Help:Subpáginas

This page is a translated version of the page Help:Subpages and the translation is 40% complete.
Outdated translations are marked like this.
PD Nota: Ao editar esta página, você concorda em publicar a sua contribuição no âmbito da licença CC0. Veja as páginas de ajuda do domínio público para mais informações. PD

Subpáginas introduzem alguma organização hierárquica em páginas wiki, com os níveis da hierarquia separados por barras (/).

Onde funciona

Por padrão, o recurso de subpágina do MediaWiki está desligado no namespace principal, mas pode ser usado em páginas de discussão e em páginas de usuário. Consulte Help:Espaços nominais para descrição dos namespaces e $wgNamespacesWithSubpages para aprender como modificar esse comportamento padrão. Em namespaces onde o recurso está desligado, quaisquer barras (/) dentro de um nome de página são simplesmente parte do nome da página e não fazem nada especial.

Quando subpáginas são habilitadas em um espaço nominal, uma barra no título de uma página sempre faz com que a página seja uma sub-página. Se isso não for desejado, você pode #ignorar subpáginas usando caracteres alternativos.

Como funciona

Barras (/) dentro de um nome de página quebra a página em página raiz e sub-páginas, de forma recursiva, por exemplo,:

Page relationships
Help:Subpages /sub /sub/subi /sub/sub1/sub /sub/sub1/sub/sub
CURRENT PAGE child grandchild great grandchild great great grandchild
parent CURRENT PAGE child 1 grandchild great grandchild
child 2 grandchild great grandchild
grandparent parent CURRENT PAGE child grandchild
great grandparent grandparent parent CURRENT PAGE child
great great grandparent great grandparent grand-parent parent CURRENT PAGE

Você pode ligar diretamente para a subpágina de qualquer página usando a notação de colchetes duplos normal, fornecendo o nome completo - incluindo a barra(s) e o(s) nome(s) individual(is) da subpágina. Você também pode vincular a partir de uma página para uma das "suas próprias" subpáginas usando certos atalhos, que são cobertas pelos Special:MyLanguage/Help:Links#Internal.

Existem palavras mágicas dividir o nome de uma subpágina, tais como {{BASEPAGENAME}} e {{SUBPAGENAME}}, e a parser function {{#titleparts:}} para um controle mais preciso.

Note que a parte de nomes de página depois de uma barra diferencia maiúsculas de minúsculas, incluindo a primeira letra.

Os links breadcrumb aparecerá automaticamente no topo da subpágina, com links para cada página-raiz que existe. Esses links não aparecem, no entanto, se as páginas-raiz ainda não foram criadas ou se o recurso subpágina está desligado.

Como esses links de navegação automática não estão no conteúdo da página, eles não colocam páginas-raiz nas seções Afluentes e Alterações relacionadas.

Se você mover (renomear) uma página pai, será exibida uma lista das subpáginas e usuários com o direito do usuário move-subpages terá a opção de mover automaticamente as subpáginas (até 100).

Uso de subpáginas

Existem vários usos para o recurso de subpáginas. Alguns dos usos típicos de subpáginas são:

  • criar arquivos das discussões antigas em uma página de discussão,
  • criar espaços de edição de anotações em uma página de usuário,
  • criar outras versões linguísticas de um documento em wikis multilíngues.
  • para criar subpáginas de uma predefinição para sua documentação, para sua sandbox de código, para seus casos de teste e para qualquer código de submodelo

Subpáginas são úteis para organizar informações de forma hierárquica. Por outro lado, subpáginas tendem a ter um nome longo que é difícil de lembrar, por isso pode ser mais amigável utilizá-los o mínimo possível. Você também pode organizar as páginas com o recurso de categorias, que é mais adequado para a criação de uma rede hierarquizada de informações. On the other hand, subpages tend to have a long name that is hard to remember, so it may be more user-friendly to use them as little as possible. You can also organize pages with the category feature, which is more suitable for creating a hierarchical network of information.

Exibindo subpáginas

Subpáginas podem ser listadas muito claramente ao transcluir a página especial Special:PrefixIndex, desta maneira:

{{Special:PrefixIndex/Help:Subpages/}}

que produz o seguinte resultado:

Uma vez que a palavra mágica {{FULLPAGENAME}} gera a página atual, a marcação wiki geral para mostrar todas as subpáginas da página atual é {{Special:PrefixIndex/{{FULLPAGENAME}}/}}. Você pode passar parâmetros para isso, por exemplo {{Special:PrefixIndex/{{FULLPAGENAME}}/ |hideredirects=1 |stripprefix=1}}

A extensões de subpáginas, assim como a extensão Extension:SubPageList , permitem a você personalizar a exibição de subpáginas.

Ignorar subpáginas usando caracteres alternativos

Como conseqüência da barra sendo um caractere reservado quando subpáginas são habilitadas, um caractere alternativo pode ser necessário. barras invertidas ($backslash) são tratados como caracteres normais em de subpágina nomenclatura e pode ser utilizada em lugar de barras. Além disso, como um hack bruto, um caractere semelhante à barra pode ser usado em vez disso, como o "big solidus" ($u1), que resulta em Foo⧸bar (cf. uma barra real: Foo/bar), ou a solidus ($u2), que resulta em Foo⁄bar. Três possíveis desvantagens técnicas (para além da diferença visual de uma barra real), surgem deste hack: Back slashes (\) are treated as normal characters in subpage naming and can be used in place of forward slashes. Additionally, as a crude hack, a character similar to the forward slash can be used instead, such as the "big solidus" (U+29F8), which results in Foo⧸bar (cf. a real slash: Foo/bar), or the solidus (U+2044), which results in Foo⁄bar. Three possible technical disadvantages (apart from the visual difference from a real slash) arise from this hack:

  1. Pessoas sem as fontes necessárias não serão capazes de visualizar o caractere corretamente;
  2. Redirecionamentos a partir do título com uma barra devem ser criados, para que a lincagem e a busca funcionem corretamente.
  3. As versões assunto e discussão de uma página (e suas subpáginas correspondentes, por exemplo, arquivos de discussão) precisam usar o hack, de modo que mover uma página levaria todas as páginas conectadas ao novo título (se essa configuração for selecionada durante a movimentação). Por exemplo, as subpáginas são desativadas no espaço nominal principal da Wikipédia, então, embora a página de discussão não funcione a menos que o caractere solidus seja usado para evitar que sejam marcadas como subpáginas, a página correspondente no espaço nominal principal pode acidentalmente manter uma barra real. For example, subpages are disabled in the main namespace in Wikipedia, so while the talk page won't work unless the solidus character is used to prevent having them marked as subpages, the corresponding page in the main namespace could accidentally keep an actual slash. O risco é que a semelhança visual faça com que isso passe despercebido aos editores humanos.

Ver também