Manual:External editors/pt-br

O MediaWiki (da versão 1.5 à 1.21) permite que você edite qualquer recurso usando qualquer ferramenta externa. Isso é feito se utilizando um sistema muito simples:

  1. Quando um arquivo é requisitado para edição externa, o MediaWiki envia um arquivo de controle contendo informações a seu respeito; mais importante, seu endereço URL e a interface que será usada para a alteração. Veja Manual:External editors: control files para maiores detalhes das especificações.
  2. O navegador do usuário deve ser configurado para chamar um aplicativo de edição especial. Veja abaixo.
  3. Esse aplicativo de ajuda processa o arquivo de controle, recupera o arquivo fonte, inicia o aplicativo que irá editá-lo, e, se desejado, salva o arquivo fonte no servidor.
Esse recurso é apenas para o uso de programas externos que permitem editar conteúdo facilmente. Você ainda pode baixar manualmente o conteúdo e, em seguida refazer o upload do conteúdo após a edição com um programa externo
Editando uma imagem com Inkscape
Editando uma página wiki usando KWrite

Iniciando a edição externa edit

Em suas preferências pessoais no MediaWiki você pode configurar a edição externa como padrão: Preferências → Edição → "Use editor externo por padrão".

No entanto, é mais prático adicionar isso como uma opção extra, usando a tag especial externaledit = true MediaWiki URL parameter.

  • Você pode fazer o "link de edição externa" aparecer em todas as páginas ao lado do link editar usual, acrescentando editor de script externo para o arquivo .js.
  • Ou você pode configurar um bookmarklet especial no seu navegador: criar um novo marcador/favorito e copiá-lo para o campo URL:
javascript:location = local + '? action = edit & externaledit = true';


Configurando seu navegador edit

Você precisa configurar seu navegador para que o tipo MIME application/x-external-editor seja associado ao aplicativo de edição.

  • Firefox 2: instale a extensão MIME Edit (Este add-on foi desativado por um administrador.), em seguida, vá em Ferramentas → Opções → Gerenciar → Conteúdo
  • Firefox 3: Se você está planejando a edição de imagens SVG clique na imagem para tamanho real completo, Arquivo -> Salvar como Página -> Salvar como tipo -> Página Web, apenas SVG -> Salvar.
    Além disso, no FreeBSD e Linux você pode editar /etc/mailcap (ou ~mailcap/.):
    application/x-external-editor;/usr/bin/ee.pl %s
  • Opera: via Ferramentas → Preferências → Avançado → Downloads
  • No Internet Explorer você pode tentar associar o aplicativo auxiliar como extensão de arquivo .php.

Aplicativo de edição edit

ee.pl edit

Existe uma implementação de referência para o aplicativo de edição chamado ee.pl (disponível aqui, veja README para o uso e INSTALL para obter instruções de instalação). É escrito em Perl e pode ser difícil de configurar. No entanto, ele fornece um conjunto completo de recursos. Os desenvolvedores são convidados a escrever uma aplicação mais amigável. Você também pode precisar de dicas de Windows XP ou Ubuntu.

Note que a GUI ee.pl torna muito fácil salvar os dados de volta ao servidor, incluindo um sumário de edição, ou cancelar a edição. Você também pode fazer várias edições no servidor usando a opção "Salvar e continuar" .

Por favor, verifique se você está usando a última versão do script, se não estiver funcionando como esperado.

Para cada wiki que pretende utilizar com ee.pl, adicione uma entrada como esta para ee.ini:

[MediaWiki]
URL match=//www.mediawiki.org/w
Usuário=(MyUsername)
Senha=(MyPassword)

Isto é necessário para que as pessoas possam fazer login - não se sabe a senha de outra maneira! Note que se você estiver ativo em muitos wikis, tais como edições da Wikipedia de múltiplos idiomas, e você usar o mesmo nome de usuário e senha, você pode simplesmente usar algo como "wikipedia.org" ou "wikimedia.org" com esta informação de autenticação como correspondência de padrões de URL (ou mesmo ". org" se você só pretende acessar esses sites). Um exemplo genérico de entrada:

[Generic]
URL match=edia.org
Usuário=(MyUsername)
Senha=(MyPassword)

Menos é mais! Usando apenas URL match= meta ou URL match= commons é suficiente, enquanto que adicionando a URL inteira, muitas vezes ocorre um erro.

Se você deseja editar arquivos, você precisa usar algo como URL=upload.wikimedia.org, pois os arquivos estão nesse host.

XExternalEdit edit

O XExternalEdit é um aplicativo de edição escrito em Java, com interface gráfica. Ao baixar o arquivo de controle, você deve alterar sua extensão para *.ini, para que o aplicativo possa abrir a edição da página ou artigo. Veja sourceforge.net/projects/xexternaleditor/ para mais informações.

Alternativas edit

Várias extensões do Mozilla Firefox fornecem outra forma de usar um editor de textos externo, consulte Ajuda:Editar com um editor externo. Particularmente, para usuários de Linux, o uso do It's All Text! é um procedimento muito mais simples para invocar um editor externo do que o descrito acima (especialmente quando alguns aplicativos auxiliares, tais como ee.pl, escrito em Perl, podem ​​ser difíceis de se configurar).