Help:Espaços nominais

This page is a translated version of the page Help:Namespaces and the translation is 90% complete.
Outdated translations are marked like this.
PD Nota: Ao editar esta página, você concorda em publicar a sua contribuição no âmbito da licença CC0. Veja as páginas de ajuda do domínio público para mais informações. PD

As páginas numa MediaWiki são agrupadas em coleções denominadas “espaços nominais” que diferenciam o objetivo das páginas em um nível alto. As páginas em determinados espaço nominais também podem ter propriedades especiais ou comportarem-se de maneira diferente quando interagem com outras páginas.

Os espaços nominais são indicados no títulos das páginas colocando o prefixo <nome do espaço nominal>: no nome da página. Portanto, no título desta página (Help:Namespaces/pt-br), o prefixo Help: indica que ela pertence ao espaço nominal Help. Cada espaço nominal é identificado por um número e um nome, que podem ser traduzidos e também podem ter nomes alternativos.

Uma página cujo nome não é prefixado por um espaço nominal reside no espaço principal. Note, no entanto, que os dois pontos e prefixos também podem aparecer nos títulos das páginas sem indicar um espaço nominal: a página Foo:Namespaces/pt-br é uma página localizada no espaço principal porque o espaço “Foo” não existe. Da mesma forma, a página Help:Foo:Namespaces/pt-br está no espaço “Help”.

Espaços nominais predefinidos

A instalação padrão do MediaWiki tem dezesseis espaços nominais que podem conter conteúdo gerado pelo usuário, há também dois especiais que contêm páginas criadas “em tempo real” pelo software MediaWiki. Os espaços predefinidos são organizados em pares, com cada par contendo um “espaço de assunto” e um “espaço de discussão”. Os espaços nominais são numerados do zero de tal forma que todos os de assunto tenham índices pares e todos os de discussão tenham índices ímpares.

Mídia

Este espaço nominal é usado para vinculação direta a arquivos de mídia: a ligação [[Media:MediaWiki-2020-logo.svg]] vincula-se apenas à imagem em vez da página de descrição da imagem, que seria [[:File:MediaWiki-2020-logo.svg]].

Especial

Este espaço nominal é usado para agrupar páginas especiais, relatórios e interfaces geradas pelo MediaWiki só quando são visitadas, e que não são diretamente editáveis. Não é possível criar páginas neste espaço nominal, exceto se estiver a alterar ou expandir o próprio software MediaWiki.

(Principal)

O espaço nominal que não tem prefixo separado por dois pontos. Comumente chamado de “espaço principal”. Esse espaço tipicamente contém a maior parte das páginas de conteúdo em uma wiki. Esse espaço geralmente não tem propriedades especiais.

Discussão

O espaço nominal “Talk” agrupa as páginas de discussão associadas às páginas do espaço principal. Não tem propriedades especiais.

Usuário

Cada usuário tem uma página própria no espaço nominal “User”, para a qual podem existir ligações nos históricos de edições, nas páginas vigiadas, nas mudanças recentes, etc., sempre que um usuário individual é mencionado.

Esta página e suas subpáginas podem ser usadas por usuários para armazenar informações sobre si próprios ou para testar e experimentar novos conteúdos. Páginas da forma {{$1|UserName}} ou {{$2|UserName}} só podem ser editadas pelo próprio usuário ou por administradores da interface (ou administradores, antes da MediaWiki 1.32). Pages of the form User:UserName/Foo.js or User:UserName/Foo.css can only be edited by the user themselves or by interface administrators (or administrators before MediaWiki 1.32).

Usuário Discussão

Esse espaço nominal é o espaço de discussão associado com o espaço “User”. Páginas nesse espaço são geralmente usadas para deixar mensagens a usuários em particular ou informá-los de discussões que podem ser de seu interesse. Para facilitar esse processo, quando uma página $2:Fulano for editada, sempre que Fulano carregá-la, um aviso será exibido acima dela, informando-o da edição: Pages in this namespace are mainly used to leave messages for particular users or inform them of discussions that may be of interest to them. To facilitate this, when a page User talk:UserName is edited, whenever the user UserName loads a page, a notice is displayed at the top of the page informing them of the edit:

Este aviso continua visível até que o usuário carregue sua página de discussão para ler a mensagem.

  Dica para administradores da wiki: As extensões, tal como Echo , podem substituir este comportamento.

Projeto

Esse espaço nominal é normalmente utilizado para meta-discussões relacionadas com o funcionamento e desenvolvimento da wiki. Ele redireciona automaticamente o usuário para um espaço nominal rotulado após o nome da wiki, por exemplo: [[Project:Licenses]] → [[Wikipedia:Licenses]].

