Help:Lista de páginas vigiadas

This page is a translated version of the page Help:Watchlist and the translation is 87% complete.
PD Nota: Ao editar esta página, você concorda em publicar a sua contribuição no âmbito da licença CC0. Veja as páginas de ajuda do domínio público para mais informações. PD

Sua lista de páginas vigiadas é uma exibição para acompanhar alterações, similar à exibição de Mudanças recentes , mas limitada a mostrar alterações apenas dentro do conjunto de suas páginas "vigiadas". Você pode ver sua lista de páginas vigiadas clicando no link “Páginas vigiadas” no menu de sua conta (no topo, à direita). Esta funcionalidade está disponível somente para usuários que se registraram e estão logados.

Adicionar páginas à lista de páginas vigiadas

Para que você possa ver algo nesta lista, você deve adicionar algumas páginas à sua lista de páginas vigiadas. Para isso, acesse a página que interessa a você e clique no ícone em forma de estrela   (ou na aba "Vigiar").

Uma página já na sua lista de páginas vigiadas será marcada com uma estrela azul (  ou guia "Deixar de vigiar").

Se você deseja remover páginas de sua lista de páginas vigiadas, clique no ícone de estrela azul   (ou na guia "Deixar de vigiar").

Expiração da lista de páginas vigiadas

Um novo recurso de páginas vigiadas está incluído em MediaWiki 1.35 :Expiração da lista de páginas vigiadas. Com esse recurso, você pode, opcionalmente, selecionar assistir a uma página por um período temporário. Once the watch period has expired, the page will be automatically removed from your watchlist. You can update the watch period at any time, including switching from temporary to permanent status. Temporarily watched pages are usually represented by a half star (as opposed to a full star, which represents permanently watched pages). To find out when Watchlist Expiry will be enabled on your wiki, you can check out the release schedule on Meta-wiki. For documentation on how to use the feature, please visit Help:Watchlist expiry .

Por que uma lista de páginas vigiadas

A lista de páginas vigiadas é útil em uma wiki muito movimentada, onde a visualização das “Mudanças recentes” torna-se muito grande, com muitas mudanças que você não deseja acompanhar. Em uma wiki típica, com baixo tráfego, você pode ver normalmente todas atividades de edição por toda a wiki, sem sentir-se sobrecarregado. Em uma wiki mais movimentada, você encontrará muitas edições sendo feitas em páginas que você pessoalmente acha menos interessantes. Para ajudar a acompanhar as mudanças que são mais interessantes, começe a vigiar páginas!

Normalmente você vigiará páginas relacionadas a suas áreas de interesse, e também páginas cujo conteúdo você se interessa mais. Se você realizar uma edição significativa em uma página, você pode desejar vigiar a página (de forma que a saber quando houver edições subsequentes). Note que existe também uma caixa de seleção na tela de edição (“Vigiar esta página”) para este propósito.

Sua lista de páginas vigiadas é pessoal. Você pode vigiar qualquer página que quiser. Essa escolha permanecerá privada.

Utilizar a sua lista de páginas vigiadas

Na página que lista as páginas vigiadas, alguns nomes de páginas aparecem em negrito. Isto indica se você visitou ou não a página para ver a alteração. É mais ou menos como e-mails lidos/não lidos em uma caixa de entrada de email. A exibição de “Mudanças recentes” também tem destaques em negrito, mas por um motivo diferente. Nela, eles apenas indicam edições em páginas que estão em sua lista de páginas vigiadas.

Pode combinar diferentes tipos de filtros para exibir os resultados pretendidos.

Notificações por e-mail

De acordo com as preferências relevantes, mudanças em páginas que você está vigiando podem ser também notificadas a você por e-mail. A preferência principal para isso é "Notifique-me por e-mail quando uma página ou um arquivo vigiado for alterado".

Após receber uma notificação por e-mail de alteração de uma página, você tem que visitá-la estando logado, se desejar ser notificado de alterações posteriores nesta mesma página.

Feed da lista de observação com token

Você pode configurar um feed RSS ou Atom de sua lista de páginas vigiadas que pode ser acessado mesmo quando desconectado:

Ver também