Beta Features/About/pt-br

PD Nota: Ao editar esta página, você concorda em publicar a sua contribuição no âmbito da licença CC0. Veja as páginas de ajuda do domínio público para mais informações. PD

Bem-vindo ao Funcionalidades Beta, um novo programa que permite a você testar novas funcionalidades na Wikipédia e em outros projetos Wikimedia antes de serem implementadas globalmente, para todos os usuários e usuárias.

Imagem da nova página de preferências do Beta Features (funcionalidades Beta).
Media Viewer (visualizador de mídias) é uma das novos Beta Features (funcionalidades beta) sendo testada essa.
Atualização de tipografia é outra das funcionalidades sendo testada essa semana no Beta Features.

Beta Features permite aos desenvolvedores rodar novos softwares em um ambiente em que muitos usuários podem usar essas funcionalidades, dando feedback para ajudá-las a melhorar. Pense no Beta Features como um laboratório digital em que membros da comunidade podem ver antecipadamente as mudanças que virão e ajudar engenheiros e designers promoverem melhorias baseadas em suas sugestões.

Primeiras funcionalidades edit

Aqui estão as primeiras funcionalidades que começaremos testando semana que vem (entre 4 e 8 de novembro):

Here are the current beta features:

Media Viewer
Melhore sua experiência na visualização multimídia com essa ferramenta. Media Viewer mostra imagens em tamanho maior nas páginas com miniaturas. Imagens são mostradas em uma janela sobreposta ou lightbox sobre a página e também pode ser visualizada em tamanho original. Discuta sobre essa funcionalidade.
VisualEditor
O editor visual torna a edição de páginas mais fácil sem a necessidade de aprender o código wiki. O Beta Features vai incluir uma versão opt-in dessa ferramenta nos sites onde ele estiver disponível, mas não ativo como padrão. Também estamos adicionando novas funcionalidades experimentais que melhoram o editor visual (ver abaixo). Discuss this feature
VisualEditor Formulæ
com essa funcionalidade disponível em opt-in, você pode adicionar suporte dentro do editor visual para criar fórmulas matemáticas como álgebra ou equações nas páginas em que estiver trabalhando. Discuta essa funcionalidade.
Typography Refresh
Essa funcionalidade Beta torna o texto mais legível, acessível e consistente. Ela atualiza o tema Vector para usar fontes serifadas em título de seções e fontes da família 'Sans-serif' para o corpo, para uma melhor experiência de visualização. Discuta essa funcionalidade.
Nearby Pages
This feature lets you see other related pages to pages you view which contain longitude and latitude information. Discuss this feature.
New Search
Use a new search engine, "CirrusSearch". Available on wikis where the alternative search backend is provided as an opt-in. Discuss this feature.
Compact language links
Show a shorter version of the language list, with just the languages that are more relevant to you. Discuss this feature.
Hovercards
Provides readers with a short summary of an article whenever they hover over a link to it. Discuss this feature.

Como você pode ajudar edit

Você poderia nos ajudar a testar recursos beta nos próxismo dias? Nossos primeiros recursos estão disponíveis para serem testados por usuários autenticados no MediaWiki.org, em Meta.Wikimedia.org e no Wikimedia Commons. Baseado nos resultados do teste, nós objetivamos liberar os recursos para todas as wikis em 21 de novembro de 2013.

Para testar novas funcionalidades, marque os itens que desejar na nova seção BetaFeatures em suas preferências - e clicar em Salvar (ver screenshot). Você também pode ativar automaticamente todas as fucnionalidades beta assim que são lançadas, se você quiser - e desativar qualquer dessas opições a qualquer tempo. Para tornar isso mais fácil para você, um pequeno 'Beta' link irá aparecer próximo de 'Preferências' em seu menu pessoal quando essa extensão for lançada globalmente em novembro.

Teste nossas Beta Features e conte-nos o que você achou desse programa nos comentários abaixo, ou nessa página de discussão. Você também pode comentar na página de discussão de cada funcionalidade (veja links abaixo e na sua página de preferências do Beta Features). Se você encontrar qualquer bug técnico, por favor reporte-o aqui. Baseado em seu feedback, planejamos lançar o Beta Features globalmente no dia 7 de novembro de 2013.

Baseado em seu feedback, planejamos lançar o Beta Features no Commons e no MetaWiki na quinta, 7 de novembro de 2013. Para debater esse projeto com nossa equipe após esse lançamento, nos o convidamos para dois office hours no IRC na sexta, 8 de novembro de 2013. Após testar e melhorar o Beta Features por algumas semanas nesses três sites planejar lançar o projetos globalmente em todas as wikis na quinta, 21 de novembro de 2013.

Beta Features foi criada pela equipe de Design da Wikimedia Foundation e desenvolvida pela equipe Multimedia, em colaboração com a equipe do Editor Visual. Essas e outras equipes irão adicionar novas funcionalidades constantemente. Também convidamos desenvovedores da comunidade para começarem a testar seus desenvolvimentos no Beta Features nas próximas semanas trabalhando próximos dos designers e engenheiros da WMF. Para preparar uma nova funcionalidade Beta, leia essas valiosas dicas, confira essa documentação técnica e publique seu pedido na fila de funcionalidades Beta.

Agradecimentos edit

Beta Features é resutado do trabalho de vários membros da equipe Wikimedia Foundation, incluindo: Fabrice Florin, James Forrester, Mark Holmquist, Jared Zimmerman, Jon Robson, Ed Sanders, Gergő Tisza, Bryan Davis, May Galloway, Keegan Peterzell, Maggie Dennis, Quim Gil, Erik Moeller, Howie Fung, Rob Lanphier, e Tomasz Finc, para nomear alguns. Também somos gratos a toda a comunidade e membros de equipes que ajudaram a criar esse sistema - e esperamos por mais colaboradores produtivos no futuro.

Divirta-se, e não se esqueça de deixar sua opinião!