User:Contraexemplo/Outreachy/Beginner's Guide/pt-br

O Guia para Iniciantes é uma iniciativa para introduzir novos tradutores ao movimento Wikimedia, o software MediaWiki, alguns dos conceitos mais essenciais e ferramentas que farão parte de sua rotina como contribuidor. A leitura desta página é recomendada se você:

  1. Está se sentindo sobrecarregado com tantas informações e gostaria de ler um guia prático.
  2. Tem medo de fazer as suas primeiras contribuições e precisa de suporte para superá-lo.

Este documento é um tanto extenso, portanto não hesite em fazer algumas pausas durante a sua leitura.

Movimento Wikimedia edit

Para mais informações, visite Movimento Wikimedia no Meta

Trata-se do conjunto de pessoas (como contribuidores voluntários), atividades (como oficinas e eventos), valores (como conhecimento aberto, liberdade de expressão) e organizações (como a Wikimedia Foundation) entorno dos projetos Wikimedia. Embora a Wikipédia seja o produto mais popular, há outros projetos sob o cuidado do movimento Wikimedia como Wikcionário, Wikimedia Commons e o próprio MediaWiki.

Naturalmente, um movimento tão grande e antigo como o movimento Wikimedia já possui formas bem estabelecidas de comunicação com as pessoas integrantes e o público externo. Além de redes sociais, há uma wiki dedicada a tudo que acontece nos bastidores (Meta-Wiki), uma plataforma para gerenciamento de projetos (Phabricator), listas de e-mail (como a Translators-l) e iniciativas de anúncios internos (como as Novidades Técnicas). Há, inclusive, uma página específica no Meta-Wiki dedicada a traduções.

MediaWiki edit

Para mais informações, visite Manual:O que é o MediaWiki? e Diferenças entre Wikipédia, Wikimedia, MediaWiki, e wiki

MediaWiki é o software livre que serve todos os projetos Wikimedia, provendo estabilidade ante uma grande quantidade de acessos e organização e controle do conteúdo produzido. Já este site, mediawiki.org, destina-se ao armazenamento de toda documentação pertinente a este software.

Espaços nominais edit

Para mais informações, visite Help:Espaços nominais

Você deve ter reparado que alguns nomes de páginas são acompanhados por prefixos. A página mencionada acima, por exemplo, possui o prefixo "Help:". Trata-se de uma maneira que os desenvolvedores do MediaWiki encontraram para organizar páginas por propósito. "Help:" designa páginas de ajuda, como documentação de usuário. Outro exemplo é "User:", que destina-se a páginas de usuário. Além de ser um artifício interessante de uma perspectiva técnica, a existência desses prefixos também tem a função de orientação. Portanto, é útil atentar-se a este detalhe ao analisar o conteúdo de uma página, ou buscar algum tipo de informação através de ferramentas de pesquisa.

Localização edit

É possível contribuir com a tradução do projeto MediaWiki das seguintes formas:

  1. Traduzindo o software através do translatewiki.net, plataforma externa destinada à tradução de projetos de código aberto. Trata-se de um serviço independente, mas parceiro, do movimento Wikimedia.
  2. Traduzindo o conteúdo do MediaWiki.org, que consiste principalmente de documentação direcionada a desenvolvedores e usuários.
Extensão Translate edit

As duas plataformas usam a extensão Translate para fornecer aos tradutores uma interface fácil de se entender e um fluxo de trabalho que se adapta bem a interrupções de trabalho.