Reading/Web/Desktop Improvements/Updates/2022-04 for the largest wikis/pt-br

This page is a translated version of the page Reading/Web/Desktop Improvements/Updates/2022-04 for the largest wikis and the translation is 78% complete.
Outdated translations are marked like this.

Atualização sobre as melhorias na nova versão desktop

Fazer destas mudanças o novo padrão

Hello. Eu gostaria de atualizá-los sobre o projeto Melhorias no Desktop, no qual a equipe da Web da Fundação Wikimedia tem trabalhado nos últimos anos. Nosso trabalho está quase pronto! 🎉

Nós adoraríamos ver estas mudanças tornarem-se o padrão para leitores e editores de todas as wikis. Nas próximas semanas, iniciaremos conversas em mais wikis, incluindo a sua. 🗓️ Adoraríamos ler suas sugestões!

Os objetivos do projeto são tornar a interface mais acolhedora e confortável para os leitores e mais útil para os usuários experientes. O projeto consiste em uma série de mudanças que tornam mais fácil ler e aprender, navegar na página, pesquisar, alternar entre idiomas, usar as abas dos artigos e o menu do usuário, e muito mais. As mudanças já estão visíveis por padrão para leitores e editores em mais de 30 wikis, incluindo a Wikipédia em francês, em português e em persa.

As alterações se aplicam apenas ao tema Vector. Os editores que usam Monobook e Timeless não são afetados.

Os novos recursos

  • Índice (TOC) - nossa versão é mais acessível. Com ela, é mais fácil apreender o contexto da página, bem como navegar por ela sem precisar usar o scroll. O novo índice também está disponível para editores que escolheram o tema Vector 2022.
  • Ferramentas da página - agora há dois tipos de ligações na barra lateral. Há ações e ferramentas para páginas individuais (como as Mudanças relacionadas) e ligações que valem para toda a wiki (como as Mudanças recentes). Nós separaremos ambas em dois menus intuitivos.

Como ativar as mudanças

 
Global preferences
  • É possível ativá-las na aba "Aparência", nas preferências ao selecionar "Vector (2022)". Também é possível ativá-las em todas as wikis usando as preferências globais.
  • Nas wikis em que as alterações são visíveis por padrão para todos, os usuários logados sempre podem retornar ao Vector legado. Há um link facilmente acessível na barra lateral do novo Vector.

Saiba mais e participe dos nossos eventos

Se você gostaria de acompanhar o andamento do nosso projeto, você pode se inscrever em nossa newsletter. Você pode ler as páginas do projeto, conferir nosso FAQ, deixar uma mensagem na página de discussão do projeto, e participar de uma reunião online conosco.

Thank you!