Projeto Discussão

Esse é um espaço nominal de discussão normalmente utilizado para discussões relacionadas com as páginas do projeto associado. Não tem propriedades especiais.

Arquivo

 

O espaço nominal “File” é usado para armazenar metadados para imagens, vídeos, arquivos de som e outras mídias acessadas ​via espaço nominal “Media”. Cada arquivo tem uma página correspondente no espaço nominal “File”, que muitas vezes é usado para armazenar dados de licenciamento. Vincular diretamente a uma página neste espaço nominal inclui o arquivo de mídia embutido na página: [[File:MediaWiki-2020-logo.svg|right]] produz a imagem à direita. Veja Help:Imagens para mais detalhes sobre a sintaxe de ligação.

Para criar uma ligação interna para a página do arquivo, você precisa adicionar dois pontos à frente do espaço nominal: [[:File:MediaWiki-2020-logo.svg|right]] produz File:MediaWiki-2020-logo.svg. A instalação padrão do MediaWiki inclui o nome alternativo “Imagem” para o espaço nominal “File” – Veja os nomes alternativos.

Para vincular arquivos de mídia diretamente, ignorando a página de descrição, consulte o espaço nominal “Media”.

Arquivo discussão

Esse é um espaço nominal de discussão normalmente utilizado para discussões relacionadas com os arquivos de mídia associados. Não tem propriedades especiais.

MediaWiki

O espaço nominal “MediaWiki” é usado para agrupar mensagens de sistema e outros conteúdos importantes. Por exemplo, a página MediaWiki:Edit (ou MediaWiki:Vector-view-edit no skin padrão “Vector”) contém o texto que preenche a guia “Editar” no topo de cada página. Se essa página existir, ela substituirá o conteúdo padrão, que é “Edit”. Da mesma forma, MediaWiki:Common.css é a mensagem de sistema que contém o código CSS que é carregado para todos os usuários de cada página. Ele tem a propriedade especial de que todo o espaço nominal só pode ser editado por usuários com o direito de usuário (editinterface). Desde o MediaWiki 1.32, as páginas JavaScript e CSS também precisam de editinterface e (respectivamente) editsitejs ou editsitecss de direitos para editar.

MediaWiki Discussão

Este é um namespace discussão que é normalmente utilizado para discussões relacionadas com as mensagens de sistema associadas. Não tem propriedades especiais.

Predefinição

O espaço nominal «Template» agrupa as predefinições, que são blocos de texto ou de código wiki criados para serem transcluídos para dentro de outras páginas. Para facilitar o processo de transclusão, este espaço nominal é sempre assumido por omissão nas transclusões; por exemplo, {{Foo}} é equivalente a {{Template:Foo}}.

Predefinição Discussão

Este é um namespace discussão que é normalmente utilizado para discussões relacionadas com as páginas de predefinições associadas. Não tem propriedades especiais.

Ajuda

O espaço nominal «Help» agrupa as páginas de ajuda, de instruções ou de guias ilustrativos, da wiki. Não tem propriedades especiais. Veja Conteúdo de espaço nominal de ajuda.

Ajuda Discussão

Este é um namespace discussão que é normalmente utilizado para discussões relacionadas com as páginas de ajuda associadas. Não tem propriedades especiais.

Categoria

O espaço nominal «Category» agrupa as categorias, que são listas dinâmicas de outras páginas. Para facilitar isso, vincular diretamente a uma página de categoria não gera um link embutido, mas, em vez disso, inclui a página na página de categoria associada. Portanto, o código [[Category:Help]] faz com que um link de categoria apareça no final da página (no final, na caixa marcada como “Categoria”). Clicar nesse link leva você para a página da categoria, onde esta página está visível na lista de categorias.

Para criar um link embutido para uma página de categoria, você precisa adicionar dois pontos à frente do espaço nominal: [[:Category:Help]] produz Category:Help. Consulte Help:Categorias para obter mais detalhes sobre a sintaxe do link de categoria.

Categoria Discussão

Este é um namespace discussão que é normalmente utilizado para discussões relacionadas com as páginas de categorias associadas. Não tem propriedades especiais.

Localização (tradução)

Os nomes e os nomes alternativos do espaço para nome podem ser traduzidos pelos desenvolvedores. Para pedir a tradução dos nomes dos espaços nominais, crie uma tarefa de internacionalização do MediaWiki no Phabricator . Na descrição da tarefa, deve fornecer traduções de todos os espaços nominais na tabela à direita, assim como quaisquer espaços nominais adicionais da sua wiki (como «Módulo» ou «Gadget», por exemplo).


Se o idioma do site for chinês, os nomes de namespace serão traduzidos apenas quando o conteúdo for convertido e não houver __NOTITLECONVERT__ ou __NOTC__ magic word na pagina.

