Last modified on 7 June 2014, at 12:44

Help:Redirects/pt

This page is a translated version of the page Help:Redirects and the translation is 80% complete.

Other languages:
català • ‎Deutsch • ‎English • ‎British English • ‎español • ‎français • ‎עברית • ‎Bahasa Indonesia • ‎italiano • ‎日本語 • ‎한국어 • ‎polski • ‎português • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎slovenčina • ‎українська • ‎中文
PD Note: When you edit this page, you agree to release your contribution under the CC0. See Public Domain Help Pages for more info.
PD

Os redireccionamentos são usados para reencaminhar utilizadores de uma página para outra. Podem ser úteis quando uma página em particular tem vários nomes alternativos, pontuação opcional, ou diferentes formas de soletrar e usar maiúsculas. Cria-se uma página para o conteúdo com o nome mais comum e, depois, páginas para cada um dos nomes alternativos, que redireccionam os utilizadores para a primeira página criada.

Criar um redirecionamento

Pode criar uma página nova com o nome a partir de onde pretende fazer o redireccionamento. Pode também usar uma página existente cujo conteúdo pretenda desactivar; neste caso, use o separador «editar» no topo da página, para editá-la. Em ambos os casos, deve inserir o seguinte código logo no início da caixa de edição:

#REDIRECT [[nome da página]]

substituindo página de destino pelo nome da página de destino do redireccionamento. A palavra «redirect» pode estar em maiúsculas ou minúsculas, mas não pode existir nenhum espaço antes do símbolo de cardinal (#). Qualquer texto colocado antes deste código desactiva-o e impede o redireccionamento. Qualquer texto ou código colocado após este código é ignorado (e deve ser removido se encontrado numa página), excepto um elemento de categorização da página.

Deve usar o botão «Antever resultado» abaixo da caixa de edição para verificar que inseriu o nome correcto da página de destino. Se a página de destino não existir, aparece a vermelho. Até existir uma página de destino válida, não deve gravar o redireccionamento.

1. REDIRECT  nome da página

If the pagename as you typed it is not a valid page, it will show in red. Until there is a valid destination page, you should not make the redirect.

Ver um redireccionamento

Após redireccionar uma página, deixa de conseguir aceder directamente a essa página usando o nome da mesma ou qualquer link que também use o mesmo nome, porque será imediatamente redireccionado para a página de destino. As páginas de redireccionamento também não aparecem nos resultados das pesquisas, o que impede aceder-lhes dessa forma.

No entanto, após ter sido redireccionado, perto do topo da página de destino aparece uma notificação de que o utilizador foi reencaminhado, com um link para a página de origem do redireccionamento. Clique este link para aceder à página de redireccionamento, onde encontrará um símbolo com uma seta grande e o link para a página de destino.

Eliminar um redireccionamento

Em geral, não há necessidade de eliminar redireccionamentos. Não ocupam um espaço significativo na base de dados. Se uma página é vagamente útil, não há mal (e há algum benefício) em deixá-la estar como um redireccionamento para a página mais relevante.

Se necessita mesmo de eliminar um redireccionamento (por exemplo, quando o nome da página é ofensivo, ou pretende desencorajar os utilizadores de se referirem a um conceito usando esse nome), então aceda simplesmente à página como descrito acima e siga o procedimento para eliminar uma página.

Redireccionamentos duplos

Um redireccionamento duplo é uma página de redireccionamento que reencaminha o utilizador para outra página que, por sua vez, também é um redireccionamento. Em vez de reeencaminhar o utilizador uma segunda vez, para a página de destino do segundo redireccionamento, a wiki mostra simplesmente a segunda página de redireccionamento e não reencaminha. Esta restrição é propositada, em parte para evitar ciclos infinitos de redireccionamento e em parte para manter as coisas simples.

No entanto, pode identificar os redireccionamentos duplos e eliminá-los, tornando-os num redireccionamento simples directamente para a segunda página de destino. Esta situação é mais frequente após uma movimentação de página significativa. Use a funcionalidade «Páginas afluentes» disponível na caixa «Ferramentas» da barra lateral para identificar redireccionamentos duplos para uma página, ou consulte a página especial Redirecionamentos duplos para conhecer todos os redireccionamentos duplos existentes na wiki.

There is an option, Manual:$wgFixDoubleRedirects, to automatically fix double redirects with a job queue. However, it tends to aggravate page move vandalism, so it is disabled by default. The __STATICREDIRECT__ magic word can be used to skip the double-redirect fix on a particular page.

Redireccionamentos para o espaco nominal «Category:»

Para evitar que um redireccionamento para uma página de categoria seja listado nessa categoria, preceda a palavra «Category» com dois pontos, assim:

#REDIRECT [[:Category:Glossary]]

Suppressing a redirect

Users with the suppressredirect right may move a page without creating a redirect. By default this right is assigned to sysops and bots.

Ver também