma ou mais predefinições locais de citação, além das opções "Básica" e "Reusar". Se ela não estiver ativa, você deverá habilitá-la antes de prosseguir. Cada predefinição de citação requer um TemplateData para funcionar.

Passo 2: Configurar o Citoid

A extensão Citoid deve ser configurada usando mapas TemplateData especiais e uma mensagem especial específica ao Citoid. É importante que você siga estes dois passos na ordem!

Passo 2.a: Crie um mapa de valores "citoid" para cada modelo de citação

Página principal: Citoid/Maps TemplateData
Os campos ISSN, ISBN, autor, editor e etc. são especiais, podendo tomar forma de arranjos (arrays) [][] ou arranjos 2D [[]][[]] no mapa citoid. Mais detalhes

Como Citoid tem um conjunto próprio de campos para cada tipo de documento (por exemplo, um jornal é chamado "publicationTitle" no Citoid, porém no Template:Cite_journal é chamado de "journal"), sendo necessário adicionar para cada modelo de citação um mapeamento especial chamado 'citoid' no objeto maps dentro do TemplateData This special mapping creates a map between Citoid's fields and the template's fields. Salve o mapa com o nome de "citoid", para que a extensão Citoid localize rapidamente. No objeto de mapas é permitido um número ilimitado de mapas com chaves exclusivas. Somente é possível ver os mapas do TemplateData no modo de edição; eles não são visíveis na tabela TemplateData. Se o TemplateData foi copiado de outra wiki, ele provavelmente já possui os mapas Citoid, podendo pular este passo após a verificação. An unlimited number of maps with unique keys are allowed in the maps object. Note that you can only see TemplateData maps in edit mode; they are not visible in the TemplateData table. Also note that if you recently created TemplateData for your wiki by copying it from another wiki, it probably already includes the Citoid maps, so you can just skip this step after verifying.

Os objetos de mapas mais atualizados que são compatíveis com a extensão Citoid estão na Wikipedia em inglês:

Passo 2.b: Configurar uma mensagem MediaWiki especial

Deve configurar uma mensagem de namespace especial em MediaWiki:Citoid-template-type-map.json. Esta mensagem mapeia os 34 tipos nativos de Citoid (artwork, book, journalArticle, tvBroadcast, website, etc) direcionando-os aos padrões apropriadas (Cite web, Cite book, Cite journal). This message maps the 34 native Citoid types (artwork, book, journalArticle, tvBroadcast, website, etc.) to the appropriate templates (Cite web, Cite book, Cite journal, etc.).

Você deve combinar uma predefinição local de citação com cada tipo de Citoid. Se nenhuma predefinição for combinada com seu par, Citoid não funcionará. É melhor ter uma combinação errada do que ter nenhuma combinação. Por exemplo, sua wiki pode não ter uma predefinição específica para citar o encarte na embalagem de um DVD, logo considere usar uma predefinição destinada a um livro ou a um vídeo nesse caso. Você pode considerar o uso de uma predefinição genérica, como o Template:Citation da en.wiki, para todos os tipos caso não haja uma boa combinação com o tipo de fonte que você está mapeando. You may consider using a generic template, such as en.wiki's Template:Citation, as a catch-all for types if there is no good match for the type of source you are mapping.

Uma exemplo de mensagem de espaço para nome pode ser encontrada na Wikipedia em inglês: https://en.wikipedia.org/wiki/MediaWiki:Citoid-template-type-map.json.

Solução de problemas

O novo botão Citar não aparece na barra de ferramentas

 
Botão da barra de ferramentas de Citoid

Quando você cria a mensagem MediaWiki no passo 2.b, o menu em cascata de citações anterior (File:VisualEditor_-_Cite_Pulldown.png) deve ser substituída por um novo botão para o serviço Citoid no menu da barra de ferramentas. Caso esse novo botão não apareça na barra, então pode haver um problema com MediaWiki:Citoid-template-type-map.json. If the new button does not appear in the toolbar, then there may be a problem with MediaWiki:Citoid-template-type-map.json. Se esta página não existe localmente, ou se o JSON nessa página é inválido, então Citoid não funcionará. Alternativamente, você pode ter de atualizar o cachê do seu JavaScript.

Referências vazias aparecem

Referências vazias aparecem mais frequentemente quando você está tentando inserir uma predefinição de citação que não tem dados de mapa. Este problema também surge se a predefinição tiver dados de mapa, mas esses dados podem não estar atingindo o API do MediaWiki. Se o objeto de mapas estiver presente no bloco TemplateData na documentação da predefinição, então tente fazer uma edição vazia nessa predefinição. Se isso não funcionar, então deve haver um problema com o próprio mapa. If that doesn't work, then there may be an issue with the map itself.

Meu site favorito não é reconhecido pelo Citoid e apenas obtém informações básicas

O serviço Citoid conta com a brilhante comunidade Zotero para grande parte da "mágica", já que os tradutores Zotero devem ser escritos para cada site. Você pode ver uma lista de todos os tradutores Zotero em https://github.com/zotero/translators. Atualmente, Zotero suporta melhor fontes na linguagem inglesa. You can see a list of all Zotero translators at https://github.com/zotero/translators. Right now, Zotero best supports English-language sources. Precisamos de sua ajuda para melhorar a cobertura de outros sites. Você pode escrever seu próprio tradutor Zotero. Comece por olhar para um tradutor existente de um site similar, e lendo o tutorial em Citoid/Creating Zotero translators. You can write your own Zotero translator. Start by looking at an existing translator of a similar website, and by reading the tutorial at Citoid/Creating Zotero translators.

As datas são formatadas de forma diferente no meu wiki

As datas são apresentadas no formato ISO 8601, que é um padrão internacional. O servidor continuará a usar esse formato, e no futuro esse padrão será adotado para todas as datas, devido à maneira ambígua de manter datas diferentes para cada região. Se a comunidade não se agradar com a maneira com a qual a data é exibida para o usuário, é possível editar a predefinição da citação para formatar as datas num padrão da sua região. Por exemplo, é possível adicionar lógica à predefinição para que, se a data for detectada no formato aaaa-mm-dd, se exibirá como dd/mm/aaaa na página. No entanto, isso não modifica os dados subjacentes (os que aparecem ao editar a página). If the community doesn't like the way this looks to the user, it is possible to edit the citation template to format the ISO dates to something that is standard in your language. For instance, you can add logic to the template such that if the date is detected to be in ISO yyyy-mm-dd format, the date is reformatted *to appear* to be dd/mm/yyyy on the page. However, if you do this, the underlying data (i.e. when you edit the wikitext, or the form in VisualEditor) will still remain the same.

As datas com apenas mês e ano estão atualmente em inglês. Vejo T132308. See tarefa T132308.

Várias predefinições de idioma (pl, it, en) não aceitam os códigos de idioma no estilo xx-XX

Veja tarefa T115326 para uma task relacionada. Veja tarefa T97256 para saber como wikis diferentes decidiram solucionar essa limitação.


Ver também