Renomeando espaços nominais

Número Nome canônico Nome localizado
-2 Media Mídia
-1 Special Especial
0 (Main)
1 Talk Discussão
2 User Usuário
3 User talk Usuário Discussão
4 Project Projeto
5 Project talk Projeto discussão
6 File Arquivo
7 File talk Arquivo discussão
8 MediaWiki MediaWiki
9 MediaWiki talk MediaWiki Discussão
10 Template Predefinição
11 Template talk Predefinição Discussão
12 Help Ajuda
13 Help talk Ajuda Discussão
14 Category Categoria
15 Category talk Categoria Discussão

Os nomes de espaços nominais podem ser traduzidos para outros idiomas além do inglês e os espaços nominais individuais podem ser renomeados, conforme definido pelos administradores do sistema wiki (usando Namespace manager). Estes nomes são conhecidos como nomes de espaços nominais 'localizados'. Entretanto, todos os espaços nominais têm um 'nome canônico', o nome original em inglês que funcionará em qualquer instalação do MediaWiki. Assim, o link para Usuário:Foo sempre localizará a página do usuário para o usuário foo, esteja a wiki em francês (onde o nome localizado seria Utilisateur:Foo), russo (Участник:Foo), ou hindi (सदस्य:Foo).

Os nomes de namespace canônicos são dados na tabela à direita, juntamente com seus nomes localizados neste wiki.

Nomes alternativos dos espaços nominais

Em algumas wikis também existem apelidos de namespace: nomes alternativos que também são resolvidos para nomes localizados. Por exemplo, uma wiki pode definir "T" como um apelido para Template, de tal forma que digitar T:Foo é equivalente a Template:Foo, poupando alguns caracteres e segundos. Um exemplo atual seria na Wikipédia em inglês, onde "WP" é um alias para o namespace Project, que é o namespace "Wikipedia". For instance, a wiki might define "T" as an alias for Template, such that typing T:Foo is equivalent to Template:Foo, saving a few characters and seconds. An actual example would be on the English Wikipedia, where "WP" is an alias for Project, which is the namespace "Wikipedia".

Por padrão, "Image" é um nome alternativo para File, portanto [[Image:MediaWiki-2020-logo.svg]] é equivalente a [[File:MediaWiki-2020-logo.svg]].

Espaços nominais personalizados

Consulte Manual:Using custom namespaces para mais informações.

O conteúdo de algumas wikis pode ser organizado de formas que não se encaixam no conjunto padrão de espaços nominais. Nestes casos, é possível definir espaços nominais adicionais que têm o mesmo comportamento dos normais e, geralmente, têm um número de índice superior a 100. Em geral estes espaços adicionais não possuem propriedades especiais.

Identificação dos espaços nominais

Há uma série de maneiras pelas quais o namespace de uma determinada página pode ser identificado:

Palavras mágicas

A palavra mágica {{NAMESPACE}} retorna o valor do espaço nominal em que a página está.

Para se referir a outro espaço nominal, use {{ns:<nome>}} (p.e. {{ns:Project}}), ou {{SUBJECTSPACE}} / {{TALKSPACE}} para se referir ao espaço nominal associado ao atual.

JavaScript

A variável JavaScript wgCanonicalNamespace contém o nome completo do espaço nominal e a variável wgNamespaceNumber o número de índice. The variable wgNamespaceNumber contains the numerical index of the namespace.

CSS

A tag ‎<body> do HTML da página tem duas classes CSS que variam de acordo com o espaço nominal: a classe ns-#, onde o símbolo # é o número de índice do espaço nominal, e ns-XXX, onde XXX tem os valores «subject» para todos os espaços nominais de conteúdo , «special» para páginas no espaço nominal «Special» e «talk» para os espaços nominais de discussão . Portanto, é possível usar código CSS como o seguinte, para alterar o aspecto de um objeto com base no espaço nominal:

.ns-subject a {   /* Todos os links verdes em páginas de conteúdo, */
    color: #0f0;
}
.ns-talk a {      /* Links nas páginas de discussão em azul. */
    color: #00f;
}
.ns-3 a {         /* e links nas páginas de discussão do usuário em vermelho. */
    color: #f00;
}

Pode obter uma lista completa dos nomes de todos os espaços nominais de uma instalação do MediaWiki, a partir do separador "Avançado" da página de resultados de uma pesquisa, ou em qualquer página de "mudanças recentes", como as de contribuições ou das páginas vigiadas, na caixa das opções, numa lista descendente. Para obter as propriedades de sistema de cada espaço nominal, use a API do MediaWiki:

API


Ver também