Help:Editor Visual/Perguntas Frequentes

This page is a translated version of the page Help:VisualEditor/FAQ and the translation is 27% complete.
Outdated translations are marked like this.
PD Nota: Ao editar esta página, você concorda em publicar a sua contribuição no âmbito da licença CC0. Veja as páginas de ajuda do domínio público para mais informações. PD

Geral

O que é o Editor Visual?
O Editor Visual é uma iniciativa de desenvolvimento de software iniciada pela Wikimedia Foundation que permitirá a edição de páginas no MediaWiki sem necessidade de aprender a síntaxe wikitexto. Com o Editor Visual, formatar as páginas funcionará de maneira semelhante a um processador de texto. Enquanto estiver editando, o texto exibirá um aspecto semelhante ao que terá quando for salvo.
VisualEditor is a software development initiative by the Wikimedia Foundation that will allow people to edit pages in MediaWiki without needing to learn wikitext syntax.

With VisualEditor, formatting pages will work very similarly to a word processor. While editing, the page will look very similar to what the page will look like after it is saved.

Por que esta mudança está sendo feita?
A maior barreira para alguém fazer a sua primeira edição, e por isso, a maior barreira para iniciar o caminho que poderá levar esse alguém a se tornar um membro produtivo e experiente da comunidade, são os códigos wiki complexos usados pela janela de edição antiga. Para aumentar o número de primeiras tentativas de edição bem sucedidas, precisamos de um sistema de edição melhor.
The complex wiki markup syntax used by the old editing window is the biggest barrier to making the first edit, and therefore the biggest barrier to beginning the path that could lead to someone's becoming a productive, experienced member of the editing community.

To increase the number of successful first attempts at editing, we need a better editing system. Please read our longer explanation for more details.

Aonde devo ir para aprender mais sobre como usar o Editor Visual?
Por favor acesse o guia de uso do Editor Visual.
Please see the VisualEditor User guide.
Quando o Editor Visual será ativado na minha wiki?
O estado atual para futuros lançamentos é publicado em mw:VisualEditor/Rollouts. Mais da metade das Wikipédias receberam o Editor Visual como uma opção para todos durante 2013.
The current schedule for future rollouts is posted at VisualEditor/Rollouts.

More than half of Wikipedias received VisualEditor as an option for all users during 2013. O Editor Visual está disponível como um Recurso Beta opcional para quase todos os usuários registrados nos projetos da Wikimedia Foundation, menos o Wikcionário e o Wikisource.

Por que estão instalando o software sendo que ele ainda não está completo?
O software possui recursos que precisam ser adicionados e problemas a serem resolvidos. Em última análise, o melhor jeito de detectar bugs e identificar recursos em falta é ter o maior número possível de pessoas usando e testando o software. Embora saibamos que todos os bugs serão prejudiciais a curto prazo, eles serão corrigidos e essa instalação é o que permite-nos identificá-los como coisas que precisam ser corrigidas.
The software has features to be added and issues to be resolved.

Ultimately, the best way to detect bugs and identify missing features is to have as many people as possible using the software and playing with it. While we know that bugs are disruptive in the short term, they will be fixed, and the current use is what lets us identify things that need fixing.

Encontrei um problema com o Editor Visual. Como posso avisar para que o resolvam?
Se estiver com disposição e for capaz, por favor descreva o problema no Phabricator no [$phab produto "VisualEditor"] (em inglês). As maiores Wikipédias também têm uma página dedicada a comentários sobre o Editor Visual; veja a lista no Wikidata. Há também uma página central de comentários no mediawiki.org.
If you're willing and able, please report the issue in Phabricator in the "VisualEditor" product.

Most large Wikipedias also have a wiki page dedicated to feedback about VisualEditor; see the list on Wikidata. There is also a central feedback page on mediawiki.org.

Como desativo o Editor Visual?
Para continuar editando o wikitexto diretamente, simplesmente clique no botão "Editar código-fonte" em vez do botão "Editar". No link para editar uma seção, é possível abrir o editor de código-fonte para aquela seção clicando em "editar código-fonte" em vez do link "editar" usual. Em wikis onde o Editor Visual ainda é uma funcionalidade em período de testes, você pode simplesmente desmarcar sua caixa na aba Beta em suas Preferências; em outras wikis, pode marcar a caixa "Desabilitar temporariamente o Editor Visual enquanto ainda está em beta" na aba Editando em vez disso.
Um recurso está em falta no Editor Visual. Como posso pedir para que o adicionem?
Alguns recursos estão atualmente sendo desenvolvidos ou planejados. O Roteiro, as páginas de objetivos da equipe de Engenharia da Wikimedia para 2015 e 2016, e o [$phabboard painel no Phabricator] também fornecem algumas informações adicionais. Se não encontrar nenhuma referência ao recurso que gostaria de sugerir, por favor apresente-a usando o mesmo processo usado para avisar sobre um problema.
Some features are currently being developed or planned.

The Roadmap, the Wikimedia Engineering goals pages for 2015–2016 and the Phabricator workboard provide some additional information as well. If you can't find any reference to the new feature you'd like to suggest, please submit it using the same process used to report an issue.

Ainda será possível editar usando o wikitexto quando o Editor Visual se tornar a interface de edição primária?
Sim. Embora o Editor Visual seja oferecido a todos por padrão, um método para editar o texto “fonte” subjacente continuará a existir. Não há planos para remover a edição de código-fonte.
Posso utilizar formatação familiar como [[ ]] e {{ }} no Editor Visual?
Não. Atualmente, aqueles atalhos abrirão a ferramenta de ligação e de predefinição, respectivamente. Caso usar wikitexto no artigo, uma mensagem de aviso aparecerá. Veja o Guia do usuário do Editor Visual para mais informações sobre como usar o Editor Visual.
Por que é que o meu navegador não é suportado?
A construção de uma interface moderna de edição para a Wikipédia e suas wikis irmãs é um desafio a nível técnico, mas é possível utilizando padrões e tecnologias da web modernos. Infelizmente, alguns navegadores não suportam muitos dos recursos que precisamos para o Editor Visual. Nós estamos fazendo nosso melhor para suportar os navegadores mais comuns: o Editor Visual funciona bem com as versões recentes dos navegadores mais populares: Firefox 15, Iceweasel 10, Safari 7, Opera 15 e Microsoft Internet Explorer 10 e superior; Edge 12 e superior. Em alguns navegadores, como o Internet Explorer 9, uma mensagem de aviso ainda será exibida, mas os usuários não devem ter problemas de edição. Tentar contornar as limitações dos navegadores antigos desviaria recursos das melhorias que beneficiariam a maioria dos usuários. Nós encorajamos você a atualizar seu navegador para uma versão suportada, e se isto não for possível, a continuar a utilizar o editor de código-fonte. (Veja matriz de navegador de destino para detalhes específicos.)
Building a modern editing interface for Wikipedia and its sister wiki is a technical challenge, but it's possible using modern web technologies and standards.

Unfortunately, some browsers don't support many of the features we need for VisualEditor. We're doing our best to support the most common browsers: VisualEditor works well with recent versions of the most popular web browsers: Firefox 15 and up; Iceweasel 10 and up; Safari 7 and up; Chrome 19 and up; Opera 15 and up; Microsoft Internet Explorer 10 and up; Edge 12 and up. In some browsers, such as Internet Explorer 9, a warning message will still show up, but users shouldn't experience any major problems editing. Trying to work around the limitations of older browsers would divert resources from improvements that would benefit the majority of users. We encourage you to upgrade to a supported browser and, if you can't, to continue to edit using the source wikitext editor. (See target browser matrix for specific details.)

O Editor Visual funciona com o ProofreadPage do Wikisource, predefinições do Wikcionário, ou outras funcionalidades que a Wikipédia não tem?
O Editor Visual é flexível o bastante para se adaptar a todos os sites da Wikimedia. No entanto, o grande número de predefinições do Wikcionário necessitarão de um trabalho significante de membros da comunidade para fornecer TemplateData aos usuários, e a ferramenta ProofreadPage do Wikisource também necessitará um trabalho adicional para se integrar bem ao Editor Visual.
Posso instalar o Editor Visual na minha wiki pessoal fora da Wikimedia?
Sim, à sua conta e risco. As extensões Editor Visual e Parsoid estão disponíveis para download mas ainda são experimentais; note que o Parsoid requer o nodeJS. Se as instalar e usar, por favor diga-nos o que funcionou e o que não funcionou [$phab no Phabricator].
O Editor Visual faz correções automáticas nas páginas?
Na maioria dos casos, o Editor Visual não fará modificações na formatação de linhas que não estão sendo diretamente editadas. Em casos em que a linguagem de marcação é tratada incorretamente (por exemplo, tabelas que não são fechadas), poderá tentar corrigir estes casos.
Will the visual editor be enabled on talk pages?
​No. This question comes up quite often.
  • The visual editor is designed to edit content, plain pages of text.

[1]

    • Talk pages aren't content. Many of the tools and design patterns that make VE nice to use to edit content make it poor to use for discussions.
    • To make it usable for discussions, we would have to remove or break many of those patterns in VE. We have spent a lot of time researching with users what works best there.
  • VE can't deal with structured discussions and plain-text discussions are not structured discussions.
    • Discussions like they are on traditional talk pages are not structured discussions from a technical perspective, despite the fact there is a certain number of colons or bullet points added to each answer to provide a pseudo-structure. With the current design of classical discussions, a piece of software can't know who has replied to whom – only humans can. There is no real connection between posts (which post is the parent/child of which), which is the definition of a structured discussion.
    • At the moment Flow deals with structured discussions. In Flow, each post is independent with a unique ID, linked to other posts and to a Topic (also with a unique ID), with a specific history, and all posts can be targeted precisely. It would be possible in the future to have conversations at multiple places, to move topics or replies, and to create sub-discussions with Flow. Classical talk pages, using VE or not, do not allow that.
Minha dúvida não está aqui. Onde perguntar?
Você pode perguntar na página de comentários do Editor Visual em sua wiki (veja a lista no Wikidata) ou na página de comentários central no mediawiki.org.

Recursos da comunidade

Onde posso ler mais sobre o que as comunidades podem fazer para adaptar o editor visual aos seus sites?
You can find a sort of "checklist" here on mediawiki.org.
Onde posso encontrar pessoas experientes neste tipo de esforço?
Há uma lista de nomes na Força Tarefa da Comunidade.

Referências

  1. Based on James Forrester's message on wikimedia-l mailing-list, June 